64º Podcast Mises Brasil - Filipe Rangel Celeti
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A divulgação dos erros crassos e de escolha de temas extravagantes, como receita de miojo e o hino do Palmeiras, na prova de redação do ENEM provocou as indignações de sempre e expôs mais uma vez o resultado do sistema de educação brasileiro cuja política nacional é definida pelo Ministério da Educação (MEC), que, se fosse avaliado pelo mercado, já teria fechado as portas.
Aproveitando o tema que foi destaque nos jornais e nas redes sociais esta semana, o Podcast do Instituto Mises Brasil foi entrevistar pela segunda vez (o primeiro podcast pode ser ouvido aqui) o professor e mestre em Educação, Arte e História da Cultura Filipe Rangel Celeti, que traduziu o livro Educação: Livre e Obrigatória, de Murray Rothbard, um libelo pela liberdade no ensino.
Filipe explicou de que forma é possível criticar o atual modelo de ensino formal no Brasil que resultou nesse estado de coisas a partir da perspectiva adotada por Rothbard no referido livro. Ele também analisou a concepção de Rothbard sobre educação individual e instrução formal e, usando um exemplo do livro, falou acerca das técnicas desenvolvidas no Brasil para impedir o crescimento do poder de raciocínio e do pensamento independente entre as crianças a partir do desenvolvimento da educação obrigatória, que, nas palavras de Rothbard, é uma história da usurpação estatal do controle dos pais sobre seus filhos para o próprio bem do estado" e "uma imposição de uniformidade e igualdade para reprimir o crescimento individual".
O Podcast também aborda o debate sobre o homeschooling e de que forma o sistema de ensino atual ratifica e legitima a visão contrária de especialistas e do estado brasileiro contra o ensino domiciliar (aqui pode ser ouvido o Podcast com Cleber Nunes). Filipe avalia até que ponto se aplica à reação contra o homeschooling no Brasil a afirmação de Rothbard de que "na base do totalitarismo e da educação obrigatória está a ideia de que as crianças pertencem ao estado mais do que a seus pais".
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