Conhecimento e Liberdade – parte 1
Em Conhecimento e Liberdade – parte 1, o professor Alberto Oliva aborda a finalidade do conhecimento. O que é, para que serve?
As razões que nos impelem a buscar conhecimento -- qualidade de vida, conforto, curiosidade e outros fatores -- são abordadas. A visão epicurista, a curiosidade e o thaumaston são estudados.
Oliva fala sobre as pautas e crenças da humanidade, bem como o conhecimento como produto recente da nossa história -- além das diferenças entre o conhecimento know-how, a familiaridade e o proposicional, que é perseguido pela filosofia e as várias ciências.
As definições de "verdade", a concepção desta como correspondência, ou seu entendimento como coerência são estudados. A relação entre verdade e conhecimento, bem como a posição falibilista -- que determina que nossas crenças podem entrar em choque com as nossas experiências, modificando-as ou extinguindo-as --, são definidas.
O falibilismo sustenta a tese de que considerar uma teoria como sendo a única explicação ou verdade pode nos frustrar. Embora isso não signifique que nenhum resultado possa ser definitivo ou que a verdade não possa ter sido alcançada, não saberemos enquanto ainda houver pesquisas ativas sobre a determinada teoria.
E, ainda que possamos fazer uma afirmação verdadeira, com base em crença, palpite etc., há a necessidade de justificá-la, apresentando boas razões para tanto. Há, no entanto, uma limitação à justificação, relativa aos casos não observados e desconhecidos que impedem a generalização.
Toda justificativa deve, portanto, ser racional -- deve ir além da descrição de tópicos isolados da realidade.
O professor faz uma crítica à arrogância pura, que atinge seu ápice em Marx -- há uma prepotência que determina que tudo pode ser determinado ou previsto, como se não houvesse essa falibilidade. Podemos compreender, então, que essa presunção de previsibilidade da verdade limita a liberdade.
Toda utopia, portanto, é perigosa por acreditar no fim deste processo, no fim da história, na superação de toda diversidade.
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