Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.

//Liberdade e a Lei

Capa do livro - Liberdade e a Lei
Bruno Leoni foi certamente o mais importante pensador livre-mercadista da Itália da segunda metade do século XX, e apresenta aqui uma excepcional análise da relação da lei com a liberdade, seguindo Bastiat e, como muitos defendem, superando Hayek no rigor e na consistência de sua argumentação. Leoni explica os aspectos da lei sob a liberdade e mostra como os próprios legisladores acabam debilitando características como a estabilidade, a universalidade e a não arbitrariedade. Ele identifica o próprio estado como sendo a grande ameaça à velha noção liberal de império da lei. Leoni é um daqueles grandes pensadores que se tornou cada vez mais radical conforme foi amadurecendo, e, de certa forma, podemos ver a essência do rothbardianismo em seu pensamento neste clássico. Não se trata apenas de um excelente tratado da história do direito; trata-se também de um tratado essencial para se entender a verdadeira relação entre a lei e a economia de livre mercado.

Bruno Leoni

Bruno Leoni foi professor de Teoria do Direito e Teoria do Estado na Universidade de Pavia, advogado praticante, fundador e editor do periódico Il Politico, colunista de jornal e secretário e presidente da Mont Pelerin Society.

Baixe nosso conteúdo em PDF

Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim.