Podcast 243 – A imaginação totalitária como inimiga das liberdades (Francisco Razzo)
Compartilhe:
O que é a imaginação totalitária? Quais são as suas características e de que maneira se manifesta esta inimiga das liberdades?
Para responder estas indagações o Podcast do Instituto Mises Brasil entrevistou o professor e mestre em Filosofia, Francisco Razzo, autor do livro “A Imaginação Totalitária – Os perigos da política como esperança” (Editora Record).
Razzo, além de apresentar o conceito, analisa exemplos recentes dessa imaginação totalitária, como as manifestações de 2013 iniciadas pelo Movimento Passe-Livre e as atuais ocupações nas escolas, ambas caracterizadas pela presença da violência como elemento estrutural ideológico e de ação política.
O professor também explicou quais são os perigos inerentes à elevação da política como esperança de redimir a natureza humana e de que forma é possível evitá-los. E apesar do ambiente um tanto corrompido, Razzo concorda que uma parcela da sociedade brasileira descobriu -- ou vem descobrindo -- o problema e mudando a relação que nós, brasileiros, temos com a política.
***
A música da vinheta de abertura é a “Abertura Solene 1812”, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, executada pelo guitarrista Eric Calderone.
***
Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.
Comentários (2)
Deixe seu comentário