Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.

< Artigos

Economia

O dinheiro não é uma régua, e não serve para mensurar valor

03/04/2018

O dinheiro não é uma régua, e não serve para mensurar valor

Dizer que o dinheiro é uma espécie de régua que serve para mensurar o valor de bens e serviços é uma noção tão simples quanto equivocada, a qual vem enganando excelentes economistas há séculos.

O dinheiro -- ou, caso prefiram, a moeda -- facilita o cálculo econômico ao servir como uma unidade de conta, isto é, um meio comum para precificação de bens e serviços. Ou, dito de outra forma, um pouco mais científica, o dinheiro é um denominador comum para expressar as razões de trocas (os preços) no mercado.

No entanto, qualquer troca sempre envolve valorações subjetivas a respeito de mercadorias. E tanto a oferta de mercadorias quanto as valorações subjetivas sofrem constantes alterações. Consequentemente, e por definição, as razões de troca no mercado são cambiantes. Por definição.

E, sendo também a moeda uma mercadoria (contendo apenas uma diferença quanto ao seu grau de liquidez perante as demais mercadorias, pois a moeda é a mercadoria mais líquida de todas), sua demanda e oferta também variam normalmente, fazendo com que seu preço (seu poder de compra) seja "não fixo". Por definição.

Assim, imaginar que o dinheiro possa ser uma "medida" de valor -- como se valor pudesse ser objetivamente mensurado -- contraria os princípios mais básicos da teoria do valor subjetivo e da ação humana.

Valor pode, sim, ser comparado, mas somente ordinalmente (na forma de um ranking de preferências) e pelo próprio indivíduo subjetivamente. Jamais por terceiros e jamais de forma objetiva.

Sutis, mas, cruciais diferenças.

Sobre o autor

Fernando Ulrich

Fernando Ulrich é mestre em Economia da Escola Austríaca, com experiência mundial na indústria de elevadores e nos mercados financeiro e imobiliário brasileiros. é conselheiro do Instituto Mises Brasil, estudioso de teoria monetária.

Comentários (20)

Deixe seu comentário

Há campos obrigatórios a serem preenchidos!