Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.

< Artigos

Política

Oppenheimer: Drama Histórico, Terror Subversivo

O filme provoca um importante questionamento sobre a ciência

18/08/2023

Oppenheimer: Drama Histórico, Terror Subversivo

O filme provoca um importante questionamento sobre a ciência

Nota do editor

Este artigo pode conter spoilers do filme.

________________________________________________

Na véspera de sua estreia, tive o prazer de assistir ao novo filme de Christopher Nolan, Oppenheimer, com o grupo do Mises Summer Fellows. Apesar do que os trailers podem levar a acreditar, este filme é muito mais do que a bomba. É sobre mentes, inteligência, poder e política. Oppenheimer é o foco de uma história muito maior que se desenrola diante dos espectadores, envolvendo o papel da ética na descoberta científica, as lutas do gabinete presidencial, a Guerra Fria e, claro, a história do desenvolvimento da bomba atômica.

Tenho ressalvas quanto à atuação de Robert Downey Jr., que aparentemente não sabe atuar como ninguém além de si mesmo. Cillian Murphy fez uma atuação decente do promíscuo cientista e suposto comunista J. Robert Oppenheimer. Oppenheimer confronta os espectadores com duas questões importantes: a importância de uma visão normativa em uma busca científica positiva e o horror da bomba atômica.

O tema central do filme é a luta de Oppenheimer com a moralidade de seu envolvimento no desenvolvimento da bomba. Como austríacos, devemos nos perguntar por que nos engajamos na ciência econômica isenta de valores. Fazer economia isenta de valor é uma maneira de descrever a ordem criada. Não há nada necessariamente errado em fazer economia isenta de valor. A lei científica é moralmente neutra.

No entanto, o que fazemos com a economia positiva tem implicações morais. Por exemplo, uma análise de meios e fins puramente positiva para Stalin sobre a maneira mais eficaz de deportar cúlaques para a Sibéria é possível, embora não se possa alegar ser moralmente neutro ao fazer isso. A análise isenta de valores é usada de uma forma que tem implicações morais drásticas, ou seja, o assassinato em massa de almas inocentes. Este mesmo princípio se aplica a Oppenheimer.

1 Coríntios 13:2 diz: “E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria”. Não podemos simplesmente buscar a ciência por conta própria, pois a ciência não nos diz o que é moralmente correto. Isso não quer dizer que a economia seja imoral, mas que devemos reconhecer que o conhecimento deve ser direcionado para a busca do bem, do verdadeiro e do belo. Simplesmente fazer ciência por si só está morto.

Claro, o que seria de Oppenheimer sem uma bomba atômica? Ao longo do filme, as cenas são interrompidas por cortes de uma explosão atômica. Apesar do que o trailer pode levar as pessoas a pensarem, a explosão atômica de Oppenheimer é retratada muito mais como um filme de terror do que um típico filme de ação de Hollywood. 

Um membro do nosso grupo afirmou que cobriu os ouvidos, esperando que a queda climáctica da bomba fosse ensurdecedoramente alta. No entanto, não foi. Durante o teste, tudo o que se ouve é a respiração vinda de uma cena anterior do filme. A explosão foi virtualmente silenciosa. Não penso na melhor maneira de retratar a destruição absoluta de uma arma nuclear do que essa. O silêncio é realmente ensurdecedor.

Apesar de algumas imprecisões históricas e simpatias aparentemente esquerdistas, Oppenheimer vale o preço do ingresso. Mesmo que você não goste particularmente do trabalho de Christopher Nolan (embora esse filme seja diferente de qualquer outro que ele tenha feito), Oppenheimer faz com que os espectadores se debatam com questões importantes que qualquer pessoa inteligente poderia apreciar. O filme termina com Oppenheimer vendo um futuro de destruição nuclear. Devemos rezar para que a visão de Oppenheimer não seja profética.

 

Publicado originalmente em: https://mises.org/power-market/oppenheimer-historical-drama-subversive-horror

Sobre o autor

Samuel Peterson

Aluno do Grove City College com especialização em economia.

Comentários (20)

Deixe seu comentário

Há campos obrigatórios a serem preenchidos!