Voltar

Uma organização criminosa chamada ANVISA

 

No dia 5 de março de 2009 efetuei uma compra on-line em uma loja situada nos EUA.  Adquiri os produtos Nano Vapor, 3 lbs, sabor laranja e Syntha-6 Protein, 2.91 lbs, sabor baunilha. Preço total mais taxa de entrega, aproximadamente US$ 100,00.  Trata-se de dois suplementos alimentares para prática desportiva e aumento de desempenho e massa muscular. 

Ao se aproximar da data prevista para a entrega, comecei a checar ansioso diariamente se minha mercadoria havia sido entregue. 

Eis que um belo dia, ao invés de receber aquilo que havia comprado, chegou em minha residência um telegrama — minha entrega havia sido extraviada no meio do caminho, e o grupo que havia praticado este seqüestro de minha propriedade fazia uma série de exigências para que ela pudesse ser liberada. 

Segue abaixo o conteúdo deste telegrama e, na seqüência, da carta que enviei em resposta:

 

                      ———————————————————————–

Foi destinada a V.Sª., através de remessa postal, Encomenda Internacional que, em virtude de seu conteúdo, foi inspecionada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

Para sua liberação, conforme Regulamento Técnico de Vigilância Sanitária de Mercadorias Importadas- Resolução RDC nº 81/08 é necessário que V.Sª. envie para ANVISA a seguinte documentação:

– Receita emitida por profissional médico contendo:

1) Nome e Endereço completo do paciente, Posologia ou Modo de Uso do produto com indicação da periodicidade do tratamento;

2) Data e assinatura do profissional, seu domicílio ou endereço profissional, e número de inscrição do profissional prescritor no seu respectivo Conselho Profissional.

Esclarecemos que até o momento não foram aprovados registros de alimentos (produtos acabados) contendo a substância “creatina”, tendo em vista a não comprovação de eficácia e segurança de uso, portanto, é proibida a comercialização de produtos contendo essa substância, pois não possuem registro na ANVISA.  Na importação por pessoa física, destinada, exclusivamente para uso próprio ou individual, com receituário médico, é de total responsabilidade do profissional médico a prescrição de produtos ou substâncias ainda não aprovados por esta instituição, podendo esse responder por qualquer dano ocorrido ao paciente, conforme penalidades previstas pelos Conselhos de Medicina.

Obs. A receita ficará retida.

Informamos que a ANVISA não possui atendimento presencial nas Agências dos Correios.  Desta forma, a entrega dos documentos acima mencionados deverá ser feita via postal, acompanhada de uma cópia deste telegrama, endereçada para:

À Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Caixa Postal 66.300

CEP 05314-970

São Paulo-SP

DOCUMENTOS ENCAMINHADOS POR FAX E SUAS CÓPIAS, BEM COMO E-MAIL  NÃO SERÃO ACEITOS.

Havendo a liberação da remessa pela ANVISA, a encomenda será submetida aos procedimentos de desembaraço aduaneiro junto à Secretaria da Receita Federal.

Caso a documentação enviada por V.Sª. não atenda às exigências sanitárias, a ANVISA enviará um novo telegrama com orientações.

Importante: o prazo para cumprimento das exigências sanitárias será de 30 dias, ou seja, até 26/04/2009.

Caso haja necessidade da prorrogação do prazo, ou, não havendo interesse de V.Sª. no prosseguimento do Processo de Importação e deseje que a remessa postal internacional seja devolvida à origem, poderá efetuar a solicitação à ECT através do e-mail: [email protected]

Findo o prazo acima mencionado e, não havendo o cumprimento das exigências sanitárias, a remessa postal internacional, conforme legislação postal será devolvida ao Correio de origem.

                          ———————————————————————

Sr. Ladrão,

Não o conheço, e nem pretendo, por isso não sei seu nome e me refiro a sua pessoa de acordo com sua atitude. Você está roubando minha propriedade, portanto é mais do que adequado ser chamado de ladrão.

Você exige que eu lhe entregue uma receita médica que prescreva a substância creatina, mas lhe digo que não tenho esta receita e nem pretendo obter.  Não considero necessária.  Você diz que o médico que emitisse a receita seria o responsável pela prescrição do produto, mas lhe digo que sou um indivíduo adulto, responsável por meus atos e escolhas, e eu mesmo me responsabilizo por qualquer efeito que esta substância possa causar.

Você me impõe com a força de sua arma este procedimento alegando que a substância creatina não teve sua eficácia comprovada pela ANVISA, mas eu jamais me filiei a esta tal de ANVISA, não conheço e nem quero conhecer quais são seus procedimentos e motivações, e não subordino minhas escolhas à opinião deste grupo. Não pedi e nem quero ter a aprovação ou reprovação daquilo que escolho livremente para meu próprio consumo por parte desta ANVISA.  É incrível que tenha que dizer isto, mas o meu corpo é minha propriedade inalienável, e ninguém a não ser eu mesmo pode decidir o que eu consumo ou deixo de consumir.

Isto não lhe diz respeito, mas morei nos EUA ano passado e comprei em uma loja e usei este produto, que ao contrário daqui é vendido e comprado livremente, e já comprovei sua eficácia e segurança de uso, mas mesmo que não tivesse ocorrido este teste empírico pessoal, lhe pergunto: com que direito você impede a comercialização de algo que eu queira comprar?  Não sou uma criança e você e esta ANVISA não são minha babá e nem meus pais.  Reitero, sou um adulto, e não escolhi vocês para serem meus médicos.  E mesmo que tivesse escolhido, o médico poderia no máximo recomendar ou contra-indicar o uso de uma substância, ele jamais poderia pegar um revólver e impedir através da ameaça a minha vida que eu comprasse e usasse a substância. Ele jamais poderia interceptar um produto contendo esta substância, que fosse minha propriedade, adquirida voluntariamente de um vendedor também voluntário.  Se assim o fizesse, ele seria um ladrão.  E vocês ainda praticam este roubo falando em nome de minha “segurança”! Pois bem, quem irá me dar segurança contra este roubo?  Isto sim que eu gostaria de saber.

Mas o que sei é que foi você quem interceptou minha mercadoria, e é a você que solicito que faça justiça, reparando este mal.  Peço que tire suas mãos de minha propriedade e não leve adiante este roubo.  Eu adquiri estes produtos de uma loja, que o comprou de um fabricante.  Eu paguei com meu dinheiro, fruto do meu trabalho, eles são minha propriedade.  Paguei pelos produtos e pelo serviço de entrega.  Portanto, saia do caminho e cuide de sua própria vida, deixando que eu siga cuidando da minha.  Respeite a vida dos outros, a propriedade privada dos outros e a propriedade sobre o próprio corpo dos outros. Só isso que lhe peço.  Espero nunca mais ter que entrar em contato com você.

Luis Almeida

                         ———————————————————————–

Infelizmente meu apelo à moralidade do responsável direto por este roubo não surtiu o efeito desejado. Ao invés de receber minha propriedade, recebi outro telegrama, dizendo praticamente as mesmas coisas que dizia o primeiro, explicando um pouco mais detalhadamente os procedimentos que o grupo seguiu, como se eu não tivesse entendido aquilo que estava no primeiro telegrama ou como se eu tivesse qualquer interesse em conhecê-los mais à fundo.  Continuo sem minha propriedade, que foi impedida por homens armados de chegar até mim.  E esta sociedade extremamente doente em que vivemos permite que este crime ocorra livremente. Até quando?

Leia também: Luis Almeida venceu a batalha contra a Anvisa?

Últimos Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

157 comentários em “Uma organização criminosa chamada ANVISA”

  1. Caro Luis. Entendo sua indignação pois acabo de receber um telegrama da Anvisa negando a importação de um medicamento necessário e obrigatório para tratamento da minha mãe. No entanto, temos que compreender que nossas atitudes são regidas por leis, normas, decretos, e entre outras, pela Anvisa. Se você lesse antecipadamente as normas da mesma, saberia que isto iria ocorrer, visto que, se você preenche todos os requisitos, sua encomenda seria liberada. Portanto, antes de gritar e esbravejar ao mundo seu descontentamento, informe-se. Vai passar menos estresse e pagar menos mico.
    Um abraço e boa sorte da proxima vez.
    Fernanda

  2. Luis< acabo de passar pela mesma situação. Eu e meu marido temos intolerancia à lactose.Usamos uma enzima, Digestive Advantage, importada dos EUA. Já comprei uma caixa com 12 embalagens, por duas vezes. Agora a tal da ANVISA saqueou minha encomenda(já paga emU$) e recebi o mesmo telegrama. No Brasil não existe essa enzima, as que são vendidas aqui a cada porção de derivados de leite tenho que tomar um comprimido e com essa um comprimido ao dia basta. Mas, como deve haver algum interesse escuso por traz disso tenho que fornecer "declaração de uso". Só que não sei que declaração é essa, o telefone da ANVISA toca até cair a linha, acho que a ANVISA é VIRTUAL!

  3. Fernanda Couto, quem está pagando mico aqui é você com este seu comentário ridiculo, que revela que ou (1) vc não entendeu a mensagem do artigo ou (2) vc compactua com atitudes criminosas. Ou ambos.\nÉ a MESMA coisa que se uma gangue cheia de procedimentos internos assaltasse minha casa, eu “gritasse e esbravejasse ao mundo o meu descontentamento” por este roubo e vc viesse dizer que eu deveria compreender que estes criminosos existem e eles tem suas regras, como por exemplo, assaltar casas de pessoas que não lhe deram presente de Natal (este é o requisito arbitrário deles que deveria ter sido preenchido), e que por isto a culpa foi minha por não ter me informado disto antes.\nSimplesmente patética sua declaração. Vc defendeu os criminosos e atribui culpa a vítima. \nMelhor sorte da proxima vez que tentar comentar qualquer outra coisa e emitir sua nojenta opinião.\n

  4. Caro Luis Almeida. Como médico, informo que realmente não comprovação pela ciência médica de eficácia anabolizante da creatina oral. Refiro a estudos médicos sérios! Agora também não há estudos mostrando efeitos deletérios, por esse motivo é encontrado nas farmácias dos EUA. Compartilho de que estas portarias da ANVISA são generalizadas, partindo do princípio de que não tendo comprovação de benefício não justifica seu uso (do ponto de vista médico). Voce pode questionar, bem utilizei antes e senti bem, mas será que foi somente pela creatina? e as outras variáveis? Na medicina séria não existe “achismos” mas estudos científicos bem documentados para termos boa credibilidade de uma nova droga ou terapia. Abraços.

  5. Caro Luis Almeida,\nSolidarizo-me com você e compartilho o seu sentimento de indignação.\nAlguns comentários postados aqui revelam total ignorância quanto à questão das liberdades individuais, e indicam a que ponto chegou o conformismo e a adaptação ao jugo bovino que os governos totalitários conseguiram colocar na grande maioria da população.\nO mito do Estado “protetor” está mais vivo do que nunca.\nMises & Rothbard neles!!!!!\nAbraços,\nRHu\nEngº Mecânico\nRio de Janeiro

  6. Encomende Cocaina da Bolivia e espere chegar em casa..\nse voce conhece os suplementos deveria saber que a Creatina esta proibida no Brasill se quer pagar barato compre no cambio negro… ou algum estabelecimento que faça contrabando..\neu tbm gosto de tomar creatina, mais tbm conheço a ANVISA.. é um Orgão do Governo!!!ele fiscaliza remedios e outras coisas deste tipo que voce comprou…\n\nEstou com um problema parecido com o seu por ter comprado um Whey protein … que ridiculo né… mais se não tivessemos regras … viria maconha, cocaina, viagra… e outras coisas atraves dos correios…\n\ntive um amigo que teve o Tribulus retido e apresentou a receita medica e foi liberado… basta vc ir em um postinho de saude do seu bairro e conversar com o medico, mostre a ele o telegrama.. ou faça uma consulta com um especialista particular…\n\nsó não em venho com ignoranciar mencionar o Art. 5º da constituição!!!\n\n

  7. Darlan, parece que vc está ameaçando entender, mas ainda não entendeu.
    É isso mesmo, se encomendarmos cocaina da Bolivia e a ANVISA, a Polícia, a alfandega ou quem quer que seja interceptar e reter o produto, será um roubo como o descrito no relato acima.

    E sinto muito ouvir sobre o crime de roubo de Whey que vc foi vítima.

    Nos resta fazer coro com o Luis: “Até quando?”

  8. ” É isso mesmo, se encomendarmos cocaina da Bolivia e a ANVISA, a Polícia, a alfandega ou quem quer que seja interceptar e reter o produto, será um roubo como o descrito no relato acima. “\n\nSanto Deus… Qual é o limite?

  9. Fernando, o seu comentário desviou-se de uma retórica apreciável, tornando-se falácia. O argumento aqui é: com que direito a ANVISA proibiu se não possui dados que a deem o direito para tal?\n\nÉ preciso haver um estudo científico nacional? Talvez. Mas o governo deveria ter estudado todos os papers (e são muitos) publicados e, com tal embasamento, tomar uma atitude. Determinar um regulamento sem nenhum fundamento é, antes de tudo, autoritarismo e, em segundo plano, “burrocratismo” e abuso de poder público. É sempre interessante observar como algumas medidas políticas proibitivas surgem num dado momento, sem aparente sentido. Mas por que só agora foi tomada tal atitude? Por que não antes ou depois? Alguém deixou de receber? Algum lobbista de uma farmácia multinacional? Proprina? Decisão interna de uma pessoa só? A máquina pública é tosca. A máquina pública já está sem condutor há muito…\n\n

  10. Os médicos precisam ficar em dia com a própria saúde. Pesquisa do Conselho Federal de Medicina (CFM), realizada com 7.700 profissionais, revela que quase metade deles apresenta quadro preocupante de transtornos psicológicos. Quarenta e quatro por cento sofrem de depressão ou ansiedade. E a grande maioria, 57%, tem estafa e desânimo com o emprego.\nEstadão, 21/5/2008

  11. É incrivel como este “Eu” não conseguiu entender nem o elementar do argumento, mesmo estando tão claro e direto no artigo e na discussão subsequente. Se não fosse um fake eu estaria com vergonha alheia.

    “Dados que deem direitos”? Dados técnicos a respeito de um produto não dão direito a nada. Não é daí que surgem ou deixam de surgir direitos.

    As pessoas possuem um direito de propriedade inalienável sobre o próprio corpo e sobre bens que obtenham legitimamente através de trocas voluntárias e/ou da apropriação original. E ninguém tem o direito de dizer nada a respeito sobre o corpo dos outros ou sobre suas outras propriedades.

    Mesmo se existissem “dados”, “estudos científicos nacionais”, “papers” etc, que comprovassem por A+B que um produto é prejudicial a saúde, nem assim poderiam proibir a comercialização deste produto.

    O mais engraçado é vc reclamando de autoritarismo quando vc evoca um autoritarismo nefasto sobre a propriedade do corpo de outras pessoas.
    Deixe-me dizer uma coisa: vc não tem nada a ver com a vida dos outros e oq eles fazem sem prejudicar diretamente a propriedade de terceiros. Se eles quiserem se matar ou consumir algo que vc ache que faz mal, vc não tem nada a ver com isso.

    Enfim, deixo um dito popular pra encerrar: “Deus deu a vida, para cada um cuidar da sua”.

  12. Luis, primeiramenete você tem que aceitar o fato que vive numa sociedade regida por leis e órgãos burocráticos específicos.\n\nConcordo com o fato de seu corpo é seu bem próprio e cabe a você decidir como tratá-lo. Chegando no ponto em discussão: é óbvio que se um produto farmacêutico (e a creatina o é, já que é sintetizada em laboratório) passa a ser considerada, após vários ensaios clínicos, danosa à saúde, cabe ao órgão burocrático que regulariza tais tipos de produtos retirá-la imediatamente ao mercado. Esse é apenas um lado da moeda. Imagine que o produto comprovadamente faz mal. 10 milhões de pessoas não o sabem e a utilizam, fazendo com que suas saúdes sejam abaladas permanentemente e por outro lado, você sabe que faz mal e ainda assim decide tomar. Qual a posição que você acha que o governo irá tomar? O governo, a priori, deverá ter os meios científicos de estudar e tomar decisões pela maior parte da população que não tem condições ou conhecimento para tal. O governo está lá eleito para isso. Para tomar decisões por você. Quantos remédios foram retirados do mercado, por, tardiamente, apresentarem efeitos nocivos inesperados? O que você acharia de um membro de sua família tomar tal remédio por não saber de tal informação e sofrer consequências em sua saúde? Mas, agora, se o governo retira tal produto de circulação não haverá tal problema. Inclusive o embargo de determinados fármacos é motivo de mais pesquisa e melhor desenvolvimento. A creatina que hoje está no mercado é bem diferente da que antes era extraída diretamente da carne. As coisas evoluem e tem um processo legal esperado. Você pode se indignar, mas não trazer para a esfera pessoal. O seu argumento de que o corpo é seu não se sobressai sobre o do governo: o de que muitas pessoas podem sofrer por ignorância. Você ou milhões? Por isso falei da prova e do método científico. Ademais, todas as outras abordagens são tendenciosas e são do âmbito dos achismos e gostos pessoais. Se você sabe que faz mal e quer se sentir mal porque é seu direito, existem muito outras formas de se sentir mal. Você pode quebrar seu próprio dedo, jogar-se de uma altura considerável. Porque você decidiu por essa? Se você utiliza o argumento de que o corpo é seu, não importa se a substância foi retida. Você deveria sentir-se assim há muito. Antes de seu produto ser retido. Você deveria já se sentir assim por ser parte e fazer a máquina pública operar quer queira ou não. Mas você não fez nenhuma dessas coisas. Foi uma questão PESSOAL que o levou a discutir o formato atual do sistema. \n\nOutra coisa: não defendo a máquina burocrática, nem o autoritarismo. Mas, você há de convir que qualquer decisão de governo é decisão generalizada e, portanto, autoritária para determinados grupos. Como você mesmo gosta de ditos populares: “Nem Jesus agradou a todos”. \n\nQuando você diz: “as pessoas possuem um direito de propriedade inalienável sobre o próprio corpo e sobre bens que obtenham legitimamente através de trocas voluntárias e/ou da apropriação original” o que você quer dizer com legitimamente? Aparado em quais leis? De quais países? É acordado por vários legisladores que o Brasil possui um dos melhores códigos de leis do mundo. Aplicabilidade e obediência são outra história.\n\n\nReitero que o argumento válido é: não é sensato proibir sem base científica.\n\n\nUm último argumento: a AVNISA autoritaria e deliberadamente retirou produtos vencidos e mal conservados de supermercados para você, retirou e apreendeu fármacos proibidos, alterados ou vencidos das farmácias para você, dentre outros. Ou você vai insistir no argumento tosco de que tem o direito de importar cocaína da Bolívia porque o corpo é seu? Tente atravessar a fronteira México-EUA porque o corpo é seu. Espere o Brasil entrar uma guerra para você ver se o corpo é mesmo seu. Aí sim podemos entrar numa discussão acerca da liberdade humana. Dos direitos verdadeiros. Da sociedade e da utopia. Mas em outros termos. Não em termos de um suplemento alimentar ainda em estudo…

  13. Eu, nao temos as melhores leis do mundo. Veja a legislaçao tributária. Fato é que se as pessoas nao possuem informaçao suficiente o melhor é dar a informaçao e deixá-las decidir. Ou mesmo nao dar a informaçao e deixar que as pessoas pesquisem o quanto acharem necessário (através de papers, instituiçoes reconhecidas, etc.). Continuando assim o governo vai querer dizer com quem podemos ou nao nos casar. Somos tratados como idiotas. E tem gente que gosta.

  14. É Luis, vc atentou para a ironia desse “Eu” ser autoritário e reclamar de autoritarismo e ele na sequencia veio a confirmar seu total apoio ao autoritarismo, negando inclusive o direito de propriedade sobre o próprio corpo.
    O corpo não é seu, o corpo pertence ao estado!

    Veja como “funciona” a mente do ditadorzinho: Se o estado tem o PODER de sequestrar seu corpo através do alistamento militar obrigatório, logo ele tem o DIREITO de propriedade sobre seu corpo!

    Na cabeça dele, um assaltante que aponta uma arma para sua cabeça e leva seu carro tem o DIREITO de propriedade sobre sua vida e seu carro.

    A origem desse forma de “pensar” fica clara quando ele demonstra não saber de onde vem os direitos questionando em “que leis eles estão parados”, “de que país”. Encara as leis como algo vertical, ditado e imposto de cima para baixo. Desconhece totalmente os direitos naturais dos seres humanos.

    Remedios falsos? Produtos vencidos? A lei contra fraude é o suficiente para combater tudo isto.

    Existem muitos “dados”, “estudos científicos nacionais”, “papers” etc que mostram que cigarro, bebida alcoolica e gordura fazem “mal a saude”. Muitas pessoas não sabem disso, não tem capacidade para analisar os riscos à suas saudes e consomem estes produtos assim mesmo. “Mas, agora, se o governo retira tal produto de circulação não haverá tal problema.”
    E pensar que um ser desses teve a cara de pau de reclamar de “autoritarismo”!!

    E quanto a débil contradição dele: “O governo está lá eleito para isso. Para tomar decisões por você.”
    E quem tomou a decição de eleger esse governo? Quer dizer, as pessoas são imbecis para decidirem o que é bom para elas, mas são totalmente capazes de decidir quem pode decidir o que é bom para elas. hehehhehe Viva a democracia! (sic)
    De fato ele até defendeu a nefasta criminalização das drogas!

    Por fim, imagino o “Eu” antes da abolição da escravidão dizeno: “Kunta Kin Tê, primeiramenete você tem que aceitar o fato que vive numa sociedade regida por leis e órgãos burocráticos. Vc não pode fugir da senzala!”

  15. “muitas pessoas podem sofrer por ignorância”

    Ô! Que bom que vc está aqui defendendo estas ideias fascistas! Que bom que temos uma pessoa com inteligência superior as demais para protegê-las de suas próprias ignorâncias! Que bom que o estado é composto por uma raça de seres superiores! Que bom que vc existe e me protege baseado em seus estudos, caso contrário eu e milhões poderiámos estar consumindo veneno de rato, detergente e até creatina!

    “Of all tyrannies, a tyranny exercised for the good of its victims may be the most oppressive. It may be better to live under robber barons than under omnipotent moral busybodies. The robber baron’s cruelty may sometimes sleep, his cupidity may at some point be satiated; but those who torment us for our own good will torment us without end, for they do so with the approval of their own conscience. – C. S. Lewis”

  16. Parece que vocês não leram o que escrevi. Terminei o texto falando que a liberdade humana é tema para outra discussão. O nosso corpo sendo propriedade do Estado. Claro que é errado. Facista? Cara, o Estado atual deveria priori deveria zelar pela maioria. Não estou dizendo que o faz. E não vejo um sistema social fechado exercendo tal zelo. O ser humano é vário, heterogêneo e amplamente imaturo. Um sistema de governo nunca irá melhorar as coisas. Como se zela, sem autoritarismo por milhões de desconhecidos? Estamos longe da revolução proposta em Zeitgeist porque o homem não evoluiu sua consciência a ponto de pensar em prol de todos. É muito bonito pensar em todas as possibildiades disponíves, sem controle autoritário, com distribuição de bens, com direitos garantidos. Se assim fôssemos, não haveria de existir sequer um sistema fechado, nem líderes, nem oposição. Seria o homem pelo bem do homem. A ciência pelo bem do homem.

    Voltando ao assunto, se um pesquisador da área tem motivos para não dar aval a determinado produto algo deve estar errado. Não tenho culpa do autor do texto ter perdido o dinheiro dele. Coisas do sistema capitalista. Você utiliza, você sofre as consequências. Você insiste em um ponto que o corpo é seu e você faz o que você quiser. Parece-me uma opinião muito simplista e infantil: achar que tem o direito de usar algo que faz mal só porque o corpo é seu. Seu corpo é seu templo. É sua saúde. Você deveria ter a consciência disso e tratá-lo com cuidado. Não posso te impor isso, de fato. Não é justo e é opressor. Mas acredito que seres humanos ditos “evoluídos” não precisam mudar estado de consciência com drogas por motivos torpes, nem patrocinar a Ambev com seu salário suado, nem patrocinar a indústria do carnaval burguês, nem utilizar algo que faz mal Pa saúde porque pode fazer o que quiser com o corpo. Mas o homem atual é subproduto do termo humanidade. Nenhum governo conserta isso. Os indivíduos que consertam a si próprios. Quanto tempo para tal evolução? Não sei.

    Mas, como já disse, estou discutindo nos termos da sociedade brasileira atual.
    Fernando, você é totalmente falacioso. O problema da creatina é um e do cigarro outro. Estou discutindo com argumentos de um tema. Você vem rebater com um argumento tosco como o do cigarro? Cigarro é lobby puro. E se a creatina também fosse defendida por tais lobbys estaria liberada. Mas não está. Ou falta lobby ou realmente algum engenheiro químico não deu aval.

    “A lei contra fraude é o suficiente para combater tudo isto.” A ANVISA é uma agência de VIGILÂNCIA. A polícia irá nos supermercados e nas farmácias? A polícia irá avaliar a composição de cada produto e fazer os relatórios técnicos? A pesquisa? Tudo?

    Cansei de discutir. E creio que a discussão não irá evoluir pois:

    a) Você confunde direito supremo de inclusive fazer mal ao seu corpo com a ideia de que precisamos de uma sociedade livre onde todos tem direito de obter os que lhes é por direito. Mas é contraditório querer tal sociedade “evoluída” se você não é evoluído ao ponto de não querer fazer mal ao seu corpo só porque o quer.

    b) Discuto nos termos da sociedade atual brasileira. Proponho os argumentos nos limites legais atuais. Você discute nos termos filosóficos obtidos pelo estudo pessoal. Não há como cruzar o que você crê filosoficamente com o que é praticado atualmente. Se você não concorda com o sistema atual você pode tentar alterá-lo, destrui-lo de alguma forma ou mudar de país. Mas não fazer nada disso e só reclamar querendo que ele se encaixe nos seus moldes não funciona.

    c) Sempre que tento explicar o motivo pelo qual o governo fez tal coisa com seu produto sou denominado facista. Estou mostrando o que o governo pensa. Se o governo está para governar para a maioria ignorante, quais decisões ele deverá tomar? A sociedade está muito longe de ser evoluída para não precisar de um governo, nem de tiranos, nem de futilidades. Basta ir ao carnaval, basta ligar na globo, basta ouvir música. Achei Zeitgeist bastante interessante, mas revolução humana, a revolução interior proposta pro Krishnamurti está longe de ocorrer porque ela é individual e atemporal. Acontece em cada um, em épocas diferentes. Eu desprezo quaisquer formas de governo. Tento fazer meu melhor. Como ente, não como cidadão…

  17. Tenho a felicidade de ser médico e poder receitar o que bem entender para mim, para meus pacientes e familiares.
    Acho que a ANVISA tem um papel a cumprir. Mas é uma agência castradora.
    Nivela por baixo, nivela pela ignorância da maioria.
    Vem de um governo populista, paternalista e que quer proteger. Protege a massa, mas aqueles que têm bom senso, que poderiam gozar de livre arbítrio responsável, como eu, você, e muitos desta página, sofrem as consequencias.
    O problema mais sério da ANVISA é o comportamento radical, autoritário, muitas vezes sem lógica, e muito mais vezes pautado por interesses políticos e financeiros.
    Cedem à indústria farmacêutica (bloqueando o registro de suplementos que SÓ TRAZEM BENEFÍCIO, conforme mostram estudos clínicos).
    A maior fonte de renda da ANVISA é a Big Farma. Suplementos ficam à deriva.
    Se existisse uma Pfizer da vida por trás da creatina, haveria vários trabalhos científicos favoráveis, seria feita uma propaganda em massa para os médicos e o produto estaria a venda. Infelizmente é assim que funciona. Mas já que a creatina, a melatonina, o DHEA não tem dono, são tratados como lixo.
    E as coisas vão piorar…
    Já ouvi de pessoas da própria ANVISA que: “a ANVISA é PT, quer cada vez mais coibir o uso de suplementos e martelar na cabeça das pessoas que o pratinho com arroz e feijão é suficiente para que todos sejam felizes.” Um discurso chavista, mascarado, mentiroso, interesseiro e dissimulado.
    Por fim, alguém aí me responda: que tal o Sr vice presidente entrar no país com a mala lotada de medicamentos experimentais? Será que ele precisou fazer uma declaração de uso e finalidade para a ANVISA?

  18. Gustavo Vilela,

    Bem legal o seu comentário, alguém “de dentro” expondo o que nós aqui sempre imaginamos: toda agência reguladora coerciva termina completamente corrupta. É natural que isso aconteça, não há incentivos para combater tal coisa.

    Só uma discordância: o problema mais sério da ANVISA não é seu radicalismo ou outras coisas que você menciona. O principal problema, que o autor do texto quis ressaltar, é o fato de ela ter poder coercivo. Ela deveria se limitar a recomendar certos produtos e não recomendar outros, mas jamais usar de força pra proibir. Aqueles que confiarem na ANVISA, seguirão sua recomendações. Os que preferirem correr riscos ou confiarem mais em outras agências, ignorariam a ANVISA.
    Isso seria uma regulamentação de livre mercado, muito mais eficiente aliás.

  19. Fernando Chiocca

    Gustavo Vilela

    If you are not free to choose wrongly and irresponsibly, you are not free at all. – Jacob Hornberger (1995)

    Você acha que atacar violentamente alguém que realiza uma troca voluntária é uma maneira de proteger esta pessoa?
    Atacar e proteger, opostos, se tornaram sinônimos para você?
    A Anvisa não tem papel nenhum a cumprir, a não ser que você ache que criminosos têm papel a cumprir. Ela deve ser extinta.
    Se quiser existir pode ser apenas com o papel de aconselhar, jamais de proibir através do uso da força.
    Seu comentário foi um tanto quanto preconceituoso. Mas mesmo que “as massas” não possuam discernimento para escolher e não sejam capazes nem de escolher qual pessoa ou agência de aconselhamento escolher ( oque é um contrasenso, já que são as massas que escolhem e aprovam a existência da Anvisa), isso é um problema que atinge apenas quem faz as escolhas e você não tem o direito de agredir ninguém que não faça uma escolha que você considere sábia.


    Liberty is always dangerous, but it is the safest thing we have. – Harry Emerson Fosdick

  20. Fernando Chiocca,

    A única pessoa que eu ataquei no meu texto foi o governo.
    Se você acha que ataquei outrem, peço que desconsidere. Só quero atacar o governo mesmo.
    Quero explicar melhor o que eu disse.
    Quando digo que a ANVISA tem o seu papel a cumprir, quero dizer que é importante demais que exista uma forma de controle sanitário no país.
    Caso contrário teríamos leite contaminado, carne sem controle de origem, medicamentos com lotes de vencimento vencidos, e qualquer um poderia inventar um chazinho e por na prateleira para vender. É importante que haja critérios para a saúde de todos. Portanto, ela TEM SIM um papel a cumprir.
    Quando compramos 1 pacote de biscoito, você não tem como saber se a fábrica que o fez usa água limpa, se tem rato andando em cima dos pacotes, se o cara que mexe na farinha coçou a mão no saco antes e não lavou a mão… quando somos consumidores não temos como saber disto. Se temos um órgão sanitário que controle, ficamos menos à mercê.

    Sobre o uso de suplementos ou medicamentos sem registro na ANVISA.

    Sobre o que falei das massas: não sou preconceituoso. Adoraria que todos pudessem escolher livremente tudo na vida. Imagine a situação: um leigo (não médico) vê na internet um suplemento para melhorar a ereção. O fabricante é lá da Conchinchina. O cara compra, toma e morre, pois ali dentro havia altos níveis de alguma toxina.

    Portanto, é “compreensível” que a ANVISA queira ter controle sobre estas coisas também.

    Lógico que você pode dizer; “Mas o cara que comprou correu o risco. A saúde e a vida são dele”. Mas como saber se o cidadão sabe mesmo? Foi o que eu disse. Nós aqui nesta página muito provavelmente sabemos disto. Podemos escolher. É um consentimento esclarecido. Diferente de alguém que seja ingênuo (e que não compraria se imaginasse o risco). Até hoje quantos milhares de pessoas são vítimas de estelionato e de golpes ridículos?? As pessoas são ingênuas mesmo… Foi pensando nestas pessoas que disse que a ANVISA protege. E é este o argumento que a própria ANVISA usa.

    Quero deixar claro que eu ODEIO a ANVISA. Se eu mandasse naquilo, seria bem diferente. Mas não posso fazer nada…

    Veja o cúmulo do absurdo: estes dias eu li num grande restaurante aqui em São Paulo o seguinte aviso: “Por determinação sanitária, não servimos ovos com gema mole.” E embaixo tinha a lei que proibia isto. Isto é o cúmulo do autoritarismo. O governo quer interferir até na gema mole!!!!!!!!!!!!!!! Bastasse INFORMAR: “O consumo de gema mole aumenta o risco de transmissão de doenças infecciosas”. Mas quem decide é o cliente…

    Acho que para cada encomenda que chegasse de fora, a ANVISA deveria enviar um telegrama dizendo: “Prezado Sr., devemos informá-lo que o prduto que o sr. comprou NÃO TEM registro na ANVISA. Por este motivo, não temos como garantir sua segurança e a eficácia. O uso deste produto pode acarretar danos sérios à saúde. Use-o sob sua total responsabilidade”.

    Isto, sim, seria digno de um país democrático. Mas eles preferem “proteger” os desavisados, proibindo.

    A ANVISA não deveria proibir. Seu papel é o de REGULAR, INFORMAR, EDUCAR.

    A decisão final é sempre do cidadão.

    Abç

    GUstavo

    PS: discordo do que você disse. “as massas que escolhem e aprovam a existência da Anvisa”.

    Não acho que o povo escolheu a ANVISA.

    O povo escolheu o Lula, que deu amplos poderes à ANVISA. Como eu disse, ele é autoritário. Governo esquerdista medíocre. A ANVISA é uma enorme fonte de renda para o governo. Quam sustenta aquilo é a indústria farmacêutica.

  21. Gustavo,

    Excelente ponto de vista:

    “informo que realmente não comprovação pela ciência médica de eficácia anabolizante da creatina oral. Refiro a estudos médicos sérios! Agora também não há estudos mostrando efeitos deletérios, por esse motivo é encontrado nas farmácias dos EUA.”

    Nessa frase inocente está uma diferença filosófica importante:

    Brasil: Ñ está permitido na lei ? Então é proibido.
    EUA: Ñ está proibido na lei ? Então é permitido.

    Ou seja, nos EUA podemos tudo exceto o proibido. No Brasil só o que está permitido.

  22. Gustavo Vilela,

    Você é um positivista. As pessoas compram “garrafada” livremente e não morrem mais pessoas por isso do que comendo bacon.

    A maior parte da comida de rua é vendida sem qualquer fiscalização e também não se morrem mais pessoas por causa disso do que comendo açucar.

    Você é um paternalista positivista.

    Você já ouviu falar de legítima defesa?

    O fabricante de biscoito tem o direito de se defender da Anvisa, ele pode inclussive assasinar o fiscal caso ele tente entrar na fábrica sem autorização do dono fábrica.

    Se eu quero comprar veneno eu tenho o direito de me defender de alguém que tente me impedir de comprar veneno. E eu posso assassinar qualquer um que tente me impedir de comprar uma garrafada, veneno, creatina, açucar, bacon … isso é legítima defesa.

    Você não é melhor do que os outros para dizer o que é bom ou ruim. Se você só compra produtos com o selo do Imetro ou da Anvisa isso é problema seu, você não pode impor isso nos outros, se tentar impor então é legítimo que os outros te matem em legítima defesa, pois impor a Anvisa ou Imetro a terceiros faz com que você se torne um agressor criminoso.

  23. Gustavo Lengler

    Questão complicada essa hein? Acho que há alguns pontos claros, entretanto:
    – o direito à livre-arbitrio é inviolável

    – a não-observância das regras de um país não garante o direito a fazer algo que não é permitido. Logo, separemos os problemas – uma coisa é lutar para mudar a regra, outra é querer transgredir a regra)

    – Temos um problema clássico de externalidade. Drogas como o crack ou a cocaína, por exemplo, podem matar não apenas os usuários, mas podem destruir famílias. Esquecendo o lado social, um pai que tem um filho drogado provavelmente não será tão produtivo quanto um pai de uma família estável e estruturada. E um drogado pode vir a matar um filho de outra família. E assim precisamos de mais policiais para nossa segurança. Acho que fica clara a externalidade, não? (Ja deixo claro que, mesmo assim, pode muito bem haver a discussão se é certo ou errado, ou até que ponto as drogas devem ser liberadas – não estou, portanto, defendendo um lado ou outro).

    – Especificamente no caso da creatina, não podemos verificar se há externalidade negativa (não há estudos apontando que ela faça mal ao ser humano, muito menos a sociedade como um todo). Diante disso, todos poderiam ter o direito de comprar a creatina, lembrando que, para isso, no Brasil, precisamos mudar as regras do jogo. Confesso nao saber se por meio de portaria, instrução normativa, lei, lei complementar, emenda constituicional ou qquer outra dessas regras ou ainda que as regras estão de acordo com a livre venda e a ANVISA é que já age errado impondo restrições a um produto que ela nao poderia impô-las.

    – Se a questão é barrar um produto que pode trazer prejuízos à saúde, a anvisa poderia, como alguns já disseram, diminuir a assimetria informacional, alertando sobre os riscos de cada um dos produtos. No entanto, há casos que não é possível se limitar a um aviso. O exemplo mais simples é a barração de carne contaminada. Nada impede que, apesar de um severo aviso sobre a carne estar imprópria para consumo, um pai desavisado compre ignorando o aviso e dê para um filho. Em outros casos, selos com certificado de procedencia já poderiam ser suficientes(e o órgão nao precisa ser público, obviamente… alías, melhor que sejam vários, e todos privados.

    Mas, no fundo, no fundo, percebo que a discussão infelizmente se perdeu entre os que estão conversando no mundo da lei em que vivemos e outros que estão indignados pela lei que temos hoje X a lei em que poderíamos viver.

  24. Breno Almeida,

    Eu repito que NÃO CONCORDO com a ANVISA.

    Leia de novo o que eu escrevi. Do jeito que você fala fica parecendo que eu sou da ANVISA.

    Acho errado retirar das pessoas o livre arbítrio. Eu apenas mostrei a ótica sob a perspectiva da ANVISA (o que eles alegam quando proíbem). Mas eu acho que o cidadão é quem deve decidir o que deve ou não consumir.

    Eu não sou nem um pouco paternalista. Por mim entrariam todos os suplementos no Brasil.

    Acho que a ANVISA precisa existir, pelas razões que expliquei acima.

    Você disse: “As pessoas compram “garrafada” livremente e não morrem mais pessoas por isso do que comendo bacon.” Não se isto procede, pois desconheço as estatísticas de morte por uso de garrafadas (não deve haver registro oficial disto). Mas concordo com você que o bacon pode matar (e mata).

    Você disse: “Você não é melhor do que os outros para dizer o que é bom ou ruim.” Longe disto. Estou aqui colocando meu ponto de vista, sem agredir ninguém, e lendo educadamente o que todos escreveram. Não dito regras. Não mando em nada. Só falo o que penso. Quando mostramos uma opinião, dizemos o que pensamos estar certo ou errado. Mas isto não é absoluto.

    Você disse: “Se você só compra produtos com o selo do Imetro ou da Anvisa isso é problema seu, você não pode impor isso nos outros”. Não, eu não compro somente estes produtos. Como eu havia dito, a maior parte dos produtos que uso (suplementos e vitaminas) são importadas da Europa e EUA. E repito: eu não impeço nada aos outros. Quem impede é a ANVISA. Vai brigar com eles lá em Brasília!

    Você disse: “se tentar impor então é legítimo que os outros te matem em legítima defesa”. Eu não sou advogado, sou médico, mas acho que a legítima defesa só é válida quando se tenta tirar a vida de outro (quando nos defendemos de uma tentativa de assassinato). E mais uma vez: eu não tento impedir nada.

    PELO CONTRÁRIO: TODOS OS MEUS PACIENTES COMPRAM TUDO IMPORTADO, COM A MINHA RECEITA!!

    Mais um detalhe, Breno: sou um cidadão comum, sou contra a ANVISA e este governo atual, mas mesmo assim eu consigo MANDAR a ANVISA liberar um suplemento importado. A ANVISA não tem poder contra o médico. O médico tem autoridade, por força de lei, de determinar a importação de produtos que ele entende serem importantes para seu cliente.

    Portanto, se posso lhe dar um conselho (espero que você não venha me agredir novamente), procure um médico de sua confiança e peça para ele lhe receitar o que você precisa. Existem empresas (importadoras) que podem trazer seus suplementos sem problema.

    Vedo a animosidade das pessoas passo a entender porque o povo anda matando filho, namorada, ex mulher aí na TV. Devem estar nutricionalmente deficientes. Que tomem suplementos pra cabeça!!

    Abraço a todos e GUARDEM AS ARMAS. Isto aqui é apenas um BLOG!!

  25. Ah, e esqueci de dizer para vocês. O uso de creatina está liberado no Brasil há alguns meses.

    Eu mando manipular para meus pacientes ou então mando importar.

    Mas a ANVISA não considera mais proibido (demorou…)

    ANVISA deve ser um bando de gente procurando pêlo em ovo, estudando e re-estudando regruinhas sem nunca terem visto um paciente na frente.

    São meramente burocratas.

    Gostei dos comentários do Gustavo Lengler e do Erick Skrabe.

    Concordo com vocês.

    Abç

    Gustavo (quantos Gustavos aqui!)

  26. Gustavo Vilela,

    Primeiro eu te devo desculpas pela aparente grosseria, claro que não foi essa a intenção.

    Na realidade foi uma argumentação absurda para chamar a sua atenção! Deu mais ou menos certo.

    A idéia é ilustrar de forma absurda que o fim da Anvisa é uma questão de legítima defesa: do homem comum contra o estado.

    Vale a leitura: mises.org.br/SearchByAuthor.aspx?id=203&type=ebooks

    Ou: Que aquilo que é melhor para todo mundo (e eu entendo o seu argumento de que Anvisa é necessária, mas muito mal administrada) não tira o direito do cidadão comum de fazer bobagem com ele mesmo.

    Ou que não tira o direito do cidadão comum de se defender de qualquer um que o impeça de fazer bobagem com ele mesmo.

    Ou que o dono do restaurante não tem que colocar porcaria nenhuma de placa avisando sobre os perigos do ovo mole. E se tentarem forçar a colocada da placa, alegando que o consumidor é ingênuo. O dono do restaurante pode se defender para garantir o próprio direito de não colocar a porcaria do aviso.

    “O médico tem autoridade, por força de lei, de determinar a importação de produtos que ele entende serem importantes para seu cliente.”

    E isso é uma pouca vergonha! Criar uma casta de privilegiados! Que enriquece as custas da retirada do direito dos outros! Direitos deveriam ser iguais para o homem médico e o não médico: afinal são todos homens! Cabeças já rolaram por menos!
    (Tá vendo mais argumentos absurdos, as vezes eu não consigo me controlar, vou procurar um médico 😉 )

  27. Olá, Breno,\r
    \r
    hahahaha vc foi mais simpático desta vez.\r
    Pois é, eu tb acho que todos poderiam importar suplementos livremente.\r
    Mas… pelo menos existe esta brecha na lei (a que permite que com o médico supervisionando e indicando), você possa importar.\r
    E o pior: é o médico o responsável se algo acontecer com o paciente que usou um suplemento importado.\r
    Eles alegam que “como a ANVISA não analisou a eficácia e segurança do produto, não podem garantir nada, e o médico é totalmente responsável, pela prescrição”.\r
    O médico é sempre responsável, obviamente, mas por exemplo: se o paciente tem uma alergia grave a uma aspirina ou se tem uma hepatite fatal com um paracetamol, ele nao será incriminado, pois foram reações imprevisíveis e imputáveis ao remédio, e estes medicamentos SÃO registrados. \r
    \r
    Se o mesmo ocorrer com algo sem registro, tudo recai sobre o médico, e complica para o lado dele. Veja que absurdo… Eu tenho que comprometer todo meu trabalho, nome, dignidade, profissao, etc e me arriscar para poder tentar ajudar alguém. É foda, pois sabemos que estamos prescrevendo suplementos com todas as boas intenções, mas não são isentos de efeitos adversos.\r
    \r
    É preciso dizer que a ANVISA decide muito mais por questões políticas do que em nome da saúde do cidadão. E em nome dos bolsos de muitos governantes da ANVISA.\r
    \r
    Afinal, ANVISA é governo. O que se esperaria dela, então? Quer coisa mais em descrédito do que este governo? Só não é para os que ganham bolsa esmola.\r
    \r
    Outra coisa para te deixar irritadinho: nós, deuses médicos, também não somos obrigados a nos submeter ao rodízio de carros de são Paulo. Todos os outros, mortais, precisam…\r
    \r
    hauhauhauhahaa\r
    \r
    Cuidado pra não convulsionar, Breno!!!!!!!\r
    \r
    Abração,\r
    \r
    Gustavo\r
    \r

  28. As leis são claras e abertas para que todos possam ver. Dizer que a ANVISA “roubou” o seu medicamento, é uma coisa absurda, ja que, o seu DEVER é saber o caminho onde pisa. Você deveria ter consultado todos os órgãos necessarios para que seu pedido fosse completado, o correio, o site, e a ANVISA. O trabalho da Anvisa é zelar pela sua vida. Todos tem direito a vida, ja diz o art.5 da CF, porem zelar pela sua vida é um dever do ESTADO, que o faz por meio de órgãos competentes. A ANVISA fez o trabalho dela, evitando que você atentasse contra a própria vida, ja que por critério da própria ANVISA o seu medicamento é “proibido” no Brasil por motivos de ineficacia.
    A lei ja diz que todo cidadão tem um prazo (que eu não me recordo os dias, mas acredito ser 30 dias) para conhecer uma lei.
    Então na proxima vez, se informe sobre o assunto.

    OBS: eu acho que você esta certo em ficar injuriado com o fato. Eu ficaria também.
    Só estou dizendo que você esta errado em criticar a ANVISA, ja que ela esta fazendo o trabalho dela, por pior que seja.

  29. Parabens pelo seu texto, escreveu tudo o que eu também gostaria de escrever!\r
    \r
    Esse país é uma bunda, encomendei no BB.com o total de 100 dollares com frete, os filho da puta me taxaram, sobre 150 dollares! 60% + 60% dos 60% hehehehheeh\r
    \r
    resumindo a mercadoria tinha dado 230 reais com frete, pagamos 240 de taxação!\r
    \r
    que país é esse?\r
    \r
    palhaçada!\r

  30. Nossa olha o que esse gustavo escreveu:
    “Caro Luis Almeida. Como médico, informo que realmente não comprovação pela ciência médica de eficácia anabolizante da creatina oral. “

    Que medico eh esse? Cade o CREMERS desse incopetente? Precisa ser cassado imediatamente por falar a maior besteira que eu ja li. Tao ridiculo que a Creatina foi liberada esse Ano para comercializacao e nao tem nem um tipo de efeito Anabolico conhecido. Esse cara é um atentado a Ciencia!

  31. Você(s) que defende(m) alienadamente o direito à livre-arbito deveriam saber que a livre venda de antibióticos por todos esses anos garantiu o desenvolvimento de uma super bactéria que ameaçará os seres humanos nos próximos anos.
    Os pobres tomam antibiótico para qualquer problema que eles pensam que estão tendo. E tomam uma capsula só, sem nenhum tratamento.
    O antibiótico é criado para matar bactérias da segunte maneira, se toma antibióticos por um longo período de tempo matando as bactérias menos resistentes a penicilina (que são a grande maioria). As outras bactérias mais resistentes acabam sendo deixadas para o organismo humano, já que eles estão em pouca quantidade.
    Tomando penicilina erradamente, se mata poucas bactérias menos resistentes, deixando as mais resistentes se reproduzirem.

    Agora a sociedade vai sofrer por causa desse livre arbítrio de comprar antibióticos sem receita médica.

    Acredito que a questão que deveria ser trabalhada na anvisa é sua burrice (tendo em vista a não comprovação de eficácia e segurança de uso) pois sua ampreensão é coerente.

  32. Renato,

    “a livre venda de antibióticos por todos esses anos”

    Ñ entendi. Antibióticos nunca tiveram venda livre, semrpe foram tarja vermelha e precisavam de receita.

    Ahhh…. vc comprava sem receita, não é ? Ué, então para que Anvisa ? Se ela nunca conseguiu controlar isso. Ou é melhor um estado policial onde a Anvisa fica olhando se vc tem a receita ou se é um criminoso irresponsável que vai tomar errado seus remédios ?

    Melhor que o pobre tenha acesso ao remédio, mesmo tomando errado, do que ficar dependendo do estado e ficar sem o remédio. E muita gente hoje no Brasil não tem seu remédio porqu eo estado não é eficiente para distribui-lo e porque não tem dinheiro porque o estado suga alguns meses do seu salário.

  33. Antes éramos vulneráveis a bactérias resistentes e não-resistentes. Nos livramos das últimas, continuamos apanhando das primeiras. Por que diabos isso é uma regressão, tenho dificuldade para entender…
    A propósito, se fosse realmente o caso, a expectativa de vida não deveria estar caindo?

    O pior é ver neguinho querer justificar violência contra inocentes baseado nesse blábláblá… se ao menos defendesse pacificamente a redução no uso de antibióticos, ainda vá lá… mas sob a mira de uma arma? Haja gente com instinto tirano…

  34. Klauber Cristofen Pires

    Sr Luís Almeida e amigos,\r
    \r
    A Anvisa, não raro, copia – isto mesmo – recorta e cola (!) as decisões da FDA – Food and Drugs Administration. Este órgão americano é que sim, analisa e testa as substâncias. \r
    \r
    Ora, ora, pois se o alimento é liberado pela FDA, para o consumo por parte de um público consumidor muito mais exigente, qual o problema de não ser aceito aqui? \r
    \r
    Aí vai apenas militantismo anti-americanista disfarçado de diligência profissional. \r
    \r
    Ademais, vivemos em um país cujo primado jurídico diz que podemos fazer tudo o que não é defeso em lei. ora, não constituindo as substâncias daquele produto drogas proibidas, nem se tratando de espécie vegetal ou animal in natura, que poderia espalhar doenças ou alastrar-se, mas sim de produto industrializado, não há um motivo convincente para o seu arresto pela Anvisa. \r
    \r
    O Sr Luís Almeida fez a coisa certa e querem saber? Estou a fim de fazer o mesmo, só para ter a mesma oportunidade. \r

  35. Caro Fernando Chiocca

    “em a burocracia da ANVISA (FDA e afins) a industria farmacéutica terá liberdade para criar e disponibilizar no mercado novos antibióticos para salvar a humanidade.”

    NOVOS ANTIBIÓTICOS???

    Por favor, entenda…
    foi descoberto até hoje UMA MANEIRA de matar bactérias… e é com penicilina (derivado de um fungo descoberto em 1928)…

    Com a nova geração de superbactérias que está sendo criado pelo mal uso de penicilina teremos para bactérias o mesmo número de substancias que temos para matar os vírus… NENHUMA

    Já disse minha visão sobre o assunto… A Anvisa é BURRA em não saber o que a Cratina faz, mas existe um propósito coerente para sua existência.

  36. Estou na mesma situação que você, o Brasil está realmente perdido nas mãos destas organizações criminosas (Receita Federal e Anvisa), os correios ainda pagam o pato porque é para eles que fazemos nossas reclamações quando os verdadeiros culpados são estes orgãos que não respeitam o cidadão.\r
    \r
    Vejam o cúmulo do absurdo do desrespeito em que me encontro atualmente.\r
    \r
    Meu pacote com 2 suplementos foi postado nos Estados Unidos no dia 9 de NOVEMBRO de 2010, isso!! 9 de novembro do ano passado!\r
    \r
    Demorou muito para chegar no Brasil, só entrou no dia 29 de Novembro, 20 dias depois, ok.. sem problema mas.. aí entra a ação da 1a instituição criminosa chamada ANVISA. A receita federal encainhou para eles, no dia 6 de DEZEMBRO de 2010 chegou as mãos da Anvisa meu pacote, agora vejam isso.. no dia 28 de JANEIRO deste ano é que a Anvisa foi mexer no pacote pra então só no dia 1 de FEVEREIRO me entregarem aqui o telegrama pedindo Receita médica. Ok, sem problema, já estava esperando a tanto tempo, pensei: “vou enviar a receita pelo sedex, assim agiliza a entrega”, receita foi enviada a ANVISA no dia 3 de FEVEREIRO, no dia 4 (1 DIA DEPOIS) já havia sido entregue a eles, vejam o código: SW311833670BR\r
    \r
    Depois?? Depois nada, esses criminosos estão com meu pacote até hoje, 19 de MARÇO de 2011!! É o cumulo do absurdo!! \r
    \r
    O pior de tudo é que já fiz 2 reclamações no site da Anvisa e sabe o que eles disseram? Que enviaram pedido de receita médica! Eu respondí por 2x dizendo que já havia enviado a receita e o código dela, sabe qual foi a resposta? que enviaram o pedido de receita médica e estão aguardando (eu não errei não.. eles realmente repetiram a mesma resposta que me deram no 1o contato e fizeram isso por 2x ou seja, parece que nem leram o que eu escreví!)\r
    \r
    A pergunta é a mesma do nosso amigo, até quando?

  37. Só para chamar a atenção dos desavisados: se a creatina não pode ser comprada, qual a razão do cigarro poder?\r
    Sem comentários.\r
    ANVISA (antro nacional de vagabundos “i” seus associados).\r
    Bando de ladrões.\r

  38. Ola boa noite meu nome é luciana e estou com um problema e gostaria de saber como resolver.
    Como no comentário acima tenho livre escolha de ir e vir e tbm fazer o que bem queremos de nossas vidas e corpos desde que assumimos nossos atos e palavras, então :
    eu faço uso de inibidor e minha mãe de indutores,então encomendei no mercado negro da net umas 10 caixas dualid para mim para consumo durante 10 meses e respiridon,clonazepan,lorazepan,pedi que enviasse pelos sedex 10 então dia seguinte la estava site correios que minha caixa estava retida e sendo fiscalizada pela Anvisa.
    Tenho conciencia que é uma boa quantidade e tal, mais acho que si me chamarem posso dizer que sou usuaria e quiz sim comprar além do que o dinheiro é meu e faço uso dele como quero.
    então alguém sabe me dizer o que deve acontecer si serei notificada e si posso realmente dizer que comprei sim e faço uso.
    aguardo Contato.

  39. As liberdades civis no Brasil já foram para o espaço há muito tempo. Essa esquerda maldita impõe sua agenda fascista e a sociedade, bovinamente, nada fala. Estamos vivendo uma era de fato sombria, mas que infelizmente a maioria da população, ignorante e semi-analfabeta, nem mesmo percebe ou se dá conta. Lamentável esse falso excesso de zelo.
    Anvisa; vá nos hospitais públicos, porque é lá que as pessoas morrem aos montes, por negligência do governo ao qual voces pertecem ! Demagogos.

  40. Só uma pergunta. A ANVISA está com o seu CARIMBO nas fronteiras, por onde circulam e entram todos os tipos de tóxicos mortais , 24 horas por dia? Está dentro dos hospitais públicos, que matam mais que as piores guerras por negligência do seu patrão, o GOVERNO? Então que vá para aquele lugar, que ela sem dúvida deve saber qual é!

  41. a anvisa é o orgão mais podre do nosso País, fascista, que nada tem haver com preocupação pelo povo Brasileiro, a grande vergonha e revolta de uma nação

  42. Roberto Pezim Fernandes Filho

    Olá colegas, comprei um pote de 300 pilulas de melatonina de 5mg pela Amazon.com, já está no Brasil: EC686449311US – Histórico do Objeto
    O horário não indica quando a situação ocorreu, mas sim quando os dados foram recebidos pelo sistema, exceto no caso do SEDEX 10 e do SEDEX Hoje, em que ele representa o horário real da entrega.

    Data Local Situação
    06/02/2012 08:47 CTCI SAO PAULO (GEEXP) – SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para RFB – AV ESPECIAL – ORGAOS ANUENTES
    03/02/2012 11:29 CTCI SAO PAULO (GEEXP) – SAO PAULO/SP Conferido
    01/02/2012 15:42 CTCI SAO PAULO (GEEXP) – SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para AVALIACAO – ANVISA
    30/01/2012 11:19 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO – SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para RFB – FISCALIZAÇÃO/CUSTOMS
    30/01/2012 11:17 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO – SAO PAULO/SP Conferido
    Recebido/Brasil
    26/01/2012 07:11 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Encaminhado
    Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL – BRASIL
    26/01/2012 07:10 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Conferido
    Recebido na unidade de exportação
    25/01/2012 15:25 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Postado
    .
    .
    Será que chega em minhas mãos?.
    .
    E a PORTARIA http://www.anvisa.gov.br/legis/portarias/344_98.htm ?

  43. Cara, voce e meio patético , olha o que voce criou de discussão por causa de uma naba de potinho de creatina. Se voce nao quer ser regido por leis, então não use o Estado, não pague mais suas contas, não vote, não tenha carteira de identidade e vá produzir sua própria creatina no quintal da sua casa, construída em terreno pertencente ao seu país. Acorda moleque e pára de pensar que o mundo funciona como no seu ps3 Pu Xbox.

  44. Roberto Pezim Fernandes Filho

    .
    .
    Após diverosos documentos, muitos por emails, escrios e oficios, advocaticios e pela administração dos correios venho a público e para todo o Brasil informar que fui e estou sendo lesado pelo orgão ANVISA, por Apropriação indébita, envergonhando toda a nação brasileira perante os comerciantes do site amazon.com e do mundo.
    .
    “Este não é um país sério!” Charles de Gaulle, presidente da França, 1963.
    .

  45. Roberto.Pezim.Filho

    Não devolvem/retornam a minha mercadoria paga com o meu dinheiro websro.correios.com.br/sro_bin/txect01$.QueryList?P_LINGUA=001&P_TIPO=001&P_COD_UNI=EC686449311US
    .
    Estou sendo lesado de forma ampla…

  46. PQ esses CANALHAS da Anvisa não interferem na venda de bebidas alcoolicas?
    Se eu quiser me bronzear numa Camara de bronzeamento artificial… A ANVISA JÁ PROIBIU!! KKK

    Quem quer fumar cigarro com sabor…. JÁ PROIBIU!!!!

    Agora, bebida que mata, destroça, esmaga pessoas, familias… Todos os dias, NISSO A ANVISA NÃO SE METE NÉH?????????

    EI PESSOAL DA ANVISA, EU DESAFIO VCS!!!! EU VENDO O MELHOR, OU ÚNICO TRATAMENTO EFICIENTE PRA ASMA/BRONQUITE QUE EXISTE NO MUNDO!! E DESAFIO VCS A MOSTRAREM DEPOIMENTOS, TESTEMUNHOS, RELATOS DE SATISFAÇÃO TOTAL DOS PRODUTOS QUE VCS LIBERAM!!!

    POIS EU SIM TENHO TAIS PROVAS!!!!!!

    VCS JÁ ME DENUNCIARAM NO MINISTÉRIO PUBLICO DE SÃO PAULO, COM ACUSAÇÕES RIDÍCULAS, NÃO CONSEGUIRAM UMA SÓ TESTEMUNHA CONTRÁRIA A MIM!!!!!!!!! KKKKK

    VCS DEVERIAM É ME PAGAR PARA EU REGISTRAR MEU PRODUTO!!!! E CUIDADO COM LOBISTAS OK?!!!?! RSRSRS

  47. Pô!!! Recebi este telegrama hoje. Todo atleta consume proteínas? Comprei umas proteínas e outros produtos, Nada de anabolizantes e nem tão pouco esteroides. Alô……ANVISA De merda, eu comprei proteínas. Se fosse alcoom e drogas entravam neste país fácil, fácil. Mas como é suplemento e não tenho dinheiro para lhe pagarem propinas ai não vem né?

    Anvisa e Todos os órgãos de merda desse País. Vão Se F#D*R Porra!

  48. Óleo de CANOLA faz mal a saúde e pode matar
    Atenção quem consome o óleo de CANOLA. Ele faz mal a saúde e pode matar.

    O óleo de CANOLA, também conhecido com o nome de COLZA, é uma planta da família das mostardas. Planta essa que foi a fonte de produção do agente mostarda, gás letal usado de forma terrível na Guerra Mundial. O óleo de colza é utilizado como substrato de óleo lubrificante, sabões e combustível, sendo considerado venenoso para coisas vivas: ótimo repelente (bem diluído) de pragas em jardins. Este poder tóxico é proporcionado pela alta quantidade de ácido erúcico que contém. Tem sido usado de forma alimentar no Extremo Oriente, na forma não refinada, e contrabalançada com uma dieta rica em gordura saturada, o que evitaria seus graves efeitos tóxicos.

    No entanto no ocidente o objetivo era se produzir um óleo com pouca gordura poliinsaturada, e boa quantia de ácido oléico e omega-3. O óleo de oliva tem estes predicados, mas sua produção em larga escala é dispendiosa.

    Aí entram em cena empresas de "intenções lucrativas”, como a Monsanto, e produz uma variação transgênica da colza. Para evitar problemas de marketing, usa o nome CAN – OLA (Canadian oil – ou óleo canadense). Isto mesmo: CANOLA é absolutamente transgênica. Sua comparação aos benefícios do óleo de oliva não passa de uma estratégia de venda: o óleo de oliva é bem mais caro, mas a canola é o mais caro do que os outros óleos, apesar de ser uma produção baratíssima! Bom negócio, enfim.

    O óleo de CANOLA está longe de ser tão salutar assim como se alardeia alguns cardiologistas ou nutricionistas. O ÓLEO DE CANOLA deixa um cheiro rançoso nas roupas, pois é muito facilmente oxidado. Seu processo de refinamento produz gorduras trans (igual problema das margarinas), relacionadas a graves doenças incluindo o câncer. Produz déficit de vitamina E, antioxidante

    natural. Alimentos feitos com canola embolaram mais rapidamente.

    As pequenas quantias de ácido erúcico, que ainda persistem na planta alterada, continuam sendo tóxicas para consumo humano, e esta ação tóxica é cumulativa. Existem relatos de inúmeras outras enfermidades ligadas à ingestão e até mesmo a inspiração de vapores de canola (possível vínculo com câncer de pulmão).

    Alguns anos atrás várias pessoas morreram envenenados na Espanha, por terem ingerido azeite de oliva misturado com óleo de “colza”.

    Nos EUA existem ações contra as empresas que fabricam óleo de CANOLA, de pessoas terem sido intoxicadas e até mortas por consumirem esse produto.

    A ação nos Estados Unidos contra a Monsanto (empresa que fabrica o óleo de colza) encontra-se no endereço: http://www.centerfoodsafety.org ou http://www..gefa.org.

    Sobre o relato de médicos americanos estudiosos e indignados sobre a verdade da canola, entre em: http://www.tetrahedron.org (The truth about canola oil).

    O site http://www.shirleys-wellness-cafe.com/canola.htm

    também possui grandes informações sobra os males do óleo de CANOLA.

    DETALHE: ESTE TERRÍVEL ÓLEO DE CANOLA É VENDIDO ABERTAMENTE EM TODOS OS MERCADOS
    COM O AVAL DA ANVISA. E AÍ, ANVISA ? O QUE A FAZ LIBERAR UM PRODUTO TÓXICO COMO ESTE
    E PROIBIR O USO DO TRIBULUS TERRESTRIS ?
    TRIBULUS: ADAPTÓGENO DA TESTOSTERONA, OU SEJA, NÃO É HORMÔNIO. FAZ SEU ORGANISMO PRODUZIR O MESMO NATURALMENTE, ELIMINANDO O CANSAÇO, FADIGA, EXCELENTE PARA O FÍGADO, USADO POR FISICULTURISTAS (em substituição aos anabolizantes sintéticos) E POR FIM, É UM VIAGRA NATURAL, SEM EFEITOS COLATERAIS NEM CONTRA-INDICAÇÕES.
    MEU TIO MORREU NO MÊS PASSADO, TOMANDO O “VIAGRA” VENDIDO EM QUALQUER FARMÁCIA E LIBERADO PELA ANVISA !
    A ANVISA NÃO TRABALHA PARA A COMUNIDADE E SIM EM PROVEITO PRÓPRIO !

  49. Roberto P Filho

    .
    A casa começou a cair para esses canalhas…logo veremos 5htp e melatonia liberados!
    .
    Todos contra a máfia da tarja preta – Esquema de viciados de 28 milhoes de pessoas R$R$R$ que estão fazendo um genocidio.

  50. Data Local Situação
    14/05/2012 15:28 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO – SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
    11/05/2012 16:33 CTCI SAO PAULO (GMEXP) – SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para DEVOLUCAO A ORIGEM
    09/05/2012 12:06 CTCI SAO PAULO (GEEXP) – SAO PAULO/SP Conferido
    09/05/2012 11:43 CTCI SAO PAULO (GEEXP) – SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para CTCI SAO PAULO (GMEXP) – SAO PAULO/SP
    09/05/2012 11:29 CTCI SAO PAULO (GEEXP) – SAO PAULO/SP Destinatário não apresentou-se para receber
    Objeto descartado
    07/02/2012 08:42 CTCI SAO PAULO (GEEXP) – SAO PAULO/SP Conferido
    06/02/2012 08:47 CTCI SAO PAULO (GEEXP) – SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para RFB – AV ESPECIAL – ORGAOS ANUENTES
    03/02/2012 11:29 CTCI SAO PAULO (GEEXP) – SAO PAULO/SP Conferido
    01/02/2012 15:42 CTCI SAO PAULO (GEEXP) – SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para AVALIACAO – ANVISA
    30/01/2012 11:19 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO – SAO PAULO/SP Encaminhado
    Em trânsito para RFB – FISCALIZAÇÃO/CUSTOMS
    30/01/2012 11:17 UNIDADE TRAT INTERNACIONAL SAO PAULO – SAO PAULO/SP Conferido
    Recebido/Brasil
    26/01/2012 07:11 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Encaminhado
    Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL – BRASIL
    26/01/2012 07:10 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Conferido
    Recebido na unidade de exportação
    25/01/2012 15:25 ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Postado

    .
    .
    Agora, até devolveram a mercadoria ao Estados Unidos…rs
    .
    Que vergonha de ser brasileiro…

  51. arumaram uma forma maior de matar mais da medade da população brasileira proibindo o tratamento dos inibidores de apatite! agora a metade ou até mais vão morrer de doenças causadas pela obsidade!

  52. Alguém pode me ajudar? moro no RJ. comprei 2 kilos de Cabelos da India, me mandaram pela DHL, quando os cabelos chegaram em S.Paulo dia 20/09/2013, ficaram retidos na ANVISA liguei varias vezes para a DHL, eles me informaram que não é permitida a entrada de cabelos por courrie empresas tipo DHL,FEDEX,UPS etc… porque pedi que me mandassem em nome da minha empresa que eu estou começando e comprei os cabelos para fazer um mostruário, todos os dias eu ligo para S. Paulo, mas ninguém sabe me dizer nada, me falam sempre a mesma coisa, que está em poder do fiscal da Anvisa que temos que esperar a decisão do fiscal para saber se o fiscal vai mandar devolver os cabelos para o local de origem ou se ele vai dar os cabelos como perda, quer dizer eu que sou dono comprei e paguei pela mercadoria não posso receber, mas mesma pode entrar no Brasil e depois vai para onde? cabelos custam muito caro todo mundo sabe disso o que eles farão com os cabelos será que vão jogar fora? porque não os devolvem para ja que não são aceitos? farei o que for possível para recuperar minha mercadoria, paguei frete e impostos, hoje 05/10/2013 se passaram 15 dias Peço se alguém pode me ajudar, uma dica qualquer coisa. Obrigado Ailton

  53. A ANVISA é um orgão formada por um bando de ladrões filhos das putas que seguem fazendo proibições sem qualquer nexo em nosso país, a última agora foi proibir a comercialização do álcool de Cereais, seus filhos da puta, eu trabalho usando este produto, sustento minha família usando este produto e vou procurar até os confins do mundo uma maneira de comprar este produto de forma “ILEGAL”, não vou deixar meus negócios devido a um pequeno capricho de vocês, o que vocês fizeram com o Luis Almeida é uma puta de uma sacanagem, e o que vocês fazem com milhões de Brasileiros todos os dias esconde as verdadeiras intenções de seus atos, pura safadeza, vocês manipulam a indústria em diversos setores para obterem lucro ou favorecerem vocês mesmos, proíbem a comercialização de um determinado produto para poderem criar um “esquema” de ladroagem, exemplo: A comercialização do álcool de cereais foi proíbida, justamente uma das principais substâncias usada na fabricação de cosméticos, agora, eu que trabalho com cosméticos, para continuar com meus negócios, vou ter que pagar milhares de reais para a “ANVISA” para obter a licença para usar este produto que é de vital importância para este setor, o interessante é que o álcool de cereais nunca representou nenhum perigo para a saúde da sociedade, pelo contrário, ele é considerado menos agressivo que o álcool etílico comum, por isso é usado na confecção de perfumes, agora eu pergunto, porque a ANVISA não proibiu a venda do álcool comum? Porque este não dá para ser usado na fabricação de cosméticos, e nós sabemos que o setor de cosméticos movimenta bilhões neste país. Afinal, quais são as verdadeiras intenções da ANVISA, preservar a saúde ou obter lucro sacaneando pessoas que buscam seu sustento com o trabalho honesto?

  54. Emerson Luis, um Psicologo

    Os esquerdistas querem nos obrigar (não meramente persuadir) a levar “vidas saudáveis”. E o pior é que esse “saudável” é pelos critérios deles, não pelos nossos próprios critérios, como se eles fossem seres superiores que supervisionam os infantes, que somos nozes.

    * * *

  55. luis
    Calma rapaz, acho que você esta confundindo cidadania com alguma coisa que eu não conseguir identificar nas suas colocações/insatisfação, as coisas não se resolve no “peito” e sim com argumentos embasados nas normas existentes.E mim admiro de você um cara viajado, que já morou nos estados unidos, como bem falou,com esse tipo de colocações,se eu fosse você voltava pra lá…você faz essas colocações aqui, fala tudo isso lá!!!!!.

  56. Concordo com tudo que o sr postou! Eu acho essa ANVISA extremamente desnecessária no Brasil. Já que a maioria das pessoas que nela trabalham, só corruptas!

  57. Interessante, EU MANDEI UMA MSG PRIVADA super cordial PRA O FACEBOOK DA PRESIDENTE DILMA falando sobre nosso sofrimento com importação. SAbe o que ela fez????
    BLOQUEOU-ME!

  58. Boa Tarde Luis Almeida! Simplesmente adorei o seu artigo!
    Trabalho na área de assuntos regulatórios e, realmente, a ANVISA, vê pêlo em ovo!!
    Muitos produtos, medicamentos, alimentos (o suplemento que você comprou), cosméticos que são vendidos no exterior e poderiam trazer benefícios e qualidade de vida a muitas pessoas, como vimos nos comentários, a ANVISA, não cumpre seu papel, de fazer a análise em 90 dias (conforme diz a lei)e permitir assim que esses produtos sejam comercializados legalmente no Brasil, mas, infelizmente a realidade é outra: leva anos para a ANVISA dar um parecer a empresa. A empresa, independente do porte, pequeno ou grande tem que pagar um valor de R$ 37.000,00 para a ANVISA vistoriar o fabricante para conceder o registro do produto, mas como te disse, ás vezes,corrigindo…, a maioria das vezes leva anos e anos para tal feito.Quem paga o pato: A População.
    Só quero que saiba que sou solidária a sua indignação.

  59. Amarilio Adolfo da Silva de Souza

    Um absurdo. Viver no Brasil é ter que se submeter a isso e coisas piores. Se eu pudesse, já teria saído desse lugar ridículo. Aqui é o inferno.

  60. boa noite a todos , venho em defesa de todas pessoas que nescessite comprar fora do pais , quero lhe garantir que os produtos americanos sao testados e comprovados pelo seu orgao regulador, muito parecido com anvisa, lhe asseguro que a anvisa, faz isso paticamente por nada, sendo que o proprio orgao regualdor americano ja aprovou o produto(esta aprovado)ou seja, todo ou qualquer cidadao seja ele fora do pais pode usar o produto sem riscos a saude, na minha opniao baseada na lei internacional, pra mim anvisa faz isso de sacanagem mesmo, funciona assim tudo que nao estiver na lista deles ( anvisa) por exemplo( um simples chiclete ) e considerado ilegal, agora se for veneno( e estiver na lista deles ) ta tudo liberado entende, o que me adianta o produto ser certificado pelo governo americano, sendo que quando ele bate aqui no brasil, so porque a avisa nunca ouviu falar, ele reprova!!!!, que paisinho de merda e essa !!
    !!brasil,
    atençao todos marombeiros, nao tenhao medo, se o produto for proibido nos EUA ai realmente pode desconfiar, agora se for a anvisa ai amigo fica dificil

  61. Não se pode desregulamentar a saúde . Não do jeito que vocês defendem. Não se pode abolir as autoridades de vigilância sanitária. Vcs já pesquisaram sobre o mal da Vaca Louca? O que provocou?

  62. Hoje em dia mais do que nunca o cidadão que procura viver com melhor saúde esta sendo cercado por este tipo de gente mesquinha. Procurei em diversas farmácias um creme dental sem flúor para comprar. E para minha surpresa fiquei sabendo que a ANVISA não autoriza a venda ou fabricação deste. Não é preciso muita inteligência para saber que o flúor usado pelas indústrias é um verdadeiro veneno para o ser humano, diversos Países já não aceitam o flúor, mas infelizmente no Brasil somos reféns desses bandidos que querem ditar as regras como se fossem donos da razão. Fica aqui minha indignação.

  63. A Anvisa até que é muito liberal. Por isso nós temos expectativa de vida menor do que os europeus e os americanos:

    Substâncias proibidas na Europa e nos EUA são usadas pela indústria de cosméticos e higiene pessoal no Brasil:

    Ftalatos

    Ftalatos são um tipo de substância muito usada para tornar plásticos mais maleáveis, segundo o farmacêutico Diogo Oliveira, pesquisador do Laboratório Innovare da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp.

    Em cosméticos, eles costumam ser usados como agentes plastificante em esmaltes. “Ajudam a melhorar a cobertura e a estabilidade, para o esmalte não ficar quebradiço”, explica Oliveira. Segundo ele, eles também podem ser usados como fixadores e estabilizantes em produtos desodorantes.

    O problema é que não há garantia de que eles sejam seguros.

    “Há indícios de que ftalatos são disruptores endócrinos (interferem na produção de hormônios), e a exposição no longo prazo pode ter um efeito cumulativo”, explica Oliveira.

    Na União Europeia, o uso intencional de ftalatos em cosméticos é banido pelo Comitê Científico para Segurança do Consumidor, comissão da UE que regula a produção de cosméticos. São aceitos apenas traços: quando a substância acaba migrando para o produto, em baixíssima concentração, por ter sido usada na embalagem.

    Nos EUA, em 2003, pesquisadores do CDC (Centro de Controle de Doenças) descobriram que o público americano tinha alto nível de exposição à ftalatos.

    Eles recomendaram que os efeitos da exposição à essa substâncias fossem estudados melhor, o que gerou uma série de pesquisas focadas em seu uso e publicadas nos últimos anos, incluindo um longo relatório encomendado pela Comissão para Segurança de Produtos para o Consumidor, dos EUA.

    Embora sejam uma classe ampla de substância, em que nem todos os subprodutos foram estudados, foram encontrados indícios de problemas causados por mais de uma dezena de ftalatos, ligando-os a problemas de fertilidade masculina, asma, baixo QI em crianças, entre outros.

    No Brasil, embora existam vários ftalatos na lista de substâncias proibidas em cosméticos da Anvisa, nem todos são vetados. O ftalato de dibutila, por exemplo, é autorizado em esmaltes em concentração de até 15% (e proibido em produtos voltados para crianças).

    Formol

    Os formaldeídos são um dos casos em que a legislação brasileira está em pé de igualdade com a internacional: eles são proibidos no Brasil – a Anvisa tem uma regulamentação rígida que permite seu uso apenas como conservante, em uma concentração máxima de 0,2%.

    Na prática, no entanto, isso não impede que muitos fabricantes desrespeitem a legislação e coloquem no mercado produtos com concentração maior do que a permitida.

    Em março a Anvisa proibiu a circulação de quatro produtos que estavam sendo comercializados com mais formol do que o permitido.

    Em concentrações bem maiores do que a permitida, a substância promove alisamento em cabelo. O problema é que também tem outros efeitos: é considerado cancerígeno pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer).

    Em altas concentrações, a substância acaba evaporando e sendo inalada durante a aplicação, e, segundo a IARC, foi comprovado que ela causa câncer nas vias respiratórias.

    Por isso é importante saber a marca dos cosméticos aplicados durante visitas aos cabeleireiro e outros profissionais de beleza e garantir que seja uma em que você confia.

    Triclosan

    A preocupação com doenças e a popularização de produtos antibacterianos – principalmente sabonetes de uso doméstico – levou a um efeito paradoxal. Segundo a FDA (a agência de regulação americana), uma série de pesquisas indicou que exposição prolongada a substâncias contidas nesses produtos pode gerar resistência bacteriana e alterações hormonais.

    Isso levou a agência a proibir 19 ingredientes comumente encontrados nesses produtos. A FDA argumentou que não há garantias de que essas substâncias sejam seguras. Os principais são os agentes bactericidas triclocarban e o triclosan.

    Além de preocupação com possíveis problemas para a saúde, também há um preocupação com a contaminação do ambiente com essa substância – que pode causar o surgimento de bactérias mais resistentes. Isso acontece porque o uso excessivo de agentes bactericidas e antibióticos mata as bactérias mais fracas, fazendo com que somente as mais fortes sobrevivam e se reproduzam.

    No Brasil, a Anvisa permite uma concentração de até 0,3% de triclosan em produtos de higiene pessoal.

    Parabenos

    O conservante é um dos itens mais necessários em qualquer tipo de cosmético – de hidratante a batom, de creme e barbear à maquiagem de olho.

    Conservantes são importantes pois sem eles os produtos podem ser contaminados por micro-organismos. Eles podem vir tanto da matéria-prima quanto do próprio consumidor: quando alguém coloca a mão em um creme ou aplica um batom na boca, está transferindo os contaminantes para o produto.

    “Sem a presença dos conservantes, em uma semana já é possível visualizar a contaminação por bactérias e fungos (que causam o bolor) em algumas formulações”, explica bioquímica Lorena Rigo Gaspar Cordeiro, professora da USP.

    “Pela legislação brasileira, há um teor máximo permitido de micro-organismos para produtos cosméticos, dependendo da região de aplicação (corpo, área dos olhos) e as empresas devem assegurar que o sistema conservante seja capaz que impedir a proliferação de bactérias e fungos.”

    Alguns dos ingredientes mais controversos, os parabenos, são usados justamente como conservantes.

    A principal controvérsia sobre a substância começou com uma pesquisa que encontrou uma molécula de parabeno dentro de uma célula de câncer – nada indicava que o parabeno havia causado a doença, mas isso foi suficiente para criar uma grande preocupação nos consumidores sobre o assunto.

    O estudo nunca foi reproduzido e nunca analisou se o parabeno veio de cosméticos ou de outra fonte.

    “A comissão da União Europeia considerou, após várias análises e investigações, que não havia dados suficientes para afirmar que existe correlação entre a doença e os parabenos”, explica Cordeiro.

    No entanto, a American Cancer Society (Associação Americana contra o Câncer) afirma que os parabenos – que podem ser absorvidos pela pele – são uma possível fonte de preocupação pois também são disruptores endócrinos: podem ter efeitos parecidos ao estrogênio, hormônio conhecido por fazer células das mamas crescerem e se dividirem. E o aumento de estrogênio já foi ligado a um aumento no risco de câncer de mama, segundo a entidade.

    No entanto, a instituição afirma que o estrogênio produzido pelo corpo é milhares de vezes mais forte do que o possível efeito do parabeno. “Estrogênios naturais (ou de reposição de hormonal) têm uma probabilidade muito maior de causar desenvolvimento de câncer”, afirma.

    Apesar de não encontrar ligação direta entre parabenos e câncer, a União Europeia considera que, sobre alguns deles, também não há dados suficientes para garantir sua segurança – assim como os ftalatos, os parabenos são uma classe ampla de substâncias.

    Portanto, a regulação europeia proíbe uma série de substâncias dessa classe (isopropilparabeno, isobutilparaben, fenilparabeno, benzilparabeno e pentilparabeno).

    Os que são permitidos por lá (propilparabeno, butilparabeno, methilparabeno e ethilparabeno) são considerados seguros pela comissão europeia.

    Dos vetados na União Europeia, só o benzilparabeno e o pentilparabeno são proibidos como conservantes pela Anvisa. Os outros podem ser encontrados em cosméticos no Brasil.

    Um estudo publicado na revista Environmental International, realizado por pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP em colaboração com pesquisadores americanos, mostrou que crianças brasileiras estão muito expostas a esse tipo de substância.

    Em comparação com estudos feitos em outros países, a principal peculiaridade da amostra brasileira foi a alta concentração nas amostras de urina de disruptores endócrinos que costumam fazer parte da formulação de cosméticos – como os parabenos.

    Disruptores endócrinos podem ter um efeito maior em crianças, já que para elas o equilíbrio hormonal é ainda mais importante.

    A American Cancer Society afirma que, quem tem preocupação com exposição à esse tipo de substância pode facilmente evitá-la lendo a embalagem – tanto nos EUA como aqui, as empresas precisam indicar o uso de parabenos na lista de ingredientes.

    Cordeiro afirma que os parabenos são seguros e não necessariamente evitá-los será um bom negócio. “Eles possuem menor potencial de causar alergia do que outros conservantes”, diz.

    “Se você tiver algum tipo de irritação ao usar um produto, interrompa o uso, procure um médico e avise a empresa que produz o produto”, aconselha a especialista.

    Também é importante evitar aplicar produtos de adultos em crianças, comprar sempre marcas confiáveis e comprar sempre produtos registrados na Anvisa.

    “Produtos artesanais também precisam ter registro. É sempre um risco comprar produtos sem registro. Por exemplo, sabonetes precisam de controle de Ph, que precisa ser feito em laboratório. Sabonetes artesanais sem esse controle podem afetar o Ph do corpo, o que é extremamente prejudicial”, explica Cordeiro.

    A regulação e a indústria

    A Anvisa afirma que adota os limites de substâncias apontados em avaliações conduzidas por autoridades internacionais e que as listas de substâncias permitidas são resultado de uma harmonização entre os Estados do Mercosul. “Estão de acordo com o que está sendo praticado em outros países ou blocos, como Estados Unidos e Europa”, afirma a agência.

    A agência também tem um programa de “Cosmetovigilância”, para monitorar produtos já em comercialização, avaliar o risco de efeitos indesejáveis e receber queixas.

    Cordeiro explica que, caso algum produto cause alergia, é importe avisar a empresa para que ela reporte o problema ao programa de cosmetoviligância. “O programa existe porque alergia é algo muito individual, então mesmo que você faça todos os testes, é possível que só descubra alguns afeitos posteriormente.”

    A ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos) afirma que a indústria “tem o compromisso de colocar no mercado produtos que prezem pela proteção da saúde da população e que atendam as normas da Anvisa”.

    A entidade também afirma que “a indústria deve possuir dados comprobatórios que atestam a segurança e eficácia do produto, e seguir as legislações de ingredientes atualmente existentes, com suas restrições e proibições em consonância com o preconizado internacionalmente, que fornecem respaldo suficiente para a formulação de produtos cosméticos.”

    Empresas e indústria que desrespeitarem as regras podem ser responsabilizadas por isso. Também podem ser adotadas pela Anvisa medidas de precaução, como suspensão da fabricação, comércio e uso de produtos e a interdição cautelar parcial ou total de um estabelecimento ou de um produto, por exemplo.

    “Tais medidas visam cessar a exposição da população a riscos até que seja concluída a investigação”, explica a ABIHPEC.

    A ABIHPEC afirma também que apoia todas as medidas de controle e fiscalização adotadas pela Anvisa e periodicamente fornece treinamentos para informar e capacitar o setor.

    E depois vcs ainda vem dizer que o Brasil é muito intervencionista….

  64. Entendo que a ANVISA é um Órgão necessário e de suma importância, porem existem fatos que precisam ser esclarecidos. Algum tempo atrás lendo uma revista do Laboratório Herbarium do Rio Grande do Sul (se não me engano). Uma reportagem denunciava que o referido laboratório tinha solicitado registro de uma medicação desenvolvida com uma planta de nome Pata de Vaca (muito comum na Bahia ) para cura do Diabetes, toda pesquisa e comprovações encaminhadas para a ANVISA e que anos e anos já tinham se passado e por interferência de grandes laboratórios, que ganham muito dinheiro extorquindo os sofridos diabéticos, a liberação nunca saiu. ´

    É do conhecimento de todos que o Brasil é o paraíso dos grandes laboratórios. Com A palavra a ANVISA.

  65. Quero comprar uma caneta pressurizada, chamada Hyaluron Pen.

    No AliExpress está custando mais ou menos U$55,00. Aqui no Brasil o mesmo produto custa R$ 3.800!!!!!

    Em Avaliações do AliExpress, tem muitas reclamações de brasileiros falando que não receberam a mercadoria por causa da Anvisa.

    E pior, estão dizendo que além de barrarem a entrega da mercadoria, não estão devolvendo ao remetente, ocasionando o não estorno do pagamento pelo produto.

    Como pode uma coisa dessa? E pq as vendas aqui no Brasil dos produtos com registro da Anvisa são tão caros?

  66. A mesma coisa aconteceu com máscaras cirurgicas que o meu marido me enviou da Itália ainda em julho porque não tinha no comércio no Brasil. Estão retidas até hoje…. Quase 3 meses!

Rolar para cima