25º Podcast Mises Brasil - Erick Skrabe
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Criador e editor do Instituto Mises Chile e Instituto Mises Itália, o empresário e professor Erick Skrabe tem uma trajetória acadêmica e profissional extremamente interessante. Aos 17 anos, cursou os três anos do curso de matemática do exigente professor do ITA e criador do Museu da Matemática, Aguinaldo Ricieri. Depois, graduou-se em Administração de Empresas e foi para o Chile fazer um MBA na Universidade Adolfo Ibañez para em seguida estudar na escola de negócios francesa INSEAD e na escola de economia da Universidade Bocconi, na Itália. Em 1995, Erick abriu sua empresa na área de automação industrial e abriu escritórios no Brasil, Chile e Estados Unidos.
Erick, que também é professor de Inovação, Consultoria e Logística na Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo) conta nesta entrevista ao Podcast do Mises Brasil que conheceu as ideias liberais e a Escola Austríaca ao fazer pesquisas na internet e que ao ler os primeiros textos ficou impressionado com a abordagem, lucidez e tratamento teórico aplicado a diversos temas.
Neste podcast, Erick analisa as principais diferenças entre Chile e Brasil no que se refere à intervenção do estado e compara os ambientes acadêmicos dos dois países. De acordo com a sua experiência como docente, fala sobre a utilização do instrumental teórico da Escola Austríaca nas aulas, diz que a mentalidade estatista e coletivista não está restrita aos cursos de Humanas, opina sobre a crítica dos economistas de outras escolas acerca da ausência da matemática na Escola Austríaca, conta de que forma teve acesso ao pensamento Austríaco, relata sua experiência na criação do Mises Chile e do Mises Itália em 2010. Membro do Partido Libertários (Liber), explica como pretende trabalhar as ideias libertárias na prática política, já que deseja ser candidato e disputar eleições. "Concordo integralmente com o Bernardo Santoro (presidente do Liber) quando ele diz que 'a atuação política é um instrumento de elevada importância para a difusão das ideias libertárias para um público mais amplo e para a sua implementação no Brasil'".
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