Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.

< Artigos

Economia

Selena Gomez e Taylor Swift discutem a TACE

12/02/2024

Selena Gomez e Taylor Swift discutem a TACE

Nota do Editor:

O artigo a seguir, publicado no portal The BabylonBee, é uma sátira com as celebridades da música pop americana e conjectura sobre o que as artistas teriam conversado na última edição do Globo de Ouro.

Piadas à parte, o artigo aproveita a oportunidade para ensinar o básico sobre a teoria austríaca dos ciclos econômicos. Mesmo se tratando de um site de sátira, The BabylonBee sabe mais de economia que muitos “economistas” por aí.

__________________________________________________________

Selena Gomez explica a Taylor Swift como o Federal Reserve cria ciclos de expansão e queda por meio da manipulação de taxas de juros e moeda fiduciária.

 

Taylor Swift ficou visivelmente chocada e atordoada no Globo de Ouro deste ano, quando Selena Gomez veio à sua mesa para explicar como o Federal Reserve causa o ciclo econômico de altos e baixos por meio da manipulação das taxas de juros e da moeda fiduciária pelo sistema de banco central.

O momento foi flagrado pelas 37 câmeras direcionadas à mesa de Taylor Swift para capturar todas as reações dela ao longo da noite. No momento agora viral que foi imortalizado para sempre em forma de GIF, Taylor Swift foi vista ofegante em reação ao ouvir pela primeira vez que a inflação, como definida por Ludwig von Mises, é na verdade o aumento da oferta de moeda e não o aumento resultante dos preços e que, quando os bancos centrais inflacionam a moeda, estimulam artificialmente a atividade econômica criando investimentos maus (malinvestments).

"O quê? Sem chance!", comentou Taylor. "Então, essa é a bolha que tem que estourar em algum momento e o Federal Reserve tenta manter a farsa o máximo que puder com juros baixos e crédito barato?!"

"Sim, totalmente", respondeu Selena. "As taxas de juros devem ser definidas pelo montante da poupança real na economia para sinalizar aos tomadores e produtores de bens de capital que os consumidores têm menor preferência temporal, preferindo gastar seu dinheiro em bens e serviços mais tarde. Quando se mostrar que a poupança real não existe para justificar toda essa atividade econômica, todas essas novas indústrias e produtos de consumo entrarão em colapso."

"Não pode ser!", disse Taylor novamente. "E Mises escreveu sobre tudo isso em seu Theory of Money and Credit, de 1912? E Friedrich Hayek ganhou um Prêmio Nobel de Economia em 1974 depois de avançar nessa chamada teoria austríaca do ciclo econômico? Não. Pode. Ser".

Logo após, Taylor Swift foi vista escrevendo uma nova música sobre como ela estava rompendo com a teoria econômica keynesiana e atraindo pequenos corações em seu artigo para o Mises Institute.

 

*Este artigo foi originalmente publicado em BabylonBee.

_____________________________________________

Nota: as visões expressas no artigo não são necessariamente aquelas do Instituto Mises Brasil.

Sobre o autor

The BabylonBee

É um site satírico sobre assuntos cristãos, políticos e a vida cotidiana.

Comentários (14)

Deixe seu comentário

Há campos obrigatórios a serem preenchidos!