Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.

//O Empreendedorismo de Israel Kirzner

Capa do livro - O Empreendedorismo de Israel Kirzner
O empreendedor é o motor da sociedade. Mas por que a ciência econômica se ocupa pouco ou nada dele? Qual é a natureza da atividade empreendedora? Qual função desenvolve? O que cria? Quais suas consequências? O empreendedor quebra o equilíbrio ou ajuda a criá-lo? Qual é o produto do empreendedor? O empreendedor descobre oportunidades de lucro que já existem ou ele as cria por meio da coordenação dos planos individuais dos outros agentes econômicos, enfrentando uma incerteza radical? Quem é o empreendedor político? O que faz? Qual é a diferença entre empreendedor, empresário e capitalista? Neste livro se responderá a estas e outras interrogações através da teoria econômica da Escola Austríaca entrando no debate interno entre rothbardianos e krznerianos. O economista inglês virou ponto de referimento fundamental sobre a teoria econômica do empreendedorismo, suas teorias são a maior contraposição as de Shumpeter. Ele mostra como o empreendedor “descobre e explora oportunidades de lucro ainda não descobertas”, assim fazendo, coordena os diferentes planos individuais, ou seja: o empreendedor satisfaz demandas latentes, conectando lugares e pessoas.

Adriano Gianturco G.

Adriano Gianturco G. é professor de Ciência Política do IBMEC-MG, doutor em Teoria Política e Econômica pela Universidade de Genova, mestre em Ciência Política pela Universidade de Turim

Baixe nosso conteúdo em PDF

Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim.