Podcast 253 - Os ciclos do intervencionismo no Brasil (Fabio Barbieri)
Compartilhe:
Um dos temas mais fascinantes da Escola Austríaca é a teoria dos ciclos de intervenção. É possível entender a crise econômica criada pelos governos do PT (Lula e Dilma) e as atuais medidas do governo de Michel Temer a partir das fases de expansão e de contração do intervencionismo.
Nesta entrevista ao Podcast do IMB, o professor Fabio Barbieri aplica a teoria intervencionismo à história recente do país para explicar de que maneira “na presenc¸a da ideologia estatista, cada fracasso de uma intervenc¸a~o gera demandas por novas intervenço~es”, realizando-se, dessa forma, a fase de expansão.
Em seguida, a fase de contração ocorre “quando as distorc¸o~es causadas pelas intervenço~es” são “graves o bastante, a ideologia intervencionista diminui um pouco sua influe^ncia. Conforme o Estado se expande, e as falhas de governo se acumulam, diminui o espaço de manobras dos governos”, diz Barbieri.
***
A música da vinheta de abertura é a “Abertura Solene 1812”, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, executada pelo guitarrista Eric Calderone.
***
Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.
E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.
Comentários (0)
Deixe seu comentário