Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.

< Artigos

Economia

Idéias iguais, resultados diferentes

15/12/2015

Idéias iguais, resultados diferentes

Ideias iguais podem ter consequências completamente diferentes de acordo com o ambiente em que são implantadas. 

Uma ideia que gerou um ótimo resultado em uma determinada sociedade não necessariamente terá o mesmo êxito em outra sociedade cujo ambiente cultural e político seja diferente.

O professor português João Carlos Espada recorrentemente apresenta -- em suas aulas, livros e palestras -- o seguinte exemplo, o qual eu costumo usar sem moderação:

Como recordou a historiadora norte-americana Gertrude Himmelfarb, "o verdadeiro milagre da Inglaterra moderna não está em ter sido poupada da revolução, mas em ter assimilado tantas revoluções -- industrial, econômica, social, política, cultural -- sem recorrer à Revolução."

Na Oxford History of Western Philosophy, Anthony Quinton reconheceu esta especificidade da cultura política de língua inglesa com um olhar original.  Ele afirmou que "o efeito da importação das doutrinas de John Locke na França foi muito semelhante ao do álcool em estômago vazio." Na Inglaterra, os princípios de Locke "serviram para sancionar uma ampla revolução conservadora [em 1688] contra a inovação absolutista", enquanto que na França [em 1789] a importação das ideias de Locke conduziria ao radicalismo da revolução francesa."

O professor Espada também acrescenta que "segundo Popper, o mistério inglês residia no fato de que todos, do leiteiro ao primeiro-ministro, desejavam ser um gentleman".


Sobre o autor

Bruno Garschagen

É autor do best seller 'Pare de Acreditar no Governo - Por que os Brasileiros não Confiam nos Políticos e Amam o Estado' (Editora Record). É doutorando e Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos...

Comentários (9)

Deixe seu comentário

Há campos obrigatórios a serem preenchidos!