Filosofia
Marco Aurélio sobre limpa-neves, esportes e liberdade
Como o estoicismo ajuda em nosso cotidiano
Marco Aurélio sobre limpa-neves, esportes e liberdade
Como o estoicismo ajuda em nosso cotidiano
Em The Constitution of Liberty, F. A. Hayek fez a famosa observação de que “a mente nunca pode prever o seu próprio avanço”. Uma razão pela qual não podemos prever o nosso próprio avanço, explicou Hayek, é porque o crescimento da nossa mente está ligado ao “crescimento da civilização”. Além disso, explicou ele, a nossa capacidade de raciocinar não é “independente da experiência”.
Alguns pensam que o seu trabalho não é aprender com a experiência, mas tentar controlar a sua experiência. Quando suas expectativas são frustradas, eles reclamam e culpam.
Se estamos dispostos a aprender com a experiência, mas precisamos de alguma ajuda, existem poucos guias melhores do que as Meditações de Marco Aurélio.
Recomendo duas traduções de Meditações, uma de Gregory Hays e outra de Robin Waterfield. Para este ensaio, estou usando a de Waterfield.
Se você nunca leu as obras dos grandes filósofos estoicos, pode ter ouvido as interpretações superficiais comuns de suas obras: “Aceite isso. Controle seus pensamentos e sentimentos. Aja como se o mundo não o incomodasse”.
A filosofia estoica não teria sobrevivido milhares de anos se se concentrasse em conselhos tão impossíveis.
Aurélio escreveu suas Meditações para si mesmo, nunca sonhando que a humanidade ainda as leria milhares de anos depois. Ele procurou aprender com a experiência, observando como ele, e não os outros, deixava de viver de acordo com seus valores mais elevados.
As Meditações são atemporais porque descrevem um processo prático; não fornece brometos sem sentido que nos incentivam a ser perfeitos. Todos nós falhamos repetidas vezes, mas Aurélio nos aconselhou a fazer bom uso de nossos fracassos:
Não se sentir exasperado, derrotado ou desanimado porque seus dias não estão repletos de ações sábias e morais. Mas levantar-se quando você falhar, celebrar o comportamento humano - ainda que imperfeito - e abraçar totalmente a busca na qual você embarcou.
Ninguém jamais domina o processo que Aurélio aconselha. No entanto, a humildade surge à medida que praticamos o processo, e com a humildade vem a capacidade de aprender. À medida que os consumidores e as empresas “aprendem” com o processo de mercado, podemos aprender com a vida. Quão tolo é “amaldiçoar” a nossa experiência quando a nossa experiência pode ser libertadora. Aurélio escreveu sobre “trabalhar para conquistar sua liberdade. Hora por hora. Através da paciência, honestidade, humildade.”
Nas Meditações, o progresso, no sentido de nos tornarmos uma pessoa melhor, é em grande parte um processo de subtração de nossas barreiras autocriadas ao que Aurélio chamou de nossa verdadeira Natureza. Aurélio estava continuamente olhando para seus nãos, seus bloqueios para viver o que ele entendia serem seus valores e propósito. Ele percebeu todas as maneiras como estragou seu dia. Ele observou o que suas reações ruins estavam lhe custando e, tendo feito isso, foi capaz de fazer escolhas melhores mais tarde.
O caminho estoico não é o pensamento positivo, mas a consciência honesta dos nossos nãos. Com essa consciência, paramos de culpar os outros.
Eu estava passeando quando um grande caminhão saiu de uma garagem a quase um quilômetro de minha casa. O vizinho, que eu nunca conheci, parou na estrada rural e desceu da cabine do limpa-neves. Ele estava procurando um ouvido amigo. O caminho não pavimentado era longo e íngreme. A empresa de pavimentação que ele contratou estava com falta de pessoal e nunca chegou ao trabalho no outono passado. Um inverno frustrante de remoção de neve estava à sua frente.
Sentimos pena das más condições de sua garagem. Mas o que realmente o preocupava era a neve acumulada no fundo da entrada de sua garagem. Ele se perguntou se teria feito de “inimigo” (palavra dele) um vizinho que estava jogando neve para bloquear a entrada de sua garagem.
Ofereci uma explicação mais simples: o operador do limpa-neves ara em linha reta e não levanta a lâmina quando chega a uma entrada de automóveis.
Embora eu estivesse lendo Aurélio logo antes de minha caminhada, não fiquei tentado a citar Aurélio para ele. Mas se eu estivesse, teria citado isto:
“No início do dia, diga a si mesmo: encontrarei pessoas que são intrometidas, ingratas, abusivas, traiçoeiras, maliciosas e egoístas. Em todos os casos, elas ficaram assim por causa de sua ignorância sobre o que é bom e o que é mau”. Resumindo, nada precisa dar certo hoje. Mesmo que o operador do limpa-neves seja malicioso, há algo a aprender sobre como a nossa experiência do mundo não é determinada por outros.
Aurélio não está nos dizendo para ignorarmos o mau comportamento, mas para colocarmos uma lente mais ampla nele. Ele continuou:
Mas tenho visto a bondade e a maldade como elas são, e sei que o que é bom é o que é moralmente certo, e o que é mau é o que é moralmente errado; e vi a verdadeira natureza do próprio transgressor e sei que ele é meu parente - não no sentido de que compartilhamos sangue e sementes, mas em virtude do fato de que ambos partilhamos da mesma inteligência e, portanto, de uma porção do divino.
Aurélio está argumentando que somos todos feitos da mesma matéria. Isso significa que todos temos o poder de escolher entre a mente certa e a mente errada. Quando estamos em sã consciência, agimos de acordo com a nossa verdadeira natureza. Quando ainda não entendemos o que é bom para nós, podemos permitir que a vida nos ensine. Não precisamos construir uma história implausível sobre um “inimigo” para explicar neve bloqueando nossa entrada.
Se somos parte da mesma “divindade”, podemos perdoar os outros pelos seus erros. Podemos também reconhecer, como muitas vezes fizeram os estoicos, que o que pensamos vem da nossa interpretação dos acontecimentos, e não dos acontecimentos em si. Aurélio resumiu assim:
Nenhum deles [aqueles que agem em oposição a Aurélio] pode me prejudicar, de qualquer maneira, porque nenhum deles pode me infectar com imoralidade, nem posso ficar com raiva de alguém que seja meu parente, ou odiá-lo, porque nós nascemos para trabalhar juntos, como pés, mãos ou pálpebras, como as fileiras de dentes superiores e inferiores.
Aurélio argumentou: “Trabalhar uns contra os outros não é natural – e a raiva e a rejeição contam como ‘trabalhar contra’”. A nossa liberdade depende da cooperação humana voluntária. Os estoicos oferecem sabedoria prática para promover a liberdade, ajudando-o a remover as barreiras internas à cooperação com os outros.
Tudo é útil para aprender com a experiência, até mesmo assistir esportes. No início das Meditações, Aurélio reconheceu pessoas específicas em sua vida que o ensinaram por meio de exemplos ou conselhos. Com o seu tutor, aprendeu que “apoiar nem os Verdes nem os Azuis” era uma boa ideia. Os Verdes e os Azuis eram duas equipes de corrida de bigas na Roma antiga. De acordo com Waterfield, as corridas de bigas “despertaram grande paixão na Roma imperial e uma rivalidade furiosa, e às vezes violenta, entre os torcedores adversários”. Como potencial futuro imperador, Marco Aurélio teve que permanecer acima das rivalidades partidárias.
Não mudou muita coisa em 2.000 anos. Você não é um imperador, mas pode ser vizinho, colega, parceiro ou pai. Mais uma vez, não tente controlar o seu pensamento, mas observe quando o seu pensamento o está levando do prazer dos esportes para a “rivalidade furiosa”. Observe se essa paixão extrema custa sua paz de espírito e corrói a qualidade de seus relacionamentos. Se você perdeu o contato com seu poder de escolher entre o estado de espírito certo ou equivocado, poderá facilmente se tornar parte da massa de pessoas despertadas para odiar os outros.
À medida que nós e outros aprendemos com a experiência e subtraímos o que nos impede de agir de acordo com o nosso juízo perfeito, construímos e mantemos a civilização da qual dependemos. Hayek escreveu: “É o estado da civilização em qualquer momento que determina o alcance e as possibilidades dos fins e valores humanos”. O que estamos construindo depende muito das nossas escolhas diárias.
*Este artigo foi originalmente publicado em AIER.
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Nota: as visões expressas no artigo não são necessariamente aquelas do Instituto Mises Brasil.
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