Atribui-se a J.P. Morgan a frase: “Money is gold, everything else is credit“.
Ou seja, dinheiro de verdade é o ouro; todo o resto é apenas uma forma de crédito.
Sua frase foi dita em 1912. Naquela época, os EUA vivam sob o padrão-ouro. Apenas o ouro físico em mãos era dinheiro garantido. Todo o resto era apenas uma promessa de pagamento.
Uma cédula de dólar, por exemplo, era apenas uma promessa de que, se você fosse com ela ao banco, você poderia trocá-la pelo equivalente em ouro, pois cada cédula emitida estava lastreada pelo seu equivalente em ouro.
Já um cheque era uma promessa de pagamento em cédulas de dólar, as quais, por sua vez, prometiam ser restituídas em ouro.
Por isso, Morgan corretamente concluiu que o único dinheiro de verdade era aquele que não dependia de terceiros para ser saldado ou liquidado, e nem tampouco estava sob a gerência de terceiros. Logo, aceitar um pagamento na forma de uma cédula de dólar ou de um cheque era apenas aceitar crédito.
Apenas o ouro fisico em mãos representava dinheiro. Todo o resto era simplesmente uma forma de crédito que se fazia passar por moeda corrente.
Dinheiro não é o mesmo que moeda corrente
Ao longo da história, muitas coisas foram utilizadas como moeda corrente: tabaco, açúcar, sal, gado, pregos, cobre, grãos, rosários, chá, conchas, anzóis e, é claro, papel pintado.
Tais itens eram moeda corrente; eram meios de troca. Mas não eram dinheiro.
Para algo ser dinheiro, ele tem de poder ser utilizado como meio de troca, unidade de conta e reserva de valor.
Qualquer pessoa que houvesse acumulado, por exemplo, conchas, anzóis ou tabaco teria ficado pobre ao longo do tempo, pois tais coisas não são reservas de valor. Elas não acumulam valor ao longo do tempo. Elas foram momentaneamente utilizadas como meio de troca e como unidade de conta (duas conchas valem meio pedaço de peixe, por exemplo), mas nunca foram reserva de valor.
Apenas duas mercadorias, ao longo de toda a história, sempre foram dinheiro: ouro e prata.
Está fora do escopo deste artigo fazer um apanhado histórico, mas o fato é que o ouro e a prata sempre foram escolhidos naturalmente, sem qualquer imposição, para ser utilizados como meio de troca, unidade de conta e reserva de valor. As características que os levaram a ser sempre os escolhidos são sua durabilidade, divisibilidade, facilidade de reconhecimento, portabilidade, escassez (dificuldade de ser produzido em excesso) e uma razão valor/peso que não é nem muito alta e nem muito baixa.
Mais: sempre que uma nação manteve o governo afastado das questões monetárias, ela prosperou continuamente. Tão logo ela permitiu que o governo passasse a controlar a moeda, sua economia passou a vivenciar solavancos, passando por períodos de forte expansão seguidos de prolongados períodos de estagnação e recessão.
Talvez o mais completo exemplo ainda seja o que ocorreu com o Império Bizantino. Durante 600 anos, desde a época de Constantino I, o Império Bizantino prosperou utilizando um padrão-ouro tanto no comércio internacional quanto em seu mercado interno. Bizâncio não apenas acreditava na superioridade de uma “moeda natural”, que não sofria manipulações estatais, como também praticava o livre comércio, rejeitando os princípios do mercantilismo. A moeda de ouro, o Bisante, era utilizada em todo o mediterrâneo e reconhecida por todo o mundo.
Durante esses seis séculos, o Bisante manteve seu valor. A inflação de preços manteve-se em níveis desprezíveis e a economia prosperava. Porém, em 1078, com a desculpa de ter de lutar uma guerra contra os turcos, Nicéforo III Botaneiates decidiu desvalorizar a moeda. Ao reduzir a quantidade de ouro em cada moeda, Nicéforo acreditava ser possível ter mais moedas para poder financiar esse seu esforço de guerra. Assim, a moeda mais utilizada do mundo sofreu uma adulteração (inflação).
Bizâncio não apenas perdeu a batalha contra os turcos, como também perdeu sua moeda. Como consequência dessa desvalorização, o caos financeiro irrompeu e pôs fim ao Império Bizantino. Atualmente, os historiadores dizem que o fim de Bizâncio foi causado por uma “tragédia financeira”.
(Para quem estiver interessado, o verbete da Wikipedia em inglês sobre o assunto é bastante completo).
Desde o surgimento do dólar até agosto de 1971, seu valor sempre foi definido em termos de ouro. Em agosto de 1971, um dólar representava 1/35 onça de ouro (o que significa que 35 dólares valiam uma onça de ouro). Assim como 60 segundos são um minuto, 35 dólares representavam uma onça de ouro. Logo, o dólar que hoje usamos se estabeleceu sendo meramente um certificado de ouro e foi assim até 1971.
Desde sua criação até 1971, portanto, quem calculava em dólares estava, na prática, calculando em ouro.
E então, em agosto de 1971, Richard Nixon aboliu o padrão-ouro. O ouro continuou sendo dinheiro, mas o dólar virou apenas uma moeda fiduciária de curso forçado que continuou sendo aceita porque se estabeleceu mundialmente em decorrência de ser lastreada em ouro. O dólar é hoje meio de troca e unidade de conta, mas não é reserva de valor (como será mostrado abaixo).
Por outro lado, em dezembro de 2008, um arqueólogo britânico descobriu, nos arredores de Jerusalém, aproximadamente 300 moedas de ouro datadas de 600 d.C., todas elas emitidas pelo imperador bizantino Heráclio, e todas elas valendo o mesmo tanto que valiam há 1.400 anos, se não mais.
Recorro a esses casos (há inúmeros outros, como, por exemplo, a grande expansão econômica americana sob o padrão-ouro) para mostrar que os únicos itens que podem ser realmente chamados de dinheiro — pois mantêm valor ao longo de séculos e sempre foram e sempre poderão ser utilizados como meio de troca e unidade de conta — são o ouro e a prata.
Todo o resto é apenas moeda corrente, algo que você utiliza convenientemente como meio de troca, mas cuja validade como unidade de conta é temporária e cujo uso como reserva de valor ao longo do tempo é nulo.
Uma moeda corrente não guarda valor em si. Ela é apenas um meio que você utiliza para transferir a propriedade de um ativo.
Exemplo prático: pense na cédula de cem reais. Você realmente acredita que aquele papel-pintado vale R$ 100? Qual a diferença entre a cédula de cem reais e a cédula de dois reais? O papel é o mesmo. A tinta é a mesma. Ambas deveriam têm o mesmo valor.
É por isso que papel-pintado (ou seu equivalente em dígitos eletrônicos em uma conta bancária) não é dinheiro, mas sim apenas um conveniente meio de troca, o qual, temporariamente, também é utilizado como unidade de conta.
No Brasil do início da década de 1990, com a hiperinflação da moeda fazendo com que os preços variassem em torno de 4.000% ao ano, as pessoas utilizavam o cruzeiro (e depois o cruzeiro real) apenas como meio de troca. A unidade de conta era o dólar. E a reserva de valor eram majoritariamente os imóveis.
Se políticos fazem o que querem com uma moeda corrente, não é inteligente você ficar nela
Atualmente, o real ainda é o meio de troca e a unidade de conta. Mas quem utiliza o real como reserva de valor está anualmente mais pobre: você consegue comprar cada vez menos bens e serviços com a mesma unidade monetária.
Utilizando as próprias fontes do governo (IBGE), desde o surgimento do real em julho de 1994 até o fim de abril de 2020, o aumento de preços calculado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo foi de impressionantes 522%. Isso significa que algo que custava R$ 100 em julho de 1994 custa hoje R$ 622. Isso equivale a um aumento médio superior a 7% ao ano.
E não se engane: o mesmo raciocínio vale para o dólar. A diferença entre o dólar e o real é meramente de grau — isto é, de ritmo de desvalorização —, e não de natureza. O dólar é melhor que o real unicamente no sentido de que perde valor a um ritmo bem mais lento. No mesmo período de tempo acima, o índice de preços americano subiu 73%. Aquilo que custava US$ 100 em julho de 1994 custa hoje US$ 173.
Melhor que o real? Sem dúvidas. Mas ainda assim quem guardou cédulas de dólar empobreceu.
No fim, dólar e real são a mesma coisa: moedas correntes inteiramente sob o controle de políticos e burocratas, que fazem com elas o que bem entenderem. E que, por isso mesmo, não podem ser utilizadas como reserva de valor. (Para entender por que os preços sobem no Brasil, veja aqui).
E se você acha que a frase acima — “políticos e burocratas fazem com elas o que bem entenderem” — é exagerada, então você não está prestando atenção no atual cenário político e econômico.
Nos EUA, políticos e burocratas prometem manipular o equivalente a 6 trilhões de dólares (entre impressão pura de moeda e endividamento extra do governo) para combater a pandemia do novo coronavírus. No Brasil, políticos e burocratas pretendem brincar de Teoria Monetária Moderna concedendo ao Banco Central a licença para imprimir reais e comprar qualquer ativo em posse de bancos e corretoras.
O Ministro da Economia Paulo Guedes, em recente live com a alta hierarquia do Itaú (dica: sempre que um membro da equipe econômica faz uma live, você empobrece), disse abertamente que, se a economia entrar em depressão, ele não terá problema nenhum em “fazer chover dinheiro sobre a economia“. (Assistam ao vídeo, entre 1:06 e 1:08).
Ou seja, vamos falar sem rodeios: políticos e burocratas, em todos os países, tratam a moeda corrente como tokens, ou seja, como se fossem fichinhas de fliperama ou aquelas cédulas de papel do Banco Imobiliário. E, no fundo, é exatamente isso que toda moeda corrente é: um token, uma ficha, um voucher, um cupom, um símbolo. Uma cédula de Banco Imobiliário livremente manipulada por políticos e burocratas.
Você vai realmente permanecer neste token? Você realmente vai continuar acreditando que poderá manter seu padrão de vida utilizando como reserva de valor um simples cupom que políticos estão dizendo abertamente que irão manipular e “chuveirar” sobre a economia?
“Ah, mas ninguém deixa dinheiro parado! Ele está sempre aplicado!”, responde o ingênuo. Aplicado em quê? Em sua última ata, o Banco Central deixou praticamente explícito que irá reduzir a SELIC (ou seja, o CDI) para até 2,25%, menos que a inflação. Quem deixou real no CDI perdeu poder de compra internacional desde janeiro de 2011 (quando Henrique Meirelles saiu do Banco Central). Agora, irá perder também poder de compra nacional (com juros reais negativos).
Já a Bolsa de Valores não foi a lugar nenhum (corrigida pela inflação de preços, o índice Ibovespa está hoje no mesmo nível de 2005; e terá de subir até 140 mil pontos para superar as máximas de 2008, antes da crise financeira) e também não irá a lugar nenhum.
Quem realmente ganha dinheiro — ou seja, bate a inflação de preços, o dólar e o ouro (mais sobre isso abaixo) — em bolsa é especulador profissional (que sabe exatamente quando entrar e quando sair) ou um grande operador de opções (que é onde realmente onde se faz dinheiro rápido e farto).
Para onde ir, então?
Para onde você já deveria estar
Este Instituto surgiu em fins de 2007. Por sermos seguidores da Escola Austríaca, desde nossas primeiras postagens já criticávamos as moedas estatais e recomendávamos o ouro, quer como investimento, quer como arranjo monetário. O primeiro artigo sobre isso foi em janeiro de 2008. (Em 2016, escrevi meu último sobre o tema. Depois desisti).
Naquela época, porém, era um tanto complicado investir em ouro.
No entanto, as coisas foram melhorando.
Hoje, com a proliferação das corretoras e plataformas de investimento, nas quais você abre conta sem sair de casa, em menos de cinco minutos e gratuitamente, só não compra ouro e só não vive no padrão-ouro quem não quer. Corretoras como Órama e XP têm fundos lastreados em ouro — isto é, que variam de acordo com a cotação do ouro em reais — cujo valor inicial do aporte é irrisório.
Mas vamos ao que interessa.
Se, em épocas normais, já é uma fria não ter ouro, imagine agora em uma época de juros reais negativos e bancos centrais em total modo expansionista?
Como se comportou o ouro desde 1999 (esse é o ano de partida porque foi neste ano que surgiu o euro e também porque foi neste ano que o real adotou o câmbio flutuante)?
Eis a evolução do preço do ouro em dólar:
Gráfico 1: evolução do preço da onça do ouro em dólar
Agora em euro:
Gráfico 2: evolução do preço da onça do ouro em euro
Agora em franco suíço:
Gráfico 3: evolução do preço da onça do ouro em franco suíço
Agora em iene japonês:
Gráfico 4: evolução do preço da onça do ouro em iene japonês
E agora em reais:
Gráfico 5: evolução do preço da onça do ouro em reais
Entendeu agora por que o ouro é reserva de valor?
Se até em relação àquelas que são consideradas as moedas mais sólidas e estáveis do mundo o ouro se valoriza, imagina em relação ao real, que agora está indo para juros reais negativos?
Se até mesmo um suíço e um japonês não têm argumentos para ficar em suas respectivas moedas em relação ao ouro, por que você brasileiro teria?
Dinheiro de verdade é o ouro; todo o resto é crédito e moeda corrente.
E não pense que a vantagem do ouro está apenas em relação a moedas correntes. Aqui no Brasil, o ouro bate o Ibovespa.
Um investidor experiente (e sortudo) que comprou o Ibovespa no fim de 2008, no dia exato em que ele chegou ao fundo por causa dos desdobramentos da crise financeira, ganhou até agora 149%.
Já quem entrou em ouro no mesmo dia ganhou 411%.
Gráfico 6: Ibovespa (vermelho) e ouro (azul), desde o fundo do Ibovespa atingido em dezembro de 2008
E mesmo em períodos maiores o ouro vence. Eis o longo prazo mais desfavorável ao ouro: um investidor experiente que entrou na bolsa na semana do dia 11 de janeiro de 1999 (famosa pelo colapso do Ibovespa, quando houve a adoção do câmbio flutuante e o anúncio da moratória do Itamar) ganhou 1.439%.
Já quem comprou ouro ganhou 2.252%.
Gráfico 7: Ibovespa (vermelho) e ouro (azul), desde janeiro de 1999
(Agradeço ao leitor Trader pelas referências acima.)
Essa predominância do ouro no longo prazo (que é o que interessa para acumulação de riqueza e principalmente aposentadoria) é perfeitamente compreensível. Em país em desenvolvimento, ouro sempre tenderá a bater a bolsa. Ouro reflete a desvalorização da moeda, e bolsa reflete capitalismo. Qual desses dois é mais forte em país ainda não desenvolvido?
E, finalmente, a comparação direta entre ouro em reais e dólar em reais. É óbvio que o ouro massacra.
Gráfico 8: dólar em reais (vermelho) e ouro em reais (azul), desde janeiro de 1999
Quem está investido em ouro — isto é, quem já adotou o ouro como seu padrão monetária e vive efetivamente sob um padrão-ouro — não apenas passou incólume pelas seguidas desvalorizações cambiais do real (causadas tanto pela bagunça política quanto pela vontade da equipe econômica), como, ao contrário, enriqueceu com ela.
O brasileiro que adotou o padrão-ouro é completamente indiferente ao noticiário político. Ele não toma sustos quando vê a cotação do dólar (ao contrário, enriqueceu com ela). Ele não se preocupa com o andamento das reformas, pois sua riqueza está protegida.
E, além de tudo, ele pode continuar viajando normalmente para a Disney e levando sua emprega doméstica. Seu poder de compra segue inabalado (com efeito, aumentou em relação ao dólar; vide gráfico 8).
Quem quer o real?
Com juros nominais negativos na Europa, com juros reais negativos nos EUA, com a América Latina indo para juro zero (o que é uma piada), e com nenhuma perspectiva para as ações (por causa da devastação causada pelo desligamento econômico feito por políticos em decorrência do surto de Covid-19), essa criação de moeda irá majoritariamente para o ouro (como já está indo).
As moedas periféricas, como é o caso do real, não têm chance nenhuma. Aqui no Brasil, o Banco Central deixou implícito que pode derrubar a Selic para 2,25%, que é simplesmente a taxa de juros americana do ano passado. Estamos com juros reais negativos e nem sequer temos grau de investimento. A título de comparação, o México, que tem grau de investimento e está com as finanças relativamente arrumadas, está com a taxa básica de juros em 6%. O Brasil, que não tem grau de investimento e está com as contas públicas em colapso, está com a Selic em 3% — e o Banco Central já fala em 2,25%.
Que estrangeiro vai querer trocar dólares e euros por reais? Por que ele faria isso? Este ano, mesmo quando houve ganhos na bolsa, o estrangeiro que veio pra cá perdeu dinheiro por causa do câmbio, que se desvalorizou. Não voltarão tão cedo.
Proteja-se
Grandes magnatas da indústria e do sistema bancário utilizam o real apenas para transacionar. A riqueza deles está fora do real. Quando um barão da Fiesp vem a público pedir redução de juros e quando um banqueiro pede que o Banco Central pratique a TMM, pode ter certeza de que a riqueza deles está protegida em outra reserva de valor.
O real (uma moeda de segunda classe) será utilizado por eles apenas para cobrir suas despesas correntes e pagar funcionários. Sua real riqueza está em outra reserva de valor. O real é apenas a moeda do populacho.
Um seguidor da Escola Austríaca que não está entupido de ouro não entendeu nada do que leu. Na prática, não apenas segue acreditando na competência de 9 burocratas que gerenciam a moeda em um comitê central, como ainda deixa seu poder de compra e de sua família nas mãos deles.
Não tenho provas disso que irei falar (mas não tem problema porque não é uma acusação, pois o que apontarei não é crime nenhum; é perfeitamente legal), mas realmente duvido que os medalhões da Fazenda e do Banco Central têm seu patrimônio inteiramente em reais. Você realmente acha que Paulo Guedes e Roberto Campos Neto, que fizeram carreira em instituições internacionais, estão 100% em reais? Se até Henrique Meirelles, que defendia um real forte, tem dinheiro no exterior (declarado e legal), é óbvio que estes outros dois estão, ao menos parcialmente, dolarizados (o que não é crime nenhum, enfatize-se).
Mas são eles que estão controlando a moeda que você utiliza para sobreviver e alimentar a sua família. Uma moeda na qual eles próprios não apostam: eles têm o objetivo declarado de manter o IPCA crescendo 4% ao ano; ou seja, o objetivo declarado é fazer você perder 4% ao ano de poder de compra.
Para piorar, ainda estão brincando de bazuca e orçamento de guerra, deixando o Banco Central livre para criar moeda corrente e comprar debêntures e CDBs em posse dos bancos e corretoras, e com o Ministro da Fazenda prometendo “chuveirar” dinheiro caso as coisas piorem.
Você vai entregar seu padrão de vida a eles?
De minha parte, não me submeto a isso. Não fico em uma moeda lixo controlada por políticos e burocratas que já deixaram claro que não estão nem aí pra ela. Eu não quero ser um cidadão de terceira classe utilizando uma moeda de terceira classe. Quero usar o dinheiro mundial por excelência, que é o ouro. Quem está no ouro está em uma classe superior, acima até mesmo que a de um suíço.
O que de “pior” pode acontecer é o ouro baratear em reais (o que seria ótimo, pois seria um sinal de que o real se fortaleceu e, logo, minha renda mensal melhorou). Mas isso é totalmente improvável. Já o mais provável é o ouro continuar disparando em reais.
Por tudo isso, é aceitável você manter reais apenas na forma de investimentos que gerem uma renda passiva percentualmente alta — e, ainda assim, muito provavelmente está perdendo para o ouro.
Mexa-se enquanto é tempo.








Eu compro ouro desde 2015 e vou ser apedrejado por isso que vou dizer agora, mas acho que o atual arranjo é perfeito para ganhar dinheiro (de verdade): o ouro rende 1% ao dia e a inflação de preços está baixa, até negativa (por enquanto).
Ou seja, o ouro funciona como um CDI ultra-turbinado em um ambiente de inflação nula.
Nem nos melhores momentos de 1998 (com a SELIC a 49% por causa da crise na Rússia e o IPCA em 1,65%) foi tão bom assim.
É mais fácil ganhar dinheiro num padrão fiduciário em que você tem a liberdade de comprar ouro do que em um padrão-ouro puro. Viva o mercado.
Não sei se é de praxe do Instituto fazer esse tipo de recomendação (nem se convém perguntar), mas… Leandro, existe alguma instituição que você recomendaria para esse investimento acima?
Espetacular artigo. Finalmente falaram dessa obviedade. Se vários gestores de fundos americanos já estão pulando fora do dólar, que é hoje a moeda mais forte e estável do mundo, qual o sentido de alguém ficar no real? Nem ações fazem sentido, muito menos CDI.
Excelente artigo! Ouro e prata foram e são as moedas por excelência a 5000 anos. Quem não leu Mises, Theory of Money and Credit não entendeu isso ainda.
O acham disso aqui? É um esquerdista defendendo câmbio fixo. Achei curioso.
O TRIPÉ DO BEM – O tripé keynesiano-desenvolvimentista
Isso não significa que não tenha saída. Existem sim várias balas de pratas que poderiam ser usadas. Provavelmente, a mais eficiente que ainda pode ser considerada dentro dos padrões de uma política macroeconômica aceitável pelos bancos e grandes empresários é o clássico tripé keynesiano-desenvolvimentista:
1) Meta de câmbio nominal fixo e desvalorizado em termos reais (ou seja, câmbio real desvalorizado)
2) Meta de emprego ou de crescimento (o que dá no mesmo) alcançável por política fiscal ou monetária
3) Liberdade para utilização de instrumentos diretos (heterodoxos) para manutenção das metas anteriores
Esse tripé significa que o governo terá apenas 2 metas, e não se absterá de usar muitos instrumentos para mantê-las, além dos dois principais: política fiscal e monetária. Ou seja, há consistência, pois teremos mais instrumentos do que metas.
O câmbio fixo manterá a inflação baixa e sob controle sem nenhuma dúvida ou risco. O câmbio fixo pode fazer isso com juros baixos em determinadas condições. Isso seria sustentável com saldo comercial e em transações positivo e boas ofertas de investimentos produtivos no país. Assim não seria preciso vender reservas em momentos de calmaria, reservando-as para momentos de crise.
O câmbio real desvalorizado permite tudo isso, especialmente, se a economia estiver crescendo. O câmbio flutuante e volátil é o horror dos investidores estrangeiros sérios, ainda que seja o maná dos especuladores.
Esses fatores se somariam ao cambio fixo para tornar o investimento estrangeiro no Brasil muito seguro. Isso permite que as taxas de juros sejam mantidas baixas e mesmo assim o país não sofreria com fuga de capitais e perdas de reservas cambiais. Como dizem os ex-ministros Simonsen e Delfim: câmbio mata.
A meta de crescimento (emprego) manterá o povo satisfeito. Manterá também um crescente fluxo de recursos para investimentos públicos e a dívida pública decrescente. É importante também frisar que o PIB e arrecadação crescentes também manterão uma boa taxa anual de solução de problemas sociais, políticos e econômicos específicos. Problemas que nunca se resolvem exasperam o povo. Sem recursos para investimentos públicos abundantes é muito difícil resolver problemas sociais e políticos relevantes. Por último é bom frisar que o crescimento mantem classes empresariais ganhando dinheiro, o que reduz um pouquinho sua propensão a golpes.
Os instrumentos heterodoxos de atuação direta deverão buscar principalmente manter a taxa de câmbio real desvalorizada através de políticas de redução de custos, de rendas cartoriais, de tarifas e preços. Esses instrumentos, políticas industriais, também mantém as exportações crescendo e o coeficiente de importações caindo ou pelo menos estável.
Sem esses instrumentos todo o sistema ruiria, pois, em um regime de câmbio fixo, se as reservas cambiais começarem a cair, cria-se um movimento irresistível de ataque cambial especulativo. Isso derruba a lei de ação de reação e todo arcabouço de sustentação política e econômica do governo perante a sociedade, o mercado e as forças políticas, inclusive, dentro do congresso.
Esse foi o modelo adotado de forma bem sucedida em todos os regimes econômicos chamados de milagres: milagre alemão, milagre japonês, milagre italiano, milagre coreano, milagre asiático, milagre chinês, milagre mexicano e milagre brasileiro… Em economia não é necessário inventar a roda. Basta fazer o óbvio e não fazer o que obviamente nunca deu certo. Infelizmente muitos foram convencidos no Brasil que o que obviamente nunca deu certo é o “muderno”. Não é Miriam?
Os donos do poder e seus lacaios odeiam crescimento acelerado em países colonizados. Eles adoram a paz dos cemitérios, onde só cresce a miséria e a subserviência. Eles mal podem conter a empolgação com os “sucessos” de Temer.
A saída é foco. A soberania popular e nacional não devem ser buscadas em nada que seja complexo e incompreensível. Elas devem ser buscadas na bala de prata: a lei de ação e reação do crescimento. É isso que vai empoderar e orientar o poder do estadista, o condutor do povo, e criar recursos para a prosperidade.
Mas quem será esse que vai tirar o doce da boca deles e entregar pro povo?
Autor: Gustavo Santos
Publicado em dinamicaglobal.wordpress.com.
Obrigado pela referência. O real é uma ficha de lavanderia, um pedacinho de papel (ou dígito eletrônico) que a gente usa para transacionar por ser conveniente.
Ninguém em sã consciência mantém seu patrimônio líquido nisso. E nem em dólar. Ninguém em sã consciência deixa a riqueza que acumulou em sua vida em uma unidade de conta completamente manipulável por burocratas. A pessoa poupa em ativos reais e converte para esse token apenas para pagar despesas.
Quem vive e foi criado na América Latina e segue mantendo sua riqueza em moeda gerida pelos políticos daqui realmente ainda não entendeu nada. E aí a ignorância nem é econômica, mas sim política.
Como diz o Peter Schiff no Twitter, “Absolutely don’t fight the Fed. Buy #gold now.”
O mesmo vale para aqui: não tente lutar contra o Banco Central. Não tente ir contra ele. Não adianta brigar com ele. Se ele quer expandir a oferta monetária e desvalorizar, ele vai expandir e vai desvalorizar. Apenas compre ouro e seja feliz.
Um forte motivo para a alta do dólar: no eixo x, o risco de cada país; no eixo y, a Selic de cada país.
Depois das quedas recordes (imprudentes), a Selic brasileira está LONGE de refletir o risco, portanto é preferível tirar o dinheiro do Brasil e aplicar nos demais países.
ibb.co/jwfJqwX
E o Bitcoin?
Pelo que ocorreu na Quinta-Feira Negra de Março de 2020, é possível dizer que ele (ainda) não serve como “reserva de valor” contra crises.
Interessante este tuíte publicado pelo perfil Werlang de Assis:
twitter.com/de_werlang/status/1256276237271605249
Abraço!
Sobre o investimento em fundos atrelados ao ouro, quais são os riscos de crédito?
Todo austríaco que se preze entende isso. Leandro, ou outro, e quanto a volúpia do leão em taxar os rendimentos de fundos atrelados ao ouro? Recomendam recorrer aos fundos ouro negociados na bolsa americana?
O Bank of America, que sempre foi conservador e nunca se aventurou a ir contra o status quo, recentemente emitiu um comunicado dizendo que o ouro, que fechou hoje em US$ 1.716,50 (alta de 0,73%), vai chegar a US$ 3.000 em menos de 18 meses. Aumento de 74% em dólares.
http://www.bloomberg.com/news/articles/2020-04-21/bofa-raises-gold-target-to-3-000-as-fed-can-t-print-gold
Ou seja, se o BoFA diz que vai pra US$ 3.000, então é porque vai pra cima disso.
Quando finalmente acabarem o lockdown, o vírus vai voltar (sempre é assim em pandemias; e confinamento não imuniza ninguém), os governadores vão sr desesperar, vão impor um lockdown ainda mais severo, a economia vai colapsar ainda mais e aí a MMT vem com tudo. E esse dinheiro impresso vai cair no colo do Smart Money, que vai com tudo para o ouro (com juros negativos e ações sem perspectiva, só sobra o ouro).
É deprimente mas é um fato, infelizmente. Uma coisa que imaginei é se as pessoas que estivessem pedindo agora o auxílio emergencial simplesmente convertessem tudo isso para esses fundos de ouro.
Eu por enquanto fico com BTC, mas eu estou aberto a aceitar ir para ouro também. Comprei Bitcoin em 2015, quando valia bem menos do que hoje e me socorreu quando precisei. Nesse tempo todo, só fiquei lendo e ouvindo deboche, de que o Bitcoin morreu, uma bolha e afins. É uma criptomoeda que tenderá a se valorizar no longo prazo, já que a taxa de mineração vai aumentando ao longo dos anos (vai ficando mais caro “criar” a criptomoeda), e a quantidade de BTC é limitada, não tem como você simplesmente adulterar a criptomoeda.
Quando nasceu, um BTC valia menos que um bolívar venezuelano. Hoje, vale mais que ouro. E tem mais liquidez (e segurança) que ouro físico, se você vender em uma corretora que preste (eu uso a Walltime).
Hoje a criptomoeda tem preços mais altos em países como a Argentina (e no Irã, onde as bestas quadradas locais tentaram imitar parcialmente o Plano Cruzado), ou seja, está salvando eles também e eles então podem ir para algo que tem menos restrições, mesmo porque as restrições ao dólar voltaram a aumentar por lá.
Infelizmente muitos austríacos ainda menosprezam o conceito do Bitcoin. Lembrei de quando o Peter Schiff perdeu a senha da carteira dele de BTC (o que acho estranho, pois nem eu que sou tapado em tantas coisas seria capaz de perder a senha assim) e virou motivo de chacota no Twitter, e por causa disso ficou falando que bitcoin não prestava e afins.
Prefiro ficar na mão do Leviatã (títulos) do que desafiar ele
en.wikipedia.org/wiki/Executive_Order_6102
pt.wikipedia.org/wiki/Gold_Clause_Cases
blocktrends.com.br/ha-87-anos-o-governo-mandou-prender-quem-tinha-ouro/
E mesmo assim, não há nada 100% garantido
en.wikipedia.org/wiki/Sovereign_default
E os juros quase negativos
Interessante mencionar que o Bolsonaro às vezes me parece mais libertário que o próprio Paulo Guedes. Por exemplo, Paulo Guedes começou a fazer apologias à CPMF. Bolsonaro depois apareceu e deu um “cala boca” nele, não se falando mais disso então. Imaginem se o Bolsonaro soubesse os benefícios de uma moeda forte, ele já teria feito a mesma coisa. Nesses tempos de pandemia, até passei a ter mais simpatia por ele.
Agora essa do Guedes sobre dinheiro em helicóptero é medonho demais. Roberto Campos tempos atrás falou que não iria sair imprimindo dinheiro loucamente…
Leandro, você acha que no Brasil poderíamos ver uma hiperinflação como nas décadas de 80 ou 90? Interessante mencionar que descobri que os juros reais ficaram até atrativos, provavelmente por causa da deflação.
Olhem que interessante, mudando agora um pouco de assunto… temos concorrentes em quem “mita” mais nos juros negativos:
“América Latina ruma para juro real negativo”
Eis o texto:
“As principais economias da América Latina entraram no terreno dos juros reais negativos — antes uma resposta apenas dos países ricos às grandes crises — ao enfrentar o avanço do coronavírus e seus impactos sobre o nível de atividade com uma política monetária agressiva. Os bancos centrais do Chile e do Peru já levaram suas taxas, respectivamente, para 0,50% e 0,25% ao ano, como uma tentativa de frear a recessão.“
Bem baixas essas taxas, vocês não acham? Chile passou por aquela baderna no ano passado, mas ainda está muito mais avançado do que o Brasil. Quem entender de Chile (só conheço uma pessoa até agora), fique à vontade para falar sobre o que o Sebastian Piñera fez e pretende fazer com o país desde então. Os peruanos ainda podem usar dólar como moeda corrente, e o país também é muito mais livre que o Brasil, apesar de ainda ter traços de América Latina. E, para humilhar, o Peru também é mais outro país que tem também grau de investimento (e essa dívida de 26,8% do PIB é praticamente de graça). Será que o futuro da liberdade no continente estará no Peru, Bolívia e no Paraguai? Existe hoje algum país no mundo que está aumentando a taxa de juros (país que controla a taxa de juros, obviamente, pois em Cingapura, por exemplo, o governo deixa os juros flutuarem), como o Meirelles fez diante da crise de 2008? Algum país latino-americano que esteja se comportando perto de Suécia e afins?
Esses relatórios do Focus que o BC já publicou fazem algum sentido? Eu cheguei a ler e em alguns anos seguintes a 2021, estava prevista a subida da SELIC.
Algum de vocês ja investiram no fundo Vitreo Ouro? Ele também segue a variação do ouro em reais, e tem uma taxa de adm de apenas 0,14%
http://www.vitreo.com.br/investir/fundos-de-investimento/vitreo-ouro/
Como já dizia Silvio Santos: “Barras de ouro valem mais do que dinheiro!”.
Isso nunca fez tanto sentido quanto hoje, com o derretimento acelerado do pobre Real.
Estou mesmo começando a investir em ouro, mas ainda não me decidi: pegar fundo lastreado em ouro, ou fundo ouro + dólar?
Concordo 100% com o artigo.
Graças a conhecer os austríacos e o IMB, estou posicionado no ouro desde novembro de 2019. Peguei boa parte da alta. Sem contar a transformação e abertura de mente que o conhecimento em escola austríaca gera. Só tenho a agradecer.
Aproveitando o comentário:
1)O vídeo abaixo fala sobre a manipulação do preço do ouro por grandes bancos, bancos centrais e o BIS, através de venda descoberto ? Isso de fato acontece? http://www.youtube.com/watch?v=TcTRPJ_wRcM
2)Ouvi dizer que o mercado de fundos, ETFs e títulos atraledos ao ouro é muito maior que a quantidade de ouro físico existente. Se os investidores solicitassem restituição dos seus fundos atrelados ao ouro em metal físico (ouro físico), provavelmente não haveria ouro físico para atender a todos.
Por isso, muitos dizem que o verdadeiro investimento em ouro é somente em ouro físico.
Qual a visão de vocês?
E se as corretoras quebrarem com meus fundos em ouro? Tenho alguma garantia tipo FGC?
O ouro era a melhor opção até vir o bitcoin. Agora as vantagens do bitcoin em relação ao ouro são imensas.
Para aqueles que não estão dispostos a se aprofundar e entender isso eu apenas digo o seguinte. Se o bitcoin "cumprir sua missão " o seu upside será imenso, muito maior do que o ouro será capaz de performar nesta geração. Por isso digo aos libertários, não se dê o luxo de não ter nenhuma posição em bitcoin pois isso pode ser um dos maiores erros neste momento. Se você vai colocar uma certa posição em ouro seria bom quebrar parte dele em um valor que você se sinta confortável e deixar também em bitcoin.
Me será muito triste ver esta tecnologia que nasceu no meio libertário crescendo e ver vários libertários deixando pacificamente o trem passar.
Para aqueles que tiverem interesse em entender e se aprofundar no bitcoin e sua tecnologia sobre ótica da escola austríaca recomendo demais a leitura do Bitcoin Standard de Saifedean Ammous.
O artigo, como todos do Leandro, é muito bom.
Porém, o “corte” escolhido para comparar a valorização ou não do ouro contra moedas e ativos no longo prazo é arbitrário.
“Como se comportou o ouro desde 1999 (esse é o ano de partida porque foi neste ano que surgiu o euro e também porque foi neste ano que o real adotou o câmbio flutuante)?”
Por quê, se a ideia é longo prazo, não escolher o ano de 1916, ou 1934 ou início de 1980? Com certeza se pode achar motivos para escolher a análise a partir desses anos. E se esses anos fossem escolhidos, o retorno do ouro seria muito menos espetacular. Aliás, se alguém tivesse colocado 100% do seu patrimônio em ouro no final de 1979 e início de 1980 (o que faria sentido já que a inflação dos EUA era galopante), hoje em dia teria menos (isso depois de 40 anos) em valor nominal.
De há muito é sabido por educadores financeiros, que o ouro é um Hedge para o portfólio com potencial real de retorno próximo a zero no longo prazo. Por isso, quanto mais segurança se quer no longo prazo, mais se abre de potencial de retorno real. Não é por outro motivo que Warren Buffett tem a célebre frase sobre porque não investe em ouro.
Sendo assim, se é para falar de longo prazo, que se coloque os gráficos de longo prazo, como esse aqui:
http://www.macrotrends.net/1333/historical-gold-prices-100-year-chart
Agora, se a pessoa consegue acertar fundos e topos, ela pode ganhar dinheiro com qualquer ativo, e não apenas ouro.
Um abs!
pensamentosfinanceiros.blogspot.com/
Meu arrependimento é não ter feito isso antes, mas daqui para frente, foco total em ouro.
E para investir em ouro fisico ou pode ser em papeis? Grato. EXCELENTE artigo.
Se você olhar o gráfico 7, verá que o Ibovespa é quase sempre melhor que o Ouro, salve situações de crise.
A solução é, em momentos de normalidade jogue tudo na bolsa, em momentos de crise, venda tudo e compre ouro, estou certo?
Dólar a 6 reais. Não está na hora do Ulrich falar com o Guedes?
Como comprar ouro? Ainda não sei.
Ouro disparando hoje em dólar. Os pedidos de auxílio-desemprego vieram bem acima do estimado. Esperava-se 2,5 milhões de novos pedidos e vieram 2,9 milhões.
A leitura é que, por causa disso, o Fed vai imprimir mais ainda. MMT chegou.
Comparar o desempenho da ibovespa com o ouro é sacanagem. A ibovespa tem um monte de tralha.
Há poucas e boas ações na b3. Que com certeza superam o ouro, o dólar e a inflação em real.
Desempenho passado não é garantia de desempenho futuro. Mas quem comprou ações do Bradesco, Itaú, Weg e Ambev a 10 ou 20 anos e reinvestiu os proventos, superou em muito o dólar, o ouro, a inflação.
E isso estando no Brasil.
Quem mora nos EUA ou pode ter uma conta em corretora no exterior, pode investir nas mais inovadoras e produtivas empresas do mundo e ter centenas de milhares de trabalhadores utra qualificados trabalhando para gerar valor. Quando se investe nas grandes empresas americanas, de forma indireta, estará colocando pra trabalhar pra vc os melhores alunos das melhores universidades do mundo. Esse é o meu pensamento ao investir em etf do sp500.
Eu acho que ouro cabe numa carteira diversificada de investimento. Mas investir em empresas bem administradas, com bons fundamentos, tb garante poder de compra a longo prazo.
valorinveste.globo.com/mercados/moedas-e-juros/noticia/2020/05/13/bc-tem-perda-de-r-24188-bilhoes-no-mes-com-intervencao-no-cambio-ate-dia-8-de-maio.ghtml
No acumulado desde o início do ano, houve perda de R$ 79,008 bilhões.
Só pra comparação, em 2019 foram 7 bilhões.
Esse país está lascado.
Alguém aqui tá acompanhando a evolução dos agregados monetários? Ontem saíram os números mais recentes para o M1. Em 12 meses, o M1 aumentou 27%!
Robertinho tá imprimindo como se não houvesse amanhã.
http://www.bcb.gov.br/content/indeco/indicadoresselecionados/ie-07.xlsx
Parabéns pelo artigo. Acima da média do Mises que já é muito acima da média 🙂
Guedes irá destruir a moeda de uma forma totalmente infantil.
É melhor comprar o ouro físico e receber em casa? Ou é melhor comprar algum fundo atrelado ao ouro?
Eu herdei ouro MOEDA do meu avô e tive que ir ao banco trocar por dinheiro. Pensei em comprar ouro fiduciário do BB e acabei colocando em dívida externa. 2 meses peguei 20%. Mas a minha ideia é voltar pro ouro assim que meu 2 investimentos vencerem, talvez antes. O outro é um RF horrível.
Leandro sempre claro e direto. Acompanho o site há uns 7 anos e sempre que vejo um artigo novo dele fico grato.
Que pena para mim, sempre soube que ouro era melhor, mas achei que era mais complicado e burocratizado investir nele. Vou começar hoje mesmo.
(Obs.: Qual a diferença entre Órama Ouro e XP Trend Ouro Dólar?)
Bacana o artigo, não sou da área financeira e me surgiu uma dúvida. Analisei os gráficos de cotação do ouro recentemente, houve uma alta monstruosa nos últimos dias, hoje a grama é cotada em R$ 345,00 (14.05.20 as 15:30h), compensa eu comprar ainda?
Achei a comparação de ações x ouro meio injusta. Apesar do ponto de partida ser o fundo da bolsa (1999), o ponto de chegar é um novo fundo da bolsa e (possivelmente) um pico para o ouro. Na maior parte do tempo a bolsa se mantêm acima do ouro.
Ademais, usar o IBOV para representar o desempenho das ações também não parece algo tão sólido (apesar de talvez ser a única maneira simples). O IBOV é extremamente concentrado em poucas empresas. A maioria dos investidores bem sucedidos tem um portfólio bem diferente do IBOV, mesmo os que só fazem buy and hold (sem trade). Além disso, tem-se a opção de investir em países onde as empresas conseguem crescer mais, o que sempre beneficia o acionista.
Não quero parecer que quero diminuir o valor do artigo, de forma alguma, mas tenho dificuldade de aceitar que os investidores gastem tanto tempo e energia para fazer investimentos de renda variável (e alto risco) e ter retorno menor do que o investimento em ouro, sendo que o ouro é apenas uma (ótima) reserva de valor. O ouro não é um ativo que produz mais valor para o proprietário (como é uma fábrica que opera de forma lucrativa).
No mais, excelente serviço (mais uma vez) de abrir os olhos das pessoas acerca da destruição de valor causada pelo monopólio estatal da moeda.
É impressionante a destruição que o Ciro Guedes, que morre de tesão por moeda lixo, consegue impor à economia brasileira. A última notícia é de chorar.
veja.abril.com.br/economia/brasil-deve-perder-posto-no-top-10-das-maiores-economias
Excelente artigo. Sem dúvida vale a pena mesmo ter ao menos uma parte do patrimônio lastreado em ouro.
Mas vale algumas ressalvas:
1 – Ações de boas empresas, normalmente, tendem a valorizar muito mais do que o ouro no longo prazo. Pesquisem sobre o retorno de Itaú, Bradesco, Raia Drogasil e etc.
O IBOV possui muitas empresas ruins em sua composição.
Porém, no cenário atual, onde o governo simplesmente obriga as empresas a fecharem, um abraço. Não tem ação que aguente. Mesmo assim considero quase que essencial a pessoa correr algum risco em ações se quiser enriquecer.
2 – E sobre a liquidez do ouro? É básico que devemos ter uma reserva de emergência de alta liquidez. Daí a necessidade de termos uma poupança em reais mesmo (toda outra opção que pesquisei não possui a mesma liquidez da poupança)
O investimento lastreado em ouro cumpre essa função?
Finalmente uma coisa certa dita neste site. Devemos restaurar ao padrão-ouro.
Como diz o Silvio Santos, “ouro vale mais do que dinheiro”.
Ou melhor dizendo, ouro é o verdadeiro dinheiro.
Eu quero moedas de ouro com imagem de Jesus Cristo, como aquelas cunhdas no Império Bizantino, na época do imperador Justiniano II:
pt.wikipedia.org/wiki/Justiniano_II
O pior de tudo é ver certos “católicos tradicionalistas” defendendo “modernismos” como MMT.
Pessoal, além de o Bolsonaro ser anarcocapitalista, até o Pedro Guimarães da Caixa é. Se liguem só:
“O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, comentou o episódio em que a ex-mulher e a filha do deputado federal Luiz Lima foram detidas no Rio de Janeiro por descumprirem as regras de isolamento social.
‘Isso é absurdo. Eu tenho uma filha de 14 anos. Vou pegar minhas 15 armas. Se prendessem ela e botassem no camburão, ou eu matava ou eu morria’, disse Guimarães.
Foi nesse contexto que Bolsonaro afirmou que ‘é muito fácil uma ditadura no Brasil’, alegando que para evitar o autoritarismo de prefeitos e governadores seria preciso armar a população.”
[…]
‘Esse bosta do governador de SP e esse estrume do governador do RJ se aproveitaram do vírus’, disse Bolsonaro.”
Sempre me deparo com o gráfico apresentado no artigo abaixo
viniyogindia.com/public/stocks-for-the-long-run-an-indian-perspective/#references
Respeito muito o Leandro e isso só contribui pra minha confusão mental. Se alguém puder comentar, agradeceria muito!
Abs
Usar a TACE e conseguir se posicionar na classe de ativos que sobem durante as alta do ciclo e conseguir vendê-los perto do final do ciclo, em seguida entrar em ativos que tendem a se valorizar na baixa do ciclo.
Ao longo do tempo, investir seguindo a teoria austríaca dos ciclos econômicos poderia trazer melhores resultados do que deixar o patrimônio somente em ouro, correto?
Imagino que não seja fácil, demandaria tempo e conhecimento ( e parece ser dificílimo acertar exatamente topos e fundos).
Mas, em tese, essa seria a melhor estratégia, certo? Aí sim, imagino que se ganharia do ouro. Concordam?
Excelente artigo e excelentes discussões sobre cono comprar ouro e bit coin.
Pessoal daqui é show de bola
Eu gosto muito dos artigos deste site mas eu discordo desse daqui.
O ouro tem uma questão muito mais psicológica talvez até mais que o dólar
O dólar é curso forçado, logo é racional usá-lo, o ouro não. Diria mais, o ouro não tem aplicação industrial quase nenhuma. Entre ouro e prata, a última tem muito mais aplicação industrial, faria mais sentido pois "serve pra alguma coisa".
O ouro eu uso mais como hedge, quando as coisas vão mal o valor dele sobe.
E o gráfico em parte mostra isso. O ouro relativamente estável nos primeiros anos dos anos 2000 e últimos dos 1990, em 2007 quando as coisas começam a embaçar ele sobe. E nos anos 2010 ele volta a recuar com a melhora da situação dos mercados. Agora voltou a subir com a crise.
Como qualquer ativo, é saber entrar e sair na hora certa. O ouro já deu uma esticada, quem tá dentro vale uma realização parcial. Como a crise vai durar, espera ceder um pouco e entra de novo
me respondam uma coisa: eu estou vendo vários artigos do Instituto Mises sobre a vida no socialismo. Eu pergunto: nos artigos dizem que mesmo quando tinha produtos nas prateleiras, o cidadão não conseguia comprar pelo baixo salário e preço alto. Por qual motivo isso acontecia?
Hoje é mais um daqueles dias em que quem está no ouro está rindo à toa. Mais confusão em Brasília, e o ouro, em relação fechamento de ontem, sobe 1,2%.
Na semana, 4,47%.
No mês, 10%.
Os artigos do Leandro são muito melhores que qualquer aula de economia que já tive na faculdade.
E alguém aqui sabe como ficaria essa comparação ouro x sp500? No longo prazo o ouro bate nas bolsas do EUA tbm?
Abraços
Tenho refletido… pelos números de retorno e segurança do ouro, não seria para os fundos de pensões (que demandam fortemente segurança e bom retorno no longo prazo por motivos obveis) estarem fortemente investidos no ouro?
Isso eh falta de uma visão austríaca de quem controla os investimentos ou de pressão estatal em se colocar os investimentos na economia “real” ?
Se matariam vários coelhos com essa exposição maior ao ouro, retornos ao longo do tempo cada vez maiores e segurança para todos de receber aposentadoria no futuro…
Pessoal, vamos falar a real: vendo os últimos acontecimentos políticos no Brasil, é fácil constatar que, daqui pra frente, não há mais nenhuma governabilidade. E isso independe de quem é o presidente.
Em 2022, qualquer que seja o próximo governo, ele também não terá governabilidade (o clima político não permite mais nada; uma consequência inevitável da democracia). E só vai governar quem a mídia deixar e quem fizer acordo$ com o centrão. A mídia quer um tucano social-democrata prudente e sofisticado (petistas que estão embarcando na onda anti-bolsonaro da mídia, achando que irão abiscoitar alguma coisa, não entenderam nada) e o centrão é a favor do mesmo arranjo econômico de sempre (corporativismo e subsídios estatais).
Por isso, não há nenhuma perspectiva para o real. E nem para a bolsa. As alternativas ao arranjo atual são Ciro Gomes ou um petista qualquer (aliás, já tem gente falando em Flávio Dino!). Vocês apostariam no real em qualquer cenário desses?
Essa história de que muitos judeus se enriqueceram na Europa durante a Idade Média é real ou é só estereótipo?
Se sim, por que ocorreu?
Só para humilhar mais o Brasil, com relação aos juros.
Em abril, Brasil ficou com juros reais de 1,31% ao ano e sem grau de investimento.
No mesmo mês, México ficou com juros reais de 3,76% ao ano e com grau de investimento. Sem contar que o país é uma economia bem mais livre que o Brasil. O presidente do Banco Central do México ainda é o mesmo que foi nomeado pelo antecessor Peña Nieto em 2017, que defende uma política monetária rígida. Alguém aqui já viu o Roberto Campos ou o Guedes falando abertamente disso? Eu não. Se o AMLO for esperto (ano passado ele fez um monte de besteira, o que causou uma depressão econômica), ele vai ser reeleito.
Minha solução é trocar o Ciro Guedes e o Roberto Campos Neto por pedras. Colocando pedras no Ministério da Economia, a economia brasileira irá prosperar. As pedras não irão mais ficar falando besteiras de câmbio, nem manipulando os juros.
Pelo menos, quando havia atratividade dos juros, vinha gente emprestar dinheiro para o governo, e a moeda ficava mais forte. Agora, nem isso. E acham que com isso os rentistas de repente vão abrir uma KFC, uma Apple…
Muitos especialistas em economia por aqui, me parece.
Porém desenvolvimento não depende de teóricos e sim de práticos.
Brasil tem 210 milhões de consumidores potenciais, muitos destes mal educados e quase todos com o vírus da indolência e do comodismo impregnado no cérebro.
Temos que trabalhar em algo que produza resultados práticos e que incremente o PIB realmente e não apenas com especulações de moedas, ações ou metais.
O Brasil, muito por conta de pessoas cujo perfil vislumbro nos comentários daqui, se tornou uma prostituta do mercado financeiro mundial, pois é o país que mais sofre com qualquer tipo de crise em qualquer lugar do mundo.
Isto é muito claro quando vemos o Peso da Argentina, um pais em situação decadente e com perigo de default, ter uma valorização de 25% em relação ao Real em menos de 30 dias.
Existem muitos fatores, mas o principal culpado é a impunidade. Nosso sistema financeiro fiscalizado pela inoperante e corrupta CVM, que além de não fiscalizar nada de relevante, até parecem cúmplices das falcatruas na nossa Bolsa.
Precisamos mudar o ambiente de trabalho no Brasil. Estimular as pessoas a empreender e não ser funcionários públicos ou apenas rentistas de bancos ou de bolsa.
Para não me estender muito, termino com um alerta: Por que certos países tem marcas consagradas de produtos enquanto Brasil, México, Argentina, etc, não tem ? Resposta: Porque os jovens e pessoas com potencial de trabalho, nestes países que se desenvolveram e que detém marcas industriais de renome como Japão, Korea, Alemanha, Suécia e EUA, nunca estiveram preocupados com o preço do ouro, da tal moeda, ou juros do BC . Não , eles apenas baixaram a cabeça e foram trabalhar, produzir produtos e serviços da melhor qualidade pelo menor preço, pois sabiam, que os lucros viriam com certeza.
É isto que precisamos. Menos lero e mais mão na massa !
“Utilização de Bitcoin dispara na Venezuela durante a crise”
Parece que a China, na retomada da economia apresenta uma deflação.
[url]www.infomoney.com.br/economia/retomada-cautelosa-na-china-e-alerta-para-economias-globais/[/url]
Acredito que acontecerá o mesmo no mundo todo. Ou seja, um período inicial de deflação logo assim que a economia for retomada.
Lendo a noticia, parece que atuar na demanda, como estão fazendo os países, pelo menos por enquanto, deve em algum momento surtir efeito.
Se isso acontecer, logo depois da deflação, acredito em uma grande aceleração da inflação.
Também acredito que nesse período de reabertura de economia, haverá uma forte concentração de renda. Com quem tem recursos e sabedoria, aproveitando-se dos preços reduzidos de vários ativos.
Nesse hipotético cenário, o ouro parece realmente uma boa opção. Mas ouro sempre é boa opção.
Alguém teria alguma outra dica de investimento para o período logo após retomada, supondo deflação para logo em seguida um forte inflação?
exame.abril.com.br/mercados/fed-alerta-para-forte-impacto-nos-precos-dos-ativos-se-a-crise-aumentar/amp/
Fed alerta para forte impacto nos preços dos ativos se a crise aumentar
Setor imobiliário pode estar entre os mais atingidos, segundo relatório do banco central americano
———————————————————————————-
Dúvida em relação ao trecho do artigo:
“Embora os regulamentos criados após a crise financeira de 2008 tenham ajudado a tornar Wall Street mais resistente, as vulnerabilidades no sistema financeiro ainda funcionavam para ampliar o choque econômico do vírus, segundo o relatório.”
Após a crise de 2008, de fato, houve esse aumento de regulação/controle sobre o sistema bancário/financeiro nos EUA? e no mundo? Se sim, quais os efeitos disso?
Obs: estou ciente que quase sempre a regulação estatal não resolve nada, pelo contrário, só atrapalha.
Leandro, você acha que a Argentina vai conseguir pagar sua dívida ou vai para seu terceiro calote ?
Qual foi a plataforma utilizada para forneceros dados do índice de valorização ao longo dos anos ?
Excelente artigo. Uma importante informacao para os leitores desse site.
So por curiosidade (e para confirmar), quando eh dito para viver no padrao ouro, voces querem dizer quase 100% de alocacao em ouro? Ou ainda eh uma boa (por mais tragico que tenha sido esses ultimos tempos) manter uma parte dos investimentos em tesouro IPCA , por exemplo?
Muito obrigado!
Alguém sabe se esse relatório do Focus faz sentido? Eu vi agora há pouco o próprio BCB publicando.
Aplicativo StarGold, da OuroMinas, alguém conhece e recomenda?
Muito melhor possuir claims on productive assets e puts OTM no caso de quebradeira do que a dobradinha ouro+títulos estatais, como alguns aqui proclamam. Mas considerando a complexidade do assunto, cidadão médio fica melhor só no ouro mesmo. No fim, cada um deve decidir por si. Isso é liberdade.
http://www.infomoney.com.br/onde-investir/com-a-maior-cotacao-desde-2012-o-que-esperar-do-ouro-daqui-para-frente/
Fala pessoal,
Estou querendo começar a estudar essa área de investimentos. Alguém pode recomendar alguns livros sobre o assunto com base na visão austríaca?
Abraços e obrigado
Sei que a notícia é de carros, mas ela traz algum sinal econômico:
“Jeep Compass, agora italiano, recebe motor 1,3 turbo”
Normalmente as fabricantes preferem escolher locais onde os custos são menores, como o México (e a mão de obra local é mais capacitada do que a brasileira, já que exporta produtos para o exigente mercado americano). A Fiat já havia trocado, anos atrás, a Itália pela Polônia.
Vocês acham que isso tem relação com as burrices cometidas pelo AMLO?
PS: Leandro, ainda está com o seu Bravo T-Jet? Faça mais artigos sobre carros!
Itália um dia retornará a ser aquela região rica e próspera, centro do mundo, como foi com as cidades-estados durante séculos atrás?
A dúvida é ,onde comprar ouro ,pra quem tem pouco dinheiro?
Eu nao entendo muito de investimentos, mas ta claro que o real vai virar um bolivar venezuelano. Minha pergunta é, digamos que eu tenha 4 mil na poupança, vale a pena passar para ouro? Qual é a instituicao mais confiavel? Irei ter problemas com o imposto de renda?
Artigo primoroso! IMHO, poderia citar as criptomoedas…
Comecei ano passado a procurar formas de fazer investimentos. Assim que vi que a Órama tinha o fundo em ouro não pensei duas vezes. A maioria dos aportes é nele. Falo para vários amigos que querem fazer algum tipo de investimento e é impressionante o quanto chegam a se sentir ofendidos quando chego a falar mal do real. Mas passarei esse artigo para frente pois elucida bem melhor do que minhas fracas argumentações.
Parabéns, Leandro. Excelente artigo.
Grande Leandro Roque, que bom te ver novamente. Apareça mais, e se me permite abusar, crie sua conta nas mídias sociais, nem que seja pra dar um pitaco semanal.
Eu tenho uma questão pra você. O que você acha do sistema cambial brasileiro rodar com o seguinte arranjo: duas moedas simultaneas. O real flutuante como é hoje junto um “dólar real” conversível em dólar americano, fixo em 1:1. O BC não segura reserva cambial em dólar. Se alguém compra o “dólar real” (não flutuante) com dólar, o BC imediatamente usa o dólar pra comprar real (flutuante), e então entrega o dolar real para o comprador. Quando o agente resgata dólar americano usando o “dólar real”, o BC compra dólar com o real flutuante e entrega para o agente. Esse arranjo tem nome? Faz sentido usa-lo?
Olá! Gostaria muito de fazer uma reserva de riqueza a longo prazo livre das manipulações dos governos e tenho algumas dúvidas em relação ao ouro.
Os papéis lastreados em ouro não podem ser emitidos em uma quantidade maior do que o ouro físico disponível?
Se sim, o ouro não poderia ser manipulado exatamente da mesma forma que as moedas emitidas pelo governo, ou seja, esses papeis não funcionariam exatamente como papel moeda( sem lastro)?
Srs.,
Que artigo estupendo. Daqueles de separar uma fatia de bolo e um café para ler com calma. Padrão Leandro Roque.
Mas me gerou uma dúvida, se o Leandro ou algum dos Austríacos mais experientes puderem me ajudar:
Pelo que vi nos Comentários, hoje, se todos tivessem retirado fisicamente o valor investido em Ouro nas corretoras e afins, provavelmente não teríamos ouro para todos.
Ora, então esses papéis não perderam o lastro?
E, se perderam, não deixaram também de ser “dinheiro” e passaram a ser apenas “crédito”
Não preciso me alongar pois a sequencia do raciocínio é clara para todos os Austríacos.
Um abraço
Bom dia!
Tenho uma dúvida que talvez seja de iniciante para alguns mas me deixa preocupado com a questão da compra do ouro no momento.
Quero investir em ouro, mas o Real está muito desvalorizado. Tendo o ouro um valor internacional, não vou pagar muito caro por ele? Além disso, não há o risco de que no futuro quando o Real recuperar parte do seu valor (deixar de valer 6 Euros para voltar a 3, por exemplo), isso anule meus ganhos?
Ficaria muito grato se alguém pudesse esclarecer isso.
O ouro so tem pequeno problema:não é aceito universal como dinheiro e tão pouco é capaz de ser dividido facilmente para comprar as coisas
uma dúvida, com todos os bancos centrais imprimindo dinheiro tão rapido quanto as impressoras podem produzir, ao final do dia, todos os governos estarão (já o são) cientes que recebem em troca de suas exportações e pagam pelas importaçòes na prática não vale nada, correto? é só ter uma bela impressora nova na casa da moeda e sair por ai espalhando dólares, euros, libras, rublos, reais, etc, etc, como se isso resolvesse todos os problemas do mundo (put@ infantilidade), correto?
Supondo que uma hora algum dos bandidos tentará dar o golpe no resto do bando, qual imaginam que seria o curso de ação destes bancos centrais (ao menos os das principais economias)? Pensei nas opçoes com seus pós e contras, mas como estou longe de ser economista, gostaria da opiniao de voces:
a. reconhecer a necessidade de lastreabilidade do dinheiro:
a.1. pró: todos os fatores descritos neste e em outros artigos sobre padrão ouro
a.2. contra: sujeito a ataques especulativos no preço do ouro (?)
b. conceder a autonomia dos bancos centrais nacionais para algo como um grande banco central mundial:
b.1. pró: a curto prazo, geração de estabiliade emocional nos mercados
b.2. contras: rendiçao da autonomia dos pais (estilo uniao europeia)| conclusao do grande plano “illuminati” de dominaçao mundial
c. seguir fazendo da maneira que fazem hoje (fiat money):
c.1. prós: a curto prazo, para a cabeça das pessoas, nada muda… todo rebanho junto para o precipício…
c.2. contra: vai nos fazer retroceder economica e socialmente algumas décadas
Alguma outra alternativa que nao vislumbrei? Por favor, comentem. Obrigado.
Ola, Leandro, ótimo artigo!
Nós sabemos que a poupança real são os bens que nos nos abstivemos de consumir, por tanto existem mais recursos disponíveis para investimento.
Mas como se dá essa, so to speak, “transformação”dos bens de consumo poupados em bens de capital?
Ola Leandro,
Eu recentemente entrei no ouro mas acredito que na hora errada. O dolar quando entrei estava 5,58 e hoje esta 5,36. O ouro tambem ja caiu uns 10 dolares a onca. Sou iniciante nisso mas estou ficando preocupado que fiz um mal negocio. Mas acredito que isso deve ser um investimento a muito longo prazo, nao? Ha alguma chance do dolar cair muito frente ao real?
É, quando vc vê que o real ta ganhando valor em relação ao dólar e perdendo em relação ao euro, se percebe que o dolar está ficando mais fraco.
Tudo que fizeram pós eleição de trump em relação a moeda, estão jogando no lixo agora. Parece que os americanos vão voltar 10, 15 anos no tempo em relação a moeda (e Trump correr sério risco de perder a eleição por causa disso).
DXY também já está mostrando isso. A duvida que fica é:
Sair do Tend ouro dolar e ir pro Trend Ouro?
Pois por mais que o real não seja demandado, arrebenta mais a moeda quem faz mais cagadas com ela (gráfico do m2 americano já está na vertical).
Aí fica aquela duvida… Real já está bem acima do valor médio (considerando inflação), será que há espaço pra ainda mais desvalorização perante esse dólar atual ?
Ola Leandro,
Nos vemos alguns economistas renomados como o Peter Schiff dizendo que o dolar vai ter um crash, porque a divida dos EUA eh insunstentavel etc. Fico muito curioso, o que aconteceria com o nosso Real nesse cenario?
Bom dia Leandro,
Poderia refazer os gráficos para o pessoal poder comparar hoje?
O que vocês acham dessa notícia?
“Equipe econômica quer usar lucro do Banco Central para reforçar o caixa do Tesouro“
Dado o fato de que o dólar zimbabuense voltou somente no ano passado, essa inflação incômoda à partir do mês de setembro de 2018 foi causada “somente” pela queda do Mugabe?
Esse arranjo que teve no Zimbábue realmente é quase um sonho, com dólar americano, dólar australiano, iene japonês, rand sul-africano, euro e libra esterlina circulando livremente, sem a porcaria de um Banco Central. Isso no Brasil seria espetacular. E foi até surpresa um ditador de extrema-esquerda ter aceitado isso. Infelizmente as bestas quadradas voltaram com a farra. Vão afundar o país de novo.
Pessoas, acabei de ver esses tuítes da Secretaria Especial de Comunicação Social, onde eles citaram Mises. Só que eles misturaram a poupança com caderneta de poupança, ao menos aparentemente.
Caderneta de poupança É SÓ uma das formas de poupar.
Do jeito que os juros reais estão baixos (em abril ficaram só em 0,58% ao ano) poupar é praticamente fazer caridade. Ainda mais em um país onde caloteiro é sempre um coitado.
Agora que deveria haver mais poupança, o governo faz o contrário, querendo estimular a gastança.
Quem tem que emprestar dinheiro e fornecer crédito são os indivíduos, bancos e instituições privadas, não o estado.
Vergonhoso é ver que na Índia, um país paupérrimo e extremamente improdutivo, existe muito mais poupança do que aqui.
PS: Leandro, você já leu o livro “História da riqueza no Brasil”, do Jorge Caldeira? Estou gostando bastante. Chama a atenção o nível de desenvolvimento que o Brasil Colonial atingiu em relação à Europa, que naquela época estava estagnada. Acho que o autor cometeu alguns equívocos, mas em grande parte a leitura vale a pena.
Leandro,
Vc considera o gráfico do OZ1D para acompanhar o preço do ouro? Se for por ele, já bateu 20% de queda em relação ao topo histórico, não?
Se não for por ele, poderia nos indicar por onde vc acompanha?
Alguém aqui sabe como que eu consigo os índices de commodities do setor agropecuário? Aquele site do BCB é medonho, muito complicado (deveriam aprender com os mexicanos).
Consegui até achar as tabelas, mas não achei nada desse gráfico que foi exibido por outro leitor daqui. Cliquei em “Metadados” e não achei nada relacionado a download e afins.
Em algum lugar daqui, foi dito de que os chicaguistas tratam a moeda como se fosse um preço, portanto, o preço de uma azeitona por exemplo. Com a moeda nesse funcionamento, teríamos então o câmbio flutuante, com moedas fiduciárias, aquele que nasceu no pós-Bretton Woods?
A moeda não poderia funcionar assim, como se fosse um bem como outro qualquer, ou realmente seria aquilo que existiu no padrão-ouro, funcionando como se fosse uma unidade de medida?
Se entendi algo errado, corrijam por favor. Agradeço pela atenção!
Revendo sobre o peso argentino, o que me chamou bastante a atenção é que houve uma estabilidade cambial invejável até maio de 2018 (nem o real brasileiro com o Temer conseguiu isso). Por que vocês acham que ocorreu isso?
O arranjo cambial na Argentina após o fim do pseudo-Currency Board poderia ser chamado de atrelado? Se sim, seria algo igual ao feito no Brasil? O cepo eu devo supor de que surgiu só depois, no governo da Cristina.
Pessoas, descobri que hoje um dinar kuwaitiano vale mais de 16 reais! É a moeda mais cara do mundo. No momento, um dinar kuwaitiano vale 3,25 dólares. Muita coisa.
Então eu descobri que, desde 2007, o arranjo cambial do país é atrelado à uma cesta de moedas, como em Cingapura. A moeda é antiga, existindo desde 1961, inicialmente nascendo como uma moeda ancorada à libra esterlina (ancorada, não atrelada).
Pelo que vi, entre 1975 e 2003, a moeda operava como câmbio atrelado (no Inglês o termo “pegging” é usado tanto para câmbio atrelado quanto para fixo), depois foi para dólar como a moeda-alvo no câmbio atrelado, e aí voltou para uma cesta de várias moedas. O problema é que apesar de o nome ser de Currency Board, o câmbio não era fixo no sentido estrito (mesmo porque se é fixo, é fixo, ele não muda), e sim atrelado (que flutua mesmo que um milésimo, mas com restrições). Achei essa fonte também. Quem puder adicionar a discussão e me corrigir agradeço. Tem esse gráfico histórico (agora eles cobram para pegar o gráfico…).
Há coisas do Oriente Médio que realmente são bastante curiosas.
Uma moeda Arnold Schwarzenegger.
Dólar hoje deu uma subida forte. Acho que é por causa da saída do Mansueto de Almeida.
Dólar voltando a subir. Pessoal, comprem ouro e/ou BTC, Guedes nunca vai entregar moeda estável e forte.
“À Bloomberg, Solange Srour, economista-chefe da ARX Investimentos, destacou que a ausência de Fabio Kanczuk, diretor de Política Econômica do BC, na reunião do Copom não altera a decisão, mas pode significar uma perda da comunicação.”
Estranho o Kanczuk não ter ido à reunião, não acham? Ele, semanas atrás, é quem disse que está de olho nos preços das commodities e estar preocupado com inflação.
Já foi dito que seria incongruente pensar que o Estado pudesse querer confiscar ouro dos cidadãos. Isso porque, na atual conjuntura, o ouro é só mais uma artigo como qualquer outro.
É mesmo?
Sinto um movimento Oriental de querer quebrar o império americano, ou seja, o dólar e o vírus parece ter sido o estopim de um acirramento desse interesse.
Alguém está sentindo o mesmo cheiro?
Se isso tiver algum fundamento, o ouro vai subir MUITO e, ai sim, pode haver algum perigo de supressão à sua posse nas próximas décadas….
Soa muito conspiracionista?
SELIC cortada hoje para 2,25%. Comprem ouro e/ou BTC.
Esse maldito Leandro tinha razão. Ainda bem que acordei.
Senhores,
Existe alguma evidência que os Bullions Banks controlem/segurem o preço do XAUUSD? Qual a explicação dessas vendas repentinas nos mercados de ouro, grande volume de venda em curtos períodos de tempo?
Outra questão/sugestão ao Instituto Mises é sobre o sistema Eurodolar e os efeitos no Repo/Reverse Repo. Aparentemente, as quedas do Ouro estão correlacionadas a picos no Reverse Repo, ou seja, o ouro cai com a falta de liquidez no mercado, isso está correto?
Jeff Snider do Alhambra Partners tem artigo interessantes sobre estes assuntos, mas a teoria dele aponta q na vdd o FED não consegue injetar dinheiro na economia real e o problema da liquidez só piora, na mesma direção da teoria do Milk Shake do Brent Johnson.
Enfim, como tudo isso pode ser observado pela abordagem da escola austríaca?
Leandro estava certo. Saiu na Reuters:
"World’s ultra-wealthy go for gold amid stimulus Bonanza"
"Before the COVID-19 pandemic, most private banks recommended their clients hold none or just a tiny amount of gold.
Now some are channelling up to 10% of their clients' portfolios into the yellow metal as the massive central bank stimulus reduces bond yields – making non-yielding gold more attractive – and raises the risk of inflation that would devalue other assets and currencies."
Vou colocar ouro no meu portfolio. Vamos ver o que acontece.
Quem são os principais beneficiados por essa SELIC artificialmente baixa? Eu vejo que daqui alguns meses (ou anos) o IPCA estoura a meta de 4%, e aí o BCB terá de aumentar de novo a SELIC. As commodities agropecuárias já atingiram alta histórica.
O governo não vai diminuir a sua dívida diminuindo os juros na marra. Mesmo porque nesse ano, já pode considerar perdido em questão de endividamento. E ninguém vai querer comprar títulos dessa porcaria, sabendo que no México os juros estão atraentes e ainda existe grau de investimento.
Bolsonaro precisa de assessores econômicos melhores.
Anos? O IPCA-15 desse mês já está vindo acima do esperado pelo mercado e a tendência é continuar assim. É questão de meses para chegarmos aos 4%. Esse ano ainda o IPCA mensal já vai chegar no patamar médio da meta de inflação.
E esse será só o começo de tudo…
Qual a porcentagem do portfólio de vocês dedicada a ouro?
Compram ele físico ou só os ativos negociados pelas corretoras?
Acham arriscado alocar 50% do patrimônio em ouro?
Uma dúvida: se o ouro não dá renda passiva como títulos, ações e afins, como ele pode garantir uma aposentadoria no futuro? Não me entendam mal, por favor, só quero aprender.
“Ouro falso na China gera escândalos e falências”
Eu falei que até ouro consegue ser falsificado (só ver o que faziam constantemente com o denário no Império Romano), ao passo que no BTC é impossível. Ouro é um ótimo ativo, mas o problema são os burocratas e governos, além de estar em instituições centralizadas. Mesmo o ouro físico, por exemplo o da Parmetal, em última instância, também está sendo vigiado pelo governo.
Mas continuaremos a ver austro-libertários desprezando o conceito do BTC.
Incrivel, dólar indo para sua mínima em mais de 1 ano e o real em 5,40!!
ibb.co/1fQcqnG
Façanha e tanto! Inacreditável !
"Banco Central ainda não sabe causa da variação do dólar, diz Campos Neto"
É sério, minha gente. O presidente do BC brasileiro não sabe o pq o dólar tanto varia no Brasil.
E não, isso não é brincadeira :
http://www.moneytimes.com.br/banco-central-segue-acompanhando-volatilidade-do-cambio-ainda-nao-tem-explicacao-sobre-causas-diz-campos-neto/
Dólar voltou a cair. Realmente, estamos em um mundo louco. Ou em um Brasil louco.
Só uma dúvida pessoal
Se falou aqui nos comentários que o fundo da Orama de ouro é um bom jeito de investir. E inclusive pelo motivo que ele é atrelado ao dolar(acompanhando a variação dessa moeda tb).
Porém não é justamente pelo enfraquecimento do dólar e da política miseravelmente falida do FED que o dolar cai?
Faz sentido mesmo apostar que o real cai mesmo em um cenário assim??
Índice DXY agora está em 94. Alto ainda, mas é uma baixa em dois anos.
(COMO ERA HÁ 10 ANOS?)
Em 23/07/2010:
– Um dólar americano custava R$ 1,76;
– Uma onça de ouro custava R$ 2,08 mil;
– Um euro custava R$ 2,23;
– Um bitcoin custava por volta de R$ 0,21; [1]
– Um peso argentino custava R$ 0,44 (sim, o peso argentino era mais forte que o bitcoin); [2]
– Um bolívar fuerte custava R$ 0,01; [3]
[1] http://www.bitcointoyou.com/criptomoedas/mercado-bitcoin/valor-do-bitcoin-em-2009/
[2] Sim, cotação baseada no dólar paralelo
[3] vef.currencyrate.today/usd/2010
Pessoas, por que o Renminbi afundou bonito após 2014, causando a desaceleração chinesa? O governo estava com medo de lobby do setor exportador? Por que essa brutal valorização de dezembro de 2016 até abril de 2018, então a moeda afundando de novo? O gráfico é este. Eis o gráfico do preço do ouro em Renminbi.
Apesar da desvalorização recente desde após 2014, podemos afirmar que a moeda se valorizou desde a década de 90?
Pessoal, eis alguns dados e gráficos interessantes:
– Inflação dos alimentos nos EUA disparou: 4,5% para um americano já é pornografia.
– No Brasil não foi diferente, mas foi pior: a inflação começou no segundo semestre passado, graças às besteiras cambiais faladas pelo sr. Guedes, assim como a desastrada política de buscar juros baixos na marra. Gráfico dos últimos 25 anos.
– Bulgária, com Currency Board: a inflação de preços havia disparado meses antes, mas arrefeceu nos últimos meses. Sabem o que descobri também? Na Bulgária eles não impuseram lockdown na economia.
Como os ricos brasileiros (que moram no Brasil) fazem para lidar com imposto de renda e ter contas no exterior?
Comprei uma quantia significativa de ouro em meados de junho e já estou com mais de 20% de ganho. É muito para tão pouco tempo. Estou torcendo para uma queda de 10% para eu poder aportar mais. Será que é pedir muito?
Pessoal,
Além do ouro, sabe-se que os preços da prata também vem subindo nos últimos meses, sendo a cotação da prata bem mais volátil que o ouro.
Mas muito se fala da razão entre o preço do ouro e da prata, que estando acima de certo valor indica que um ou outro está valorizado ou desvalorizado. Fala-se dessa razão em torno de 60x ou 70x, o que seria isso?
Alguém saberia explicar?
E vem, manipulações no preço do ouro. Hora de agradecer e comprar mais.
Atualizações:
ibb.co/J243D4q
Permitam-me compartilhar um vídeo, que achei muito interessante, a respeito da valorização do ouro e da prata em tempos de crise:
Por que o euro começou a se desvalorizar forte após o fim de 2015 em reais, a ponto de em 2017 haver pouca diferença entre a taxa cambial USD/BRL e EUR/BRL? Por causa do Brexit?
Leandro, as reservas internacionais na Rússia estão explodindo. Será que tem relação com as reservas crescentes de ouro? Só sei que não é por causa do câmbio atrelado, porque lá é também regime flutuante e eles abaixaram a taxa de juros recentemente (agora está em 4,25%).
Nenhuma surpresa para quem já sabe o conceito do Bitcoin: Venezuelanos estão usando Bitcoin para sobreviver. Carregar ouro na Venezuela é pedir para ser morto. Além de Bitcoin, outra moeda utilizada está sendo a Nano.
Um Bitcoin lá vale 3,5 bilhões de bolívares.
Hoje o país é o mais pobre do continente. Sim: a Venezuela que nada em petróleo é mais pobre que o Haiti.
O Bitcoin realmente é uma maravilha: ativo especulativo que morreu várias vezes, está na 938716ª bolha e ainda ressuscita e salva venezuelanos da morte.
Um Bitcoin lá vale 3,5 bilhões de bolívares.
Caso encontrar mais material da Venezuela, posto aqui.
Perdão pela ignorãncia, mas, se o preço do ouro cair?????
Supondo que comprei 1 grama por 350,00 e depois ele passe a valer 190,00.
Perdi dinheiro????
Como funciona isso?
Posso comprar ouro direto de garimpo?
Muítissimo interessante isso. Mas, como disse, sou um ignorante no assunto.
Dólar agora por volta de R$ 5,39. O que vocês acham? Fed está destruindo mais a moeda do que o BCB por agora?
bom dia a todos, ontem tomei conhecimento deste artigo do Leandro. Li integralmente inclusive os comentários.
Mas ainda tenho dúvidas se para efeito de se proteger de série crise política e econômica, admitindo a possibilidade dos governos cometerem os maiores absurdos como reter o dinheiro das contas bancárias, como seria com o Fundo de Ouro, se o dinheiro (digamos, digital) não poder ser movimentado, como poderemos vender a participação no fundo para sacar recurso e sobreviver?
Não ficou claro para mim se o Leandro compra mais por meio dos Fundos ou se ao ouro físico.
Lendo comentários, o Trader fez uma explicação muito interessante do fundo XP Trend Ouro e Órama, mas daí surgiu-me essa dúvida.
Nesse cenário, tendo o ouro físico, tenderíamos a simplesmente ignorar o spread, pois vemos na Argentinha por ex que o dólar paralelo tem cotação acima mas ninguém deixa de comprar. Entendo que isso é na prática irrelevante.
Considerando o exposto, vejo como válida a aposta dos amigos entusiastas das criptomoedas, pois as mesmas são muito fáceis de portar e de transacionar. Quanto a elas tenho dúvida como seria num eventual apocalipse zumbi com ataques de pulso magnético.
Leandro,
Você poderia falar um pouco sobre os Estoques Reguladores do Governo e suas consequências. Principalmente depois da disparada dos Preços do Arroz e do feijão.
Abraços.
Por que depois que a Rússia acumulou mais reservas de ouro, isso conteve a desvalorização do rublo russo? Que sinal isso trouxe para os investidores e especuladores? Como exatamente foi esse acúmulo? O banco central simplesmente foi comprando essas reservas?
Comecei a me posicionar em ouro desde maio.
Li aqui bastante recomendações positivas em relação aos fundos de investimentos vinculados ao ouro (Orama, Vitreo, XP…).
Minha dúvida àqueles que investem nesses fundos: vocês fazem aportes regulares neles, independentemente da situação econômica (pensando no longo prazo) ou recomendam apenas aportar quando o preço baixa?
Grato.
Índice DXY deu uma leve disparada. Agora está em 94,4. Por isso que o real afundou tão rápido.
Explicação do Trading Economics:
“The dollar rose to 94.4 against a basket of currencies on Wednesday, its strongest level since late July, as investors turned to safety amid concerns about the pace of the global economic recovery and rising COVID-19 infections worldwide. At the same time, the House approved a bill to keep the government funded through December and avoid a shutdown before the election. The US currency also found support after Fed’s Evans struck a hawkish tone by noting that the central bank could raise rates before inflation averages 2%.”
Pessoal, alguém aqui conhece algum ranking com os maiores juros reais do mundo? No momento, pelo que sei, os maiores juros reais estão no Equador, com 9,95% ao ano (os últimos dois meses foram de deflação mas os juros nominais estão em 9,12%). Libéria, com 6,83% ao ano. Outro país com juros reais altos é Madagascar, com 5,28% ao ano. Uruguai está com 3,65%, México com 0,43% e Indonésia com 2,64% ao ano.
De curiosidade, o Brasil está com -0,19%, igualzinho a país desenvolvido. Juros de país desenvolvido mas ainda sendo um país de quarto mundo.
Com certeza, se os juros flutuassem como no Equador ou em Cingapura, hoje o câmbio estaria mais apreciado.
Vcs estão achando que essa eleição americana pode desencadear algo bem sério nos EUA e mundo?
Ambos os lados estão fugindo da resposta de que aceitariam a derrota na eleição.
Acho que além de uma possível segunda onda, os mercados já estão precificando esse perigo.
Lembrando que as vendas de armas nos EUA dispararam. É muita coisa acontecendo ao mesmo.
Se acontecer esse desastre inédito na história deles, o ouro não terá limites de valorização.
o gráfico do ouro em reais está meio estável na média do mês. Acham que ta num momento bom de aporte/entrada?
O texto é sensacional, minha única ressalva fica para a recomendação de fundos, que como o próprio autor citou: “ouro é dinheiro, todo resto é crédito”. Sendo assim, ouro é um metal, papel é papel. Fundos de ouro não são ouro, mas uma promessa de pagamento, que te cobra taxas e que está atrelado ao preço do ouro.
Adorei o texto. Parabéns pela pesquisa.
Essas foram as moedas mais sólidas da América do Sul, em relação ao dólar, do dia 01/01/2020 até o dia 01/10/2020 (ou seja, nove meses):
> Boliviano (BOB): 0%
> Peso chileno (CLP): – 4,45%
> Sol peruano (PEN): – 8,14%
> Peso uruguaio (UYU): – 11,49%
Parabéns para o Chile. Isso mostra que o câmbio flutuante tem se mostrado equilibrado para um país latino-americano, apesar da frouxidão do Sebastián Piñera no ano passado. Para a Bolívia com seu câmbio atrelado (visto que não há controle de juros, o problema maior não é ataque especulativo e sim as reservas internacionais desaparecerem, cuja diminuição começou logo após o retorno do fortalecimento mundial do dólar, após 2014, pois o preço do gás é cotado em dólar e ele tem caído ao longo dos anos), tomara que a transição para o câmbio flutuante seja pouco traumática e não vire uma moeda como a do Brasil ou a da Argentina. Por enquanto são 12 anos de câmbio atrelado na Bolívia.
“Salário mínimo mais alto do mundo? Cidade na Suíça aprova piso de R$ 25 mil”
Deve-se levar em conta de que suíços são extremamente ricos e produtivos. Essa conversão aí é bastante sensacionalista, é que a nossa moeda está uma porcaria tão grande que faz parecer que o salário mínimo é todo esse absurdo. Os suíços ganham em média 6304 francos suíços. Já que estão fazendo conversão, então basta converter isso e dará por volta de R$ 38 mil de salário médio.
Franco suíço é uma das moedas mais fortes e sólidas do mundo.
Não conheço a Suíça, então eu decidi pesquisar o salário de um zelador (que seria um janitor), trabalho com baixa qualificação. Por ano um zelador ganha, no mínimo, CHF 36.280. Isso por mês daria 3023 francos, ou na conversão burra, R$ 18,6 mil aproximados, ou aproximadamente US$ 3283. Ou seja, um zelador ganha acima do salário mínimo.
Por isso que eu falo que moeda forte é uma benção. Tem gente que ainda acha que o Brasil irá, um dia, ficar rico com uma moeda ruim.
O que vocês pensam sobre? Irá ser o bastante para gerar desemprego no país, o qual tem um histórico de baixo desemprego?
Índice de commodities brasileiro está em alta histórica. Não víamos valores parecidos desde… começo de 2005 e fim de 2004.
No começo de março de 2005, um dólar custava por volta de R$ 2,70.
Fico com BTC em relação ao ouro
-Maior potencial de valorização futura do BTC em relação ao ouro (mercado de crypto ainda é pequeno em relação ao ouro)
-Maior potencial como meio de troca de direto (muito mais facil achar alguem/empresa que aceite BTC como moeda de troca que ouro)
-Maior portabilidade (precisa nem explicar)
-Não depende de terceiros (deixar depositado em bancos/corretoras).
Ahh mais é mais volatil. Pode cair muito e tal. Considere oportunidades para comprar mais. Como diria o Daniel Fraga lá em 2014
BTC está relativamente barato em relação ao ouro. Um BTC está custando 7,29 onças de ouro agora. Já chegou bater pra lá de 15 onças em 2017.
http://www.tradingview.com/x/x3GaZHJo/
Fundos de investimento “lastreados” em ouro sofrendo bastante nessas últimas semanas…
Ao Trader dos comentários,
Sobre esse paxGOLD, dei uma pesquisada e uma coisa ainda não ficou clara pra mim.
Ele varia somente com a variação do Ouro ou também é influenciado pela procura como as outras criptomoedas?
Históricamente o dólar é para proteção de patrimônio porém acho que agora podemos pensar nas criptomoedas .
O que acham? afina é mais seguro…
www. investidoresbrasil.com.br/tesla-anuncia-investimento-em-bitcoin-e-a-moeda-dispara
Da uma olhada até quem esta entrando neste investimento.
Juros futuros de médio e longo prazo começaram a subir acentuadamente mundo afora.
Seriam sinais do crash pra breve?
Excelente artigo, assim como grande parte desta discussão ja bastante extensa. Alguém poderia me ajudar aprofundando mais sobre vantagens/desvantagens entre FUNDO OURO-DOLAR (XP) x OZ (B3) x ETF ouro (GLD, pex)? Obrigado Leandro, parabéns, por todo conhecimento ja adquirido e pela paciencia com todos.
Alguem investe em prata no Brasil? Nao parece ser tao simples quanto o ouro. Podem indicar como fazem por favor?
Caros.
Para que tiver interesse sobre cursos gratuitos:
blog.bitcointrade.com.br/curso-bitcoin/
Descobri, após ler este excelente artigo, que a XP tem investimento em Prata & Dólar, que segue a variação dos dois, assim como o XP Ouro Dólar.
Pergunto aos especialistas dos comentários, como o Trader: vocês acham que vale a pena investir em prata também para formar uma reserva de valor diversificada, ou apenas o ouro seria indicado?
Como aprender a verificar se um investimento (como a prata) vale a pena? Podem me indicar por onde começar? Não quero ser mais um analfabeto em economia, sinto que perdi muito poder de compra por não ter me informado antes.
"A teoria econômica demonstrou de forma irrefutável que a prosperidade criada por uma política monetária e de crédito expansionista é ilusória e deverá desaguar numa grave crise econômica."
Mises
* * *
Pessoal:
Enquanto isso o grama do ouro desabou no Brasil nos últimos 10 dias:
dolarhoje.com/ouro-hoje/
clubedospoupadores.com/ouro
Qual o motivo dessa queda? Vale a pena se posicionar nele (realizando mais aportes)?
Leandro, com relação ao Ouro – me deparo com duas teses que me parecem fazer sentido:
De um lado, a impressão desenfreada pelos BCs mundo a fora, junto à redução na oferta de bens/serviços gerada pelas interrupções das cadeias e à escassez de mão de obra gerada pelos auxílios generosos, estão gerando uma tempestade perfeita para a alta dos índices de inflação. Tal fato seria positivo para ativos que não podem ser inflacionados, como o Ouro.
Por outro lado, vejo a tese de que essa expectativa de alta nos juros americanos (altas que já começaram nos países emergentes) para conter a inflação será ruim para exposição em ativos que não pagam rendimentos, como o Ouro.
Como você vê a exposição ao ouro com esse iminência de alta nos juros?
Leandro,
Alguns analistas afirmam que dentro das categorias das commodities, o OURO tem atuado como uma espécie de indicador antecedente. Quando o ouro sobe as demais commodities tendem a subir depois de algum tempo e vice versa.
Eles avaliam que o Ouro e Prata já completaram a primeira perna de alta, seguido de um processo de consolidação.
As demais commodities estão com sinais que estão próximos de terminar a perna de alta no curto prazo, para entrarem em processo de consolidação/correção.
Segundo eles, a tendência a partir de agora seria que enquanto o Ouro (e Prata) retomariam o ciclo de alta, as demais commodities entrariam em um processo similar ao que o Ouro e a Prata passaram, uma pausa na tendência, algum tipo de consolidação/correção.
Vc enxerga essa relação de ouro como indicador antecedente das demais commodities?
Por que o fundo Orama Ouro não acompanha exatamente a variação do ouro em reais?
Em 31/07/2008, o preço do ouro em dólares era de cerca de US$ 913 por onça. Naquela época, o dólar estava sendo negociado a cerca de R$ 1,63. Isso significa que o preço do ouro em reais era de aproximadamente R$ 1.486 por onça.
Em 11/06/2023, o preço do ouro em dólares estava sendo cotado a cerca de US$ 1.781 por onça, enquanto o dólar estava sendo negociado a cerca de R$ 5,00. Isso significa que o preço do ouro em reais era de aproximadamente R$ 8.905 por onça.
Portanto, desde 31/07/2008 até 11/06/2023, o preço do ouro em reais aumentou cerca de 498%, ou seja, quase quintuplicou de valor nesse período.
Porém nesse período o fundo Orama Ouro teve rentabilidade de pouco mais que 200%.