A teoria monetária da Escola Austríaca aplicada ao mercado financeiro
Ulrich cita o autor Benjamin Graham e sua obra The Intelligent Investor ("O Investidor Inteligente"), a qual menciona a teoria de investimento de valor baseada em análises fundamentalistas, sendo seu conteúdo complementar à teoria austríaca. A teoria consiste em analisar o setor de uma empresa, sua equipe de gestão, as oportunidades de mercado e alguns outros fatores.
A aula discorre sobre o crash da bolsa de valores americana de 1929 e mostra as críticas feitas por Mises e outros economistas austríacos a respeito da inevitabilidade das distorções geradas pela expansão monetária, as quais levaram ao crash. Ulrich lista também outras bolhas anteriores a este evento.
Também são estudados o colapso do sistema de Bretton Woods, a bolha imobiliária e acionária japonesa, a bolha da Nasdaq, a grande crise do século XXI, e a pior crise econômica da história do Brasil.
Todos estes episódios têm em comum a expansão monetária conduzida pelos bancos centrais em conjunto com o sistema bancário.
Ulrich fecha a aula falando sobre um dos grandes erros corporativos da história, envolvendo a ThyssenKrupp AG e seus relatórios anuais, bem como as lições que os economistas podem tirar deste caso concreto, além de ressaltar a importância da teoria monetária da escola austríaca e a teoria austríaca dos ciclos econômicos para estratégias de investimento de sucesso.
Para conferir a aula completa, acesse:
Comentários (7)
Deixe seu comentário