Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.

< Artigos

Economia

Um roteiro da Escola Austríaca de Economia em Viena

23/08/2025

Um roteiro da Escola Austríaca de Economia em Viena

Durante uma viagem em família, visitamos a Áustria. Nossa primeira parada foi em Viena, onde procurei lugares importantes relacionados à Escola Austríaca de Economia. Encontrei três artigos muito interessantes, citados abaixo, que cobrem vários pontos relevantes sobre o tema.

Para tornar tudo mais didático e facilitar a experiência de quem quiser seguir esse roteiro, elaborei um mapa com todos os locais que visitei (e alguns extras). Os pontos 1 a 5 são próximos uns aos outros, sendo possível visitá-los a pé.

Locais Visitados:

1. Residência de Ludwig von Mises

A primeira parada foi na Wollzeile 24, onde entre 1904 e 1934 viveu Ludwig von Mises. Infelizmente, o prédio original foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial. A visita é rápida, leva cerca de 2 a 3 minutos. É possível tirar uma foto do edifício atual e, se quiser, visitar o restaurante que hoje ocupa o térreo do antigo endereço de Mises.

2. Antigo ponto de encontro de Mises

A poucos minutos dali, fui até a Grünangergasse 10, endereço do antigo restaurante The Grüner Anker, local onde Mises costumava reunir-se com seu círculo de intelectuais. Em 1994, o restaurante foi reformulado e hoje se chama Ma Crêperie, oferecendo uma culinária bem diferente do que havia neste local na época de Mises.

3. Antigo local de trabalho de Mises e Hayek

Em seguida, fui até a Stubenring 8–10, antigo prédio da Câmara de Comércio de Viena, onde Mises e Hayek trabalhavam. Lá também funcionava o Instituto Austríaco de Investigação do Ciclo Econômico e era o local das sessões do famoso seminário privado de Mises. Ao chegar, perguntei se podia entrar para ver e registrar a placa comemorativa instalada pelo Mises Institute em 1988. O concierge, no entanto, não permitiu a entrada. Quando questionei qual era a função atual do prédio, ele respondeu de forma ríspida: “Este não é o prédio que você está procurando” e “o que tem aqui não tem nada a ver com você.” Achei a resposta um tanto suspeita. Ao sair, ele se lembrou de mencionar que a nova sede da Câmara de Comércio ficava na rua Der Wiener Wirtschaft 1020, e que a placa talvez estivesse lá. Preferi não arriscar outra negativa.

Segundo os artigos que consultei, até 2004 a placa ainda era visível. Em 2006, Powell relatou já ter ocorrido a mudança e, em 2014, Walter Block só conseguiu entrar porque não havia ninguém na portaria, mas encontrou todas as portas fechadas e nenhuma pista da homenagem. Talvez eu tenha chegado o mais perto de localizá-la em quase 20 anos. Acredito que hoje ela esteja, de fato, na nova sede, isso se não tiver sido engolida pela burocracia do Estado austríaco.

4. Rua Graben

Passei também pela famosa Rua Graben, considerada por Margit Mises, em seu livro, a mais bela de Viena. A via é bem movimentada, cheia de lojas. Margit ela morava a poucos passos do cruzamento com a Kaerntnerstrasse.

5. Hotel Bristol

Outro ponto que visitei foi o Hotel Bristol (Kärntner Ring 1), onde os avós de Hayek tinham vários quartos no último andar. Foi nesse ambiente que Hayek conheceu Böhm-Bawerk, amigo de seu avô no alpinismo. Infelizmente, quando estive lá, o hotel estava fechado para reformas.

6. Universidade de Viena

Depois, recomendo uma visita ao edifício principal da Universidade de Viena, no centro histórico da cidade. No saguão principal, à direita, há um painel de vidro com retratos dos ganhadores do Prêmio Nobel vinculados à instituição, incluindo Hayek. No jardim interno, há bustos de figuras importantes para a universidade, como Wieser, Böhm-Bawerk e Menger. Durante minha visita, o setor onde está o busto de Böhm-Bawerk estava em reforma e não pude vê-lo.

7. Local de nascimento de Hayek

Por fim, fui ao prédio onde Hayek nasceu, no dia 8 de maio de 1899. Há uma placa comemorativa instalada pelo Hayek Institute da Áustria. Assim como a visita à antiga residência de Mises, foi uma parada breve, de cerca de dois minutos, apenas para uma foto e um vídeo. Aproveitei para almoçar em um restaurante logo abaixo do prédio, que servia um ótimo hambúrguer.

 

Abaixo, compartilho alguns links de interesse:

Meu mapa

Mapa completo do Mises Institute

The Misesian Sights: An Austrian Visits Vienna

Misesian Must-See Places in Vienna

A Guide For Austrian Economists in Vienna

Sobre o autor

Joaquim Fernandes Martins

Aluno de Ciências Econômicas no Insper.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Há campos obrigatórios a serem preenchidos!