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Economia

Nove meses de Javier Milei como presidente da Argentina

Uma avaliação crítica

14/10/2024

Nove meses de Javier Milei como presidente da Argentina

Uma avaliação crítica

No cargo há pouco mais de nove meses, o presidente argentino Javier Milei continua enfrentando enormes desafios econômicos e políticos. Seu apoio no Congresso e no Senado é frágil, e os oponentes do presidente estão tentando mobilizar as massas contra suas políticas. Isto torna ainda mais urgente o sucesso na esfera econômica. O objetivo aqui é encontrar uma saída para a estagflação – a ocorrência simultânea de estagnação ou recessão e inflação –, na qual a economia argentina se encontra atualmente, o mais rápido possível. Os sinais não são bons. Quando as nações industrializadas ocidentais caíram em estagnação na década de 1970, levou quase uma década para que a inflação fosse derrotada até certo ponto e para que o crescimento econômico retornasse. Milei não tem tanto tempo, embora muito já tenha sido alcançado.

Desde que assumiu o cargo em 10 de dezembro de 2023, Javier Milei tem as seguintes vantagens:

- Superávit desde janeiro de 2024;

- Restrição da criação de dinheiro pelo banco central desde abril de 2024;

- Redução da taxa de inflação desde abril de 2024;

- Abolição de várias regulamentações de preços (por exemplo, no mercado imobiliário);

- Redução de vários subsídios de preços;

- Abolição de oito ministérios, em parte com o fechamento completo e demissão de cerca de 30.000 funcionários públicos.

No entanto, o lado negativo ainda tem um forte impacto:

- A inflação de preços permanece alta (237% ao ano);

- Desemprego sobe (7,6%);

- A participação da força de trabalho é muito baixa (48%);

- Produção industrial é negativa (-5,4% ao ano);

- Dívida externa sobe para cerca de US$ 290 bilhões;

- Nível insuficiente de reservas cambiais (atualmente US$ 21,7 bilhões);

- Desvalorização para 975 pesos de 322 por dólar quando assumiu o cargo.

Ao apresentar o orçamento em setembro, o governo Milei anunciou as seguintes expectativas para 2025:

- Aumento de 5% no produto interno bruto;

- Redução da inflação de preços para 18% ao ano até o final de 2025;

- Desvalorização da moeda para 1207 por dólar até o final de 2025;

- Meta de superávit primário de 1,3% do produto interno bruto.

Se olharmos mais de perto para os números atuais, aumentam as dúvidas sobre se estes objetivos podem ser alcançados. Os indicadores preocupantes são que a oferta monetária do banco central não está caindo ainda mais e que a chamada oferta monetária M1 está aumentando. As expectativas de inflação caíram acentuadamente no primeiro semestre do ano, mas permaneceram estáveis em 50% ao ano desde então. Com a inflação de preços permanecendo alta, o banco central pode ter cortado demais as taxas de juros e será forçado a revertê-las quando a taxa de inflação aumentar novamente. Isso, por sua vez, atrasaria ainda mais a recuperação da produção industrial. Além disso, os altos pagamentos dos juros da dívida externa vencem em janeiro do próximo ano.

O ano de 2025 será crítico para Javier Milei, também porque as eleições de meio de mandato estão previstas para outubro de 2025. Até lá, o presidente terá que colocar sua aliança eleitoral em forma para ter votos suficientes na legislatura para a próxima etapa de sua política.

Para entender por que Milei, um "anarcocapitalista" declarado, chegou ao poder em primeiro lugar, basta apontar que a Argentina vem experimentando uma perda de prosperidade há mais de cinquenta anos. Enquanto muitos outros mercados emergentes alcançaram ganhos maciços em prosperidade, o nível na Argentina caiu. Mas esta não é a única razão pela qual a frustração é tão difundida. Um gatilho para tentar algo completamente novo é a inflação de preços. Ela já era muito alta em todas as décadas anteriores, mas nos últimos dois anos aumentou rapidamente. Embora a taxa de inflação anual ainda estivesse em torno de 50% no início de 2022, ela havia subido para mais de duzentos por cento quando Javier Milei assumiu o cargo em dezembro de 2023. Foi acima de tudo a promessa de finalmente acabar com a inflação que levou Milei ao cargo.

Agora, a tarefa para ele é se ele pode cumprir essa promessa sem que a recessão se aprofunde. Em poucas palavras, a tarefa é que a redução da oferta monetária e a redução dos gastos do governo sejam compensadas por um aumento correspondente na atividade do setor privado, para que o desemprego não aumente muito. Muito depende, portanto, da medida em que o governo consegue fortalecer o setor privado por meio da desregulamentação e da privatização.

Para além das problemáticas áreas de políticas internas, o comércio externo é um fator decisivo. A Argentina está quase completamente isolada do financiamento estrangeiro privado. Novos empréstimos só podem ser esperados do Fundo Monetário Internacional (FMI), mas a Argentina já é o país mais endividado com o FMI, com US$ 42 bilhões em empréstimos pendentes. Em relação à dívida externa de atualmente US$ 287 bilhões, estima-se que US$ 15 bilhões sejam devidos a juros e amortizações parciais a partir de janeiro do próximo ano. Financeiramente, a Argentina será muito dependente da receita cambial. Esta dificilmente pode ser fornecida pela indústria de exportação do país. A compensação teria que ser feita por investimento estrangeiro direto. Já existem alguns sinais positivos aqui. Mas resta saber se os anúncios serão seguidos de ação, porque o clima econômico está ficando nublado nos países industrializados.

A Argentina pertence ao grande grupo de países que foram sistematicamente arruinados por seus próprios governos. Independente de "direita" ou "esquerda", esses políticos tinham em comum uma profunda propensão ao intervencionismo. O que distingue Javier Milei é que ele oferece uma alternativa ao povo argentino. Ele se autodenomina um "anarcocapitalista", mas o que ele promete e quer implementar é essencialmente uma política econômica sólida. Portanto, não se deve esperar muito anarcocapitalismo do presidente. Mesmo que quisesse, ele não poderia empurrá-lo politicamente. No entanto, muito já se ganharia se ele prevalecesse em questões macroeconômicas e conseguisse domar a inflação e provocar uma recuperação econômica. Isso por si só teria um efeito marcante em todo o mundo, mas especialmente para a América Latina, onde a tendência ao socialismo ainda é generalizada.

Onde está o anarcocapitalismo de Milei, alguém se pergunta. Há pouco para ver disso. Ele está seguindo uma política que o Fundo Monetário Internacional já prescreveu para muitos países devedores. Os governos muitas vezes seguem as exigências do FMI com bastante relutância. O presidente argentino faz isso voluntariamente e de forma ainda mais dura. Reformar um país inteiro abruptamente de uma forma anarcocapitalista é uma impossibilidade. Provavelmente seria melhor se Milei seguisse um caminho diferente: o de cidades livres privadas ou zonas econômicas especiais.

Este conceito afirma que o governo de um país designa certos territórios, e o estado se retira administrativamente e deixa a maior parte para o setor privado. Impostos baixos ou inexistentes e quase nenhuma regulamentação são os incentivos para empresas e investidores privados se estabelecerem aqui. O mercado de trabalho nessas zonas é quase completamente livre de regulamentação, e as pessoas chegam voluntariamente para trabalhar ou fazer negócios.

A localização da Argentina, em particular, é ideal para tal estratégia por causa de suas muitas regiões quase completamente desabitadas. O governo argentino poderia designar áreas do tamanho da Holanda e arrendar esses territórios selecionados a uma empresa privada, cujo valor variaria de acordo com o sucesso econômico alcançado lá. Uma comparação das circunstâncias com as zonas especiais administrativas já existentes em outras partes do mundo indica que as chances de sucesso na Argentina parecem muito favoráveis. Este seria particularmente o caso se um governo libertário como o de Milei se comprometesse a estender a ausência de governo estatal em tal zona especial tanto quanto possível e, consequentemente, criasse um espaço abrangente para um sistema legal privado. Tal projeto poderia ter uma função de sinal para o mundo inteiro e fornecer provas práticas de que e como o anarcocapitalismo funciona.

 

Este artigo foi originalmente publicado no Substack e é baseado na apresentação "Milei após nove meses: uma atualização crítica", que o autor fez em 21 de setembro na 19ª Conferência da Sociedade de Propriedade e Liberdade (PFS) em Bodrum, Turquia, disponível no YouTube.

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Nota: as visões expressas no artigo não são necessariamente aquelas do Instituto Mises Brasil.

Sobre o autor

Antony Mueller

É doutor pela Universidade de Erlangen-Nuremberg, Alemanha e, desde 2008, professor de economia na Universidade Federal de Sergipe.

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