Em parceria com o Instituto Mises Brasil, o Students For Liberty Brasil (SFLB) lançou o Concurso de Artigos da LibertyCon 2026, com o objetivo de incentivar a produção intelectual dos coordenadores do SFLB.
O tema do concurso foi “Por que viver ficou mais caro? O custo econômico, institucional e social das decisões políticas”. O concurso buscou artigos para explicar por que decisões políticas, institucionais e econômicas tornaram a vida cotidiana mais cara — e quais são as consequências disso para a liberdade, a prosperidade e a autonomia individual.
Os três melhores artigos serão publicados aqui no site do Instituto Mises Brasil e os autores receberão acesso gratuito por um ano ao curso online “Economia para Não Economistas”, do professor Adriano Paranaiba. Além disso, os autores receberão os seguintes prêmios do SFLB: 1º lugar, passagem aérea para São Paulo para a LibertyCon e hospedagem entre 16 e 18 de maio de 2026 em São Paulo (2 diárias); 2º e 3º lugar: hospedagem.
No total, recebemos 11 artigos para avaliação, todos eles muito bem escritos. Durante o processo de avaliação, as leituras foram reveladoras sobre como o público mais jovem, formado por coordenadores do SFLB, percebe o fenômeno inflacionário e o inegável aumento do custo de vida vivenciado pelos brasileiros nos últimos anos. Os artigos também oferecem uma perspectiva fundamentada em locais e áreas dos autores, o que enriquece a análise e aproxima o leitor da realidade brasileiras em suas diferentes regiões.
Gostaríamos de parabenizar todos os autores e agradecer ao SFLB por nos dar a oportunidade de compartilhar a visão de seus coordenadores sobre inflação com os leitores do nosso site. Abaixo, listamos os artigos vencedores e os links para acessá-los:
- 1º lugar: Por que está cada vez mais caro viver no Brasil?, por Thiago Freitas.
- 2º lugar: O preço da canetada: como as decisões políticas confiscaram o futuro do brasileiro, por Lucas Seckler.
- 3º lugar: A arquitetura da escassez: o custo invisível das decisões políticas no Brasil, por Davi Souza.
Trazemos também outros dois artigos que se destacaram no concurso:
- Por que viver ficou mais caro?, por Alexandre Russo.
- Inflação e política monetária: a arquitetura institucional do encarecimento da vida no Brasil, por Paulo Neto.