Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.

< Artigos

Economia

Um sucinto compêndio das melhores frases de Ludwig von Mises

Sua genialidade é comprovada pela atemporalidade de suas ideias

17/02/2022

Um sucinto compêndio das melhores frases de Ludwig von Mises

Sua genialidade é comprovada pela atemporalidade de suas ideias

Nota do Editor

Segundo Murray Rothbard

Mises foi um dos mais notáveis economistas e filósofos do século XX. No decorrer de uma longa e altamente produtiva vida, ele desenvolveu uma ciência dedutiva e integrada capaz de explicar toda a economia, baseada no axioma fundamental de que seres humanos individuais agem propositadamente para atingir as metas desejadas. 

Partido de uma análise econômica "livre de juízo de valor" — no sentido de simplesmente descrever as coisas, dizer como elas são, sem defender nenhum ponto de vista em particular —, Mises concluiu que a única política econômica viável para a raça humana seria uma política de laissez-faire, de livre mercado e de respeito total aos direitos de propriedade privada, com o governo estritamente limitado a defender a pessoa e a propriedade dentro de sua área territorial.

E George Reisman complementou:

Mises é de suprema importância porque seus ensinamentos são absolutamente necessários para a preservação da essência da civilização. 

Como ele demonstrou, a base da civilização é a divisão do trabalho. Sem a divisão do trabalho, seria impossível haver uma maior produtividade da mão-de-obra; e sem esta maior produtividade, praticamente toda a humanidade iria simplesmente morrer de fome. 

A existência e o bom funcionamento da divisão do trabalho, no entanto, dependem vitalmente daquelas instituições que existem apenas em uma sociedade capitalista: liberdade econômica; governo limitado; propriedade privada da terra, dos bens de produção e de todos os outros tipos de propriedade; moeda forte e liberdade de trocas; poupança e investimento; desigualdade econômica; concorrência econômica; e a busca pelo lucro. 

Instituições estas que, em todos os lugares, estão sob ataque há várias gerações.

A seguir, um muito necessário compilado de algumas de suas frases.  

_____________________________________

"Os defensores do socialismo se dizem progressistas, mas recomendam um sistema que se caracteriza pela rígida observância da rotina e pela resistência a qualquer tipo de melhoria. Eles se dizem liberais, mas têm a intenção de abolir a liberdade. Eles se dizem democratas, mas anseiam pela ditadura. Eles se dizem revolucionários, mas querem tornar o governo onipotente. Eles prometem as bênçãos do Jardim do Éden, mas planejam transformar o mundo em uma gigantesca agência de correios." 

****

"O fato é que, sob um sistema capitalista, os principais patrões são os consumidores. O soberano não é o estado, é o povo."

****

"Aquele que serve melhor o público obtém os maiores lucros."

****

"Inovadores e gênios criativos não podem ser criados nas escolas. Eles são exatamente os homens que desafiam o que a escola lhes ensinou."

****

"A história econômica é um extenso registro de políticas governamentais que falharam, pois foram projetadas com um extremo desprezo pelas leis da economia."

****

"O mercado é uma grande democracia, onde cada centavo dá direito a um voto."

****

"Os piores males que a humanidade já teve de suportar foram infligidos por maus governos."

****

"Não existe um só país ocidental, capitalista, no qual as condições das massas não tenham melhorado de forma sem precedentes."

****

"É inerente à natureza da economia capitalista que, em última análise, o emprego dos fatores de produção visa apenas a servir os desejos dos consumidores."

****

"O progresso econômico é derivado do trabalho dos poupadores, que acumulam capital, e dos empreendedores, que utilizam este capital para implantar novas ideias."

****

"O que importa sob o capitalismo é satisfazer o homem comum, o consumidor. Quanto mais pessoas o empreendedor satisfaz, maior o seu padrão de vida."

****

"Toda intervenção do governo no mercado sempre cria consequências não-premeditadas, as quais geram pedidos de novas intervenções governamentais."

****

"Dado que a prosperidade de uma economia e o aumento dos níveis salariais dependem de um aumento contínuo do capital investido, uma das principais tarefas de um bom governo é remover todos os obstáculos que dificultem a acumulação de capital e o investimento deste capital."

****

"Devemos a origem e o desenvolvimento das sociedades humanas e, consequentemente, da cultura e da civilização, à divisão do trabalho."

****

"Se a história pudesse nos ensinar qualquer coisa, seria que a propriedade privada está inextricavelmente associada à civilização."

****

"Se há algo que a história pode provar em relação à propriedade privada é que, em nenhum lugar e em nenhuma época, já houve algum povo que, sem ela, tenha melhorado seu padrão de vida para além da mais opressiva penúria e selvageria, uma situação dificilmente distinguível da existência animal."

****

"Os consumidores são implacáveis. Eles nunca compram para beneficiar um produtor menos eficiente e protegê-lo das consequências de sua incapacidade gerencial. Eles querem ser servidos o melhor possível, sempre."

****

"O luxo de hoje é a necessidade de amanhã. Todo avanço primeiro surge como luxo de algumas pessoas ricas, apenas para se tornar, depois de um tempo, uma necessidade indispensável para todos."

****

"O que a humanidade precisa hoje é libertar-se de slogans sem sentido e retornar à sensatez da razão."

****

"A teoria econômica demonstrou de forma irrefutável que a prosperidade criada por uma política monetária frouxa e de crédito expansionista é ilusória e sempre termina em crise econômica."

****

"O socialismo não é nada do que finge ser. Não é o pioneiro de um mundo melhor, mas o destruidor do que milhares de anos de civilização criaram. Não constrói, destrói. A destruição é sua essência. Não produz nada, apenas consome o que a ordem social baseada na propriedade privada dos meios de produção criou."

****

"É certo que muitos intelectuais invejam a renda mais alta dos empresários prósperos, e que esses sentimentos os levam à defesa do socialismo. Eles acreditam que as autoridades de uma comunidade socialista lhes pagariam salários mais altos do que aqueles que ganham sob o capitalismo."

****

"Se alguém rejeita o laissez-faire por causa da falibilidade do homem e da fraqueza moral, deverá também, pelo mesmo motivo, rejeitar todo tipo de ação governamental."

****

"O governo não pode tornar o homem mais rico, mas pode torná-lo mais pobre."

****

"Aqueles que estão pedindo mais interferência do governo estão pedindo mais coerção e menos liberdade."

****

"O principal problema político é como evitar que estado se torne tirânico. Este é o significado de todas as lutas pela liberdade."

****

"O capitalismo não precisa de propaganda nem de apóstolos. Suas conquistas falam por si. O capitalismo entrega os bens prometidos."

****

"É inútil lutar contra o totalitarismo adotando métodos totalitários. A liberdade só pode ser conquistada por homens incondicionalmente comprometidos com os princípios da liberdade. O primeiro requisito para uma ordem social melhor é o retorno à liberdade irrestrita de pensamento e expressão."

****

"O que empurra as massas para o campo do socialismo não é apenas a ilusão de que o socialismo as tornará mais ricas; é também, e principalmente, a expectativa de que o socialismo irá restringir todos aqueles que são melhores do que eles próprios."

****

"Governo é essencialmente a negação da liberdade."

****

"O homem moderno deve se libertar do hábito de recorrer ao estado sempre que algo não lhe agrada".

****

"O capitalismo deu ao mundo o que ele precisava: um padrão de vida mais alto para um número cada vez maior de pessoas."

****

"O conceito de "preço justo" é desprovido de qualquer significado científico; é uma afetação emotiva, uma efusão de desejo, uma luta por um estado de coisas diferente da realidade."

****

"Liberdade significa, além de tudo, a liberdade de se cometer erros."

****

"Toda ação racional é em primeiro lugar uma ação individual. Apenas o indivíduo pensa. Apenas o indivíduo age. As razões são individuais."

****

"No livre mercado, os esforços de um empreendedor em aumentar seus lucros e enriquecer não prejudicam ninguém.  Para ser um real empreendedor, um indivíduo tem apenas uma tarefa: se esforçar para obter o máximo lucro possível. Ao se esforçar para aumentar seus lucros, um empreendedor inevitavelmente terá de melhorar seus serviços prestados. Lucros altos são a evidência de um bom serviço prestado perante os consumidores."

****

 "Lucros e prejuízos são os instrumentos por meio dos quais os consumidores passam o controle das atividades produtivas para as mãos daqueles mais capacitados para servi-los. Qualquer medida para se restringir ou confiscar os lucros irá debilitar esta função de mercado que eles exercem."

****

"O invejoso homem mediano imagina que os lucros dos empreendedores são totalmente gastos em consumo próprio, de maneira hedonista. Uma parte, de fato, é consumida. Porém, só irão alcançar riqueza e influência no âmbito dos negócios aqueles empreendedores que consumirem apenas uma fração de suas receitas e reinvestirem a grande fatia restante em suas empresas.  O que faz com que pequenas empresas se tornem grandes não é o seu gasto, mas sim sua poupança e sua acumulação de capital."

****

"A única fonte de lucros de um empreendedor é a sua capacidade de antecipar melhor do que os concorrentes a demanda futura dos consumidores."

****

"Condenar o lucro é defender o retrocesso da humanidade."

****

"Os verdadeiros patrões em sistema capitalista de economia de mercado são os consumidores. Eles, comprando e abstendo-se de comprar, decidem quem deve possuir o capital e administrar as fábricas. Eles determinam o que deve ser produzido, em que quantidade e qualidade. Suas atitudes resultam em lucro ou em perda para o empreendedor. Eles tornam homens pobres ricos e homens ricos pobres."

****

"Toda essa conversa de que 'o estado deveria fazer isso ou aquilo', em última análise, significa: a polícia deveria forçar os consumidores a se comportarem de maneira diferente daquela em que estão se comportando espontaneamente."

****

"O padrão de vida do homem comum é maior nos países que têm o maior número de empreendedores ricos."

****

"Em um jogo há vencedores e perdedores. Mas uma transação comercial é sempre vantajosa para ambas as partes. Se o comprador e o vendedor não considerassem a transação vantajosa, não a fariam."

****

"O socialismo não é uma alternativa ao capitalismo. Com efeito, não é uma alternativa para qualquer sistema sob o qual os homens possam viver como seres humanos."

****

"As pessoas não cooperam na divisão do trabalho porque se amam. Eles cooperam porque isso serve melhor aos seus próprios interesses."

****

"É impossível entendermos a importância de se ter uma moeda sólida sem antes compreendermos que tal arranjo foi concebido como um instrumento para se proteger as liberdades civis contra as usurpações despóticas perpetradas pelos governos. Em termos ideológicos, uma moeda sólida pertence à mesma classe das constituições políticas e das declarações de direitos."

****

"O liberalismo não tem cores nem flores, não tem música nem ídolos, não tem símbolos e nem slogans. Ele tem a substância e os argumentos. Ambos devem levá-lo ao triunfo."

Sobre o autor

Ludwig von Mises

Ludwig von Mises foi o reconhecido líder da Escola Austríaca, um prodigioso originador na teoria econômica e um autor prolífico. Os escritos e palestras de Mises abarcavam teoria econômica, história, epistemologia, governo e filosofia política.

Comentários (83)

Deixe seu comentário

Há campos obrigatórios a serem preenchidos!