104º Podcast Mises Brasil - Acadêmicos de Milton Friedman
Compartilhe:
Uma preocupação cada vez maior de parte dos defensores da liberdade é não restringir a divulgação das ideias sob a perspectiva econômica e política por considerar a amplitude e a eficácia de uma abordagem cultural. E se é verdade que já existem textos que têm a cultura como objeto de análise, ainda são raros os produtos culturais que usam as ideias da liberdade como tema. Nesse sentido, a grande novidade foi a criação do grupo de samba Acadêmicos de Milton Friedman pelos músicos brasileiros Jopa Velozo e João Nogueira.
Radicados nos Estados Unidos, onde completaram os estudos na Berklee College of Music, Jopa e João decidiram criar o grupo meio que na gozação e utilizar as letras para, de forma bem-humorada promover o pensamento liberal e criticar os inimigos da liberdade. Os Acadêmicos de Milton Friedman lançaram até agora quatro músicas no Youtube: Samba do Torreão, San Bastiat, Bigodagem Bolivariana e Seu Rouanet (esta divulgada depois da gravação deste Podcast).
Nesta entrevista ao Podcast do IMB, Jopa e João contam como foi que o grupo surgiu a partir do gosto dos dois pelo samba e o fato curioso de ter sido um amigo de esquerda a batizar o grupo. “A primeira música foi feita para zoar esse amigo nosso do Recife, Pedro Torreão, sociólogo, que passou uma semana aqui em conversas nas quais mais discordávamos. Mas ele adorou a música, se sentiu um ‘muso’”, disse João, pianista que trabalha com vários músicos em Brooklyn, New York, onde mora, incluindo o grupo de rock Stone Giant, que utiliza as ideias da liberdade como tema das letras. “Ele foi super agradável e gostou pra caramba do samba”, completou Jopa, que vive na região de New England, é guitarrista da banda The Plan of the Plains, membro da equipe do Portal Libertarianismo e coordenador do site LiberdadeBR.
João e Jopa também explicaram como definem o assunto e a abordagem das letras, como são criadas as músicas em parceria e como tiveram o primeiro contato com as ideias da liberdade.
Comentários (7)
Deixe seu comentário