Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.

< Artigos

Política

Fim das lágrimas na Argentina?

O país está à beira de uma grande virada

01/06/2023

Fim das lágrimas na Argentina?

O país está à beira de uma grande virada

Mais uma vez, a Argentina foi atingida pelo turbilhão da inflação. Em fevereiro de 2023, a desvalorização anual do dinheiro atingiu mais de cem por cento e a taxa de inflação por mês é 8,4%. A taxa de juros nominal anual é atualmente de 97%. Para combater eficazmente a inflação nos preços e conter as expectativas de um aumento na inflação, a taxa de juros teria de ser consideravelmente mais elevada. Mas isso afetaria duramente a já fraca economia. 
No quarto trimestre de 2022, a economia argentina contraiu 1,5% em relação ao trimestre anterior. A taxa de desemprego de 6,3% não é muito elevada, mas isso tem a ver com o fato de que uma alta proporção da população ativa está empregada no setor público sem aviso prévio. Além disso, as restrições legais também dificultam muito as demissões no setor privado. Por conseguinte, a "taxa de emprego" fornece melhores informações sobre a situação no mercado de trabalho do que a taxa de desemprego.  Essa taxa, que se refere à proporção de empregados entre os aptos a trabalhar, tem uma média de apenas 42% na Argentina há anos. 

A alta taxa de inflação atual na Argentina não é mera coincidência. A inflação de preços é a expressão visível de que o país vive acima de suas possibilidades. O Estado gasta mais do que arrecada. Nos últimos dez anos, o déficit orçamentário médio foi de cinco por cento do produto interno bruto. O gasto público deficitário é financiado por empréstimos e se reflete na expansão da oferta monetária. Na Argentina, a quantidade de dinheiro em circulação (estatisticamente medida como M1) aumentou mais de quatro vezes de janeiro de 2020 a março de 2023.  A fragilidade do setor industrial é alarmante. A utilização atual da capacidade está em 60% e o índice de confiança do consumidor atingiu um novo mínimo de 37 pontos em abril de 2023. 

Como isso aconteceu? Afinal, da segunda metade do século XIX até meados do século XX, a Argentina foi um dos países mais ricos do mundo. Mas, na década de 1940, o país foi apanhado no turbilhão do intervencionismo do estado de bem-estar social.  A Argentina introduziu esse modelo de estado em uma época em que eles ainda não estavam totalmente industrializados.  Uma dívida pública crônica, inflação alta, déficits nos sistemas de seguridade social e uma base industrial cada vez menos competitiva caracterizam a situação econômica da Argentina até hoje. 

A política de redistribuição e intervencionismo destruiu o país passo a passo. O governo militar que governou o país de 1976 a 1983 não mudou isso. A ideologia do Estado de bem-estar social intervencionista continua a moldar o país até hoje. Apesar dos resultados desastrosos dessa orientação política, o atual presidente, Alberto Ángel Fernández, continuou a política de intervencionismo com a expansão desenfreada dos gastos do governo e as correspondentes consequências inflacionárias.  

Na década de 1990, a indexação da moeda nacional ao dólar foi mais um passo fatal no caminho de uma política econômica já catastrófica. Em 1991, foi estabelecido um regime monetário que previa a conversibilidade do peso argentino em dólar americano a uma taxa fixa de um para um. Hoje, a taxa de câmbio oficial é de 231 pesos por um dólar, e no mercado negro você paga ainda mais. A política monetária dos anos 1990 acelerou a tendência de queda após um falso apogeu. Primeiro, houve entradas maciças de crédito externo. O governo nadava em dinheiro e gastava-o generosamente. A maior parte das despesas do governo foi gasta com salários de funcionários públicos. O número de empregados no setor público, que tradicionalmente já era excessivo, aumentou, com índices salariais bem superiores aos do setor privado. O país vive mais uma vez a ilusão da riqueza, que na verdade não existia mais. Pelo contrário, esse regime monetário acelerou a desindustrialização do país. Nas últimas duas décadas, a taxa de crescimento da produção industrial manteve-se próxima de zero. 

A burocracia superlotada e superpaga é o centro do poder da Argentina, e o topo dessa hierarquia governa o país derivando sua legitimidade de sua capacidade de atender sua clientela. O sistema do "clientelismo tecno-burocrático" da Argentina consiste em conceder privilégios àqueles empregados ou associados ao setor público, incluindo partes do setor privado. 

Qual a saída para o país diante de outra catástrofe econômica? É possível a Argentina romper com seu sistema econômico intervencionista e com sua dependência de um aparato burocrático? Se não os privilegiados da burocracia estatal, será que o povo ao menos entendeu que o país não tem futuro se continuar como está?

As eleições presidenciais e parlamentares estão marcadas para o 22 de outubro deste ano. O atual presidente anunciou uma nova candidatura. Como candidato adversário, no entanto, Javier Gerardo Milei, de 52 anos, está cada vez mais sob os holofotes. Ele é o líder da Aliança Liberal (La Libertad Avanza), que ele criou, e representa um programa conservador-libertário. Milei descreve-se como um seguidor da Escola Austríaca de Economia e considera-se, "de um ponto de vista filosófico", um anarcocapitalista. 

Javier Milei quer iniciar um processo de reforma para atingir gradualmente durante as próximas décadas o nível dos Estados Unidos. A primeira etapa de seu plano inclui a reforma financeira com cortes de gastos e redução de impostos. Uma reforma monetária radical visa dissolver o Banco Central e dar aos cidadãos uma escolha livre de moeda. A longo prazo, o sistema de pensões vai ser privatizado. A fim de reduzir o excesso de emprego no setor público, os funcionários federais devem ser autorizados a se aposentar precocemente para encontrar emprego no setor privado.  A sua reforma do ensino prevê a introdução de um sistema de vouchers para as despesas de educação, a fim de criar incentivos para a concorrência escolar. As escolas devem ter o direito de desenvolver os seus próprios currículos.  

Uma vitória de Javier Milei seria uma sensação. A Argentina teria finalmente a chance de dizer adeus à desastrosa ideologia do intervencionismo do Estado de bem-estar social que dominou a política argentina por bons oitenta anos e transformou um dos países mais ricos do mundo em um país onde mais de quarenta por cento da população vive hoje na pobreza. 

Sobre o autor

Antony Mueller

É doutor pela Universidade de Erlangen-Nuremberg, Alemanha e, desde 2008, professor de economia na Universidade Federal de Sergipe.

Comentários (9)

Deixe seu comentário

Há campos obrigatórios a serem preenchidos!