Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.

< Artigos

Economia

Javier Milei acabou com um déficit do tamanho de DC em... nove semanas

05/03/2024

Javier Milei acabou com um déficit do tamanho de DC em... nove semanas

O argentino Javier Milei está acumulando algumas vitórias sólidas, com o resultado fiscal registrando seu primeiro superávit orçamentário mensal em 12 anos.

Aparentemente, Milei levou apenas nove semanas e meia para equilibrar um orçamento que foi projetado em 5% do PIB no governo anterior. Em termos americanos, ele transformou um déficit anual de 1,2 trilhão de dólares em um superávit de 400 bilhões. Em 9 semanas e meia.

Como ele fez isso? Fácil: ele cortou uma série de orçamentos de agências do governo central em 50%, enquanto cortava contratos de compadrio e transferências a ativistas.

Para se ter uma ideia, se você cortar todo o orçamento de Washington em 50%, economizaria 3 trilhões de dólares e começaria a pagar a dívida nacional.

Acontece que isso pode ser feito, e o mundo não entraria em caos.

 

Milei fazendo progresso rápido

Os déficits não são a única vitória de Milei. Ele cortou a regulamentação de compadrios, se livrou dos controles cambiais e, recentemente, cortou os preços dos aluguéis removendo os controles – o que, na verdade, levou a uma duplicação de apartamentos para alugar em Buenos Aires, reduzindo os custos de aluguel.

Infelizmente, nem tudo é tranquilo: um projeto de lei para privatizar empresas estatais corruptas – para efetivamente “dessovietizar” a economia argentina – foi bloqueado pela oposição socialista que serve aos sindicatos do governo que perderiam seus empregos.

Enquanto isso, uma grande reforma para facilitar a contratação de pessoas, mas que prejudicaria os sindicatos, foi derrubada pelo Tribunal Superior, que disse que deveria passar pelo Congresso.

Dito isso, para o argentino médio, essas são espreguiçadeiras no Titanic em comparação com o elefante da economia: a hiperinflação argentina.

Na semana passada, a inflação mensal ficou em 20,6% — no mês. Isso foi muito melhor do que o governo anterior, mas ainda assim deixou a inflação anual em 254%.

Por que tão alto? Em parte, porque Milei teve que liberar a taxa de câmbio para suavizar o caminho para a dolarização – para a Argentina adotar o dólar americano em vez dos confetes locais.

Mas principalmente porque os rios de dinheiro impressos pelos socialistas anteriores continuam a correr pelas ruínas maltratadas que deixaram da economia argentina. Afinal, Milei só está no cargo há dois meses.

Figura 1: Taxa de inflação da Argentina

 

Dolarização da Argentina

As reformas de Milei continuarão a ser uma guerra de trincheiras. Mas seu progresso na inflação será fundamental para manter o apoio.

Ele apenas conseguiu uma grande vitória com o déficit, mas isso apenas interrompe o sangramento - o paciente ainda está em suporte de vida.

Para matar totalmente a hiperinflação argentina, Milei precisaria fazer progressos reais na dolarização – ou, ousamos sonhar, um padrão-ouro. Sobre a dolarização, isso envolveria o anúncio de uma janela de meses para que os ativos em peso fossem reavaliados em dólares.

Ele tem preparado o terreno até agora – os controles e déficits cambiais são uma grande ajuda. E ele certamente está motivado a fazê-lo, já que a dolarização em outros países, como o Equador, tem 90% de apoio público. Mas é um processo complicado e, se mal feito, ele estará morto na água.

As apostas são altas. E não apenas para a Argentina: se Milei for bem-sucedido, ele será um modelo para encolher radicalmente o governo em outros países da América Latina, no resto do mundo e até mesmo para nossos duendes sem espinha em Washington.

 

*Este artigo foi originalmente publicado em Mises Institute.

_____________________________________________

Nota: as visões expressas no artigo não são necessariamente aquelas do Instituto Mises Brasil.

Sobre o autor

Peter St. Onge

É Ph.D. pela George Mason University, pesquisador do Mises Institute e membro do Montreal Economic Institute. Foi professor assistente da Fengjia University College of Business, em Taiwan.

Comentários (3)

Deixe seu comentário

Há campos obrigatórios a serem preenchidos!