O homem é mau; um mentiroso
e trapaceiro contumaz. Sem o estado,
todos matariam e estuprariam livremente e sem remorso. O homem é podre, e é apenas o medo da cadeia
(foi-se o tempo em que o medo da punição divina valia para algo) que nos mantém
a um passo da autodestruição final. É
isso mesmo?
Bom, então considere a
seguinte situação. Semanas atrás, precisei
de um adaptador de tomada (graças ao novo padrão do governo para sanar um
problema inexistente). Fui até uma lojinha
de material elétrico próxima, mas eles não tinham; o vendedor me indicou uma
outra loja na rua. Notem, ele não
precisava ter feito isso; essa outra loja é sua concorrente em vários serviços.
Fui à outra loja, e vi que o melhor era
comprar logo uma tomada nova. Só não
sabia se era uma de 10 ou 20 ampères. Solução?
O vendedor me deixou levar a de 10, testá-la
e, se não fosse, trocar pela de 20. Novamente,
uma cortesia completamente voluntária.
Ações que, no curto
prazo, parecem danosas à loja (vender uma tomada ao invés de duas), no longo
prazo podem compensar (ganhar a confiança do cliente), e são fatos
absolutamente corriqueiros. Peça
informação sobre um caminho e a maioria das pessoas ajudará e será veraz. A vida em sociedade é baseada na cooperação, e
essa não é forçada ou dissimulada, mas voluntária e em geral sincera, caso
contrário não funcionaria. A idéia do
egoísta esclarecido que se comporta exatamente como um homem bom exclusivamente
por motivos egoístas é um mito; caráter e ações não são realidades separadas. Quando quem presta um serviço tem má vontade
ou é desonesto, isso aparece. O mercado
é exatamente o processo pelo qual a ajuda mútua, e portanto a boa vontade
mútua, é facilitada e incentivada, pois harmoniza o bem de cada um com o bem
dos demais. A confiança e a
confiabilidade são remuneradas, e as práticas anti-sociais punidas.
Claro, isso não
garante que todos serão bons. A minha
compra de tomada estava, por exemplo, ligada à compra de uma lava-louça cuja
instalação deu um enorme problema, custando muito tempo e dor de cabeça em
conversas frustrantes com o SAC da empresa. E isso se explica. Empresas grandes têm que ter uma política
padronizada de trocas e outros serviços gratuitos para impedir que, de pequenas
decisões generosas de muitos atendentes, emirjam grandes prejuízos. Mas mesmo nelas, na medida em que têm que sobreviver
no mercado, o que prevalece é a cooperação. Vejam só: saindo uma vez do caixa do McDonalds
com o almoço na bandeja, derrubei o refrigerante no chão. Qual a reação dos atendentes? Deram-me um novo. Eles sabem que brigar por migalhas é
prejudicial para eles próprios, mesmo que isso lhes custe uma Coca. E até no caso da lava-louça, no final das
contas, a empresa responsável pela instalação forneceu a peça nova.
São exemplos casuais —
cada leitor terá vários — que ilustram um fato antropológico e moral. O homem não é um calculista à espera da
primeira oportunidade de passar a perna. Quem age assim prejudica a si mesmo; confiança
e boa vontade são características muito difíceis de se dissimular ao longo do
tempo, e constituem parte importante do capital humano. Quanto menos confiança, mais advogados,
juízes, contratos, e menos possibilidades de transação; tudo isso tem um custo,
não apenas monetário. Por outro lado,
boas relações resolvem problemas de ambos os lados e deixam todos felizes,
criando laços de estima. Como Aristóteles
já apontara, o fazer negócios juntos, a harmonia de utilidades, estabelece
entre as partes um tipo de amizade.
Outro exemplo banal:
um dia, indo para o aeroporto, vi num trecho ao lado esquerdo da marginal, junto
a uma rampa, barracos num espaço muito estreito. Era um lugar barulhento, sujo e desagradável. E eis que noto, apertada entre os demais
barracos, uma barraquinha de comes e bebes. Está aí: a força vital do espírito humano, que
inventa soluções mesmo sob as condições mais inóspitas. A condição do lugar era, para nossos padrões,
deplorável; mas aquela barraquinha tornava-a um pouco melhor. Não seria um crime matá-la com regulamentações
as quais, não importa quão leves, o dono nunca seria capaz de obedecer? Pois o momento em que um fiscal passasse por
lá seria o momento em que aquele pequeno oásis deixaria de existir. Felizmente, o governo não vê tudo; e existe a
corrupção. Imagine se as regulamentações
e tributos do país fossem aplicados sempre e à risca; camelôs, vendedores
piratas e, enfim, todo o mercado informal, que beneficiam tantos consumidores e
empregam tantos trabalhadores, sumiriam. Hoje em dia, eles funcionam fora da lei; e -
surpresa! - funcionam. Sem decretos
políticos, sem vereadores e deputados inúteis, o Promocenter ia muito bem
obrigado.
Vejam o couch-surfing: pessoas
disponibilizam suas casas para viajantes se hospedarem de graça, e sabem que,
quando viajarem, também encontrarão pousada. O único sistema de controle são as opiniões
dos próprios usuários publicadas no site. Qualquer um pode se cadastrar. E adivinhem: funciona muito bem, como um amigo
meu que já hospedou gente do mundo inteiro pode garantir. Haveria algo mais contrário ao espírito dessa
rede do que se o governo decidisse "regulamentá-la", criando requisitos mínimos
para as casas ("devem ter pelo menos dois banheiros e um sistema de combate a
incêndio certificado") e para os viajantes ("devem enviar, duas semanas antes
da visita, cópia autenticada do passaporte e trazer inventário da bagagem
pessoal")? A quantos seriam reduzidos os
membros dessa comunidade vibrante? Pois
a mesma destruição burra ocorre em tantos outros serviços; a diferença é que estamos
acostumados e não percebemos o quão melhor eles poderiam ser. Por que absolutamente todo estabelecimento
comercial deve ter uma lixeira na frente? Por que um shopping precisa de 5% de vagas
para idosos? Por que
toda vitrine deve ter tarja sinalizadora? Soluções pontuais são transformadas em
imposições ossificantes; o que é inteligente em alguns casos costuma ser
estúpido se transformado em lei universal.
A cooperação livre
entre os homens é um fato; é um fenômeno que emerge naturalmente, sem qualquer
necessidade de uma autoridade estatal para regular, controlar, medir e definir
(o que só congela e endurece o que deveria ser fluido e flexível para melhor se
adaptar às infinitas circunstâncias humanas). E essa cooperação se dá em todos os níveis da
sociedade; não é privilégio da "elite", embora seja isso mesmo que vai
acontecer se o governo continuar a dificultar e proibir a existência de versões
mais baratas, populares e, portanto, precárias se comparadas às "melhores
práticas". Se o padrão mínimo legal for
o Golf, não existirão nem Gols, nem Fuscas, nem Brasílias; mais andarão a pé.
Trata-se de um
problema de mentalidade, que afeta a todos os políticos, burocratas,
legisladores, advogados e engenheiros sociais que acreditam que suas definições
mal-escritas num pedaço de papel criam e ordenam as relações humanas; quando na
verdade as corrompem e destroem, e instauram, em seu lugar, a desconfiança e a
remuneração por adesão a procedimentos sem relação direta com o bem-estar do
próximo. A imensa maior parte da classe
política brasileira não só é inútil como prejudicial; e ainda pagamos seus
salários. Ao invés de punir crimes
(roubos, fraudes), querem prever e delimitar o que é mutuamente benéfico,
limando de imediato todas as manifestações que escapam a seu olhar estreito. A guerra de independência americana foi
travada por menos.
Os impostos, encargos,
regulamentações e regras aos quais estamos sujeitos (e mesmo assim, pode ter
certeza que se um fiscal quiser, ele encontrará alguma infração - são 85 tributos e
dezenas de milhares de leis) não nos afetam apenas na "esfera econômica", como
se a vida humana fosse divisível em partes estanques e como se o trabalho e o
consumo fossem realidades menores, de pouca importância; toda nossa existência
passa pelo crivo estatal. E ainda se
acredita na mentira de que a liberdade interessa só aos ricos. Isso é falso. O liberalismo econômico não é o sistema das
grandes empresas, dos grandes bancos, dos tecnocratas. Claro, algumas grandes empresas seriam
beneficiadas com um mercado mais livre; mas elas não seriam as maiores
ganhadoras, mesmo porque muitas recebem ajuda do governo, seja direta
(concessões, subsídios) ou indireta (as regulamentações infinitas e encargos
pesados que impedem a existência dos pequenos). O principal beneficiário do liberalismo é todo
homem honesto em suas relações cotidianas, que estão cada vez mais
burocratizadas por um sistema desumano que demanda sempre mais recursos para se
sustentar e exige cada vez mais controle de nossas vidas.
Ser livre significa,
enquanto consumidor, poder escolher aquilo de que mais se gosta na gama de
preços e qualidades compatível com a própria renda; enquanto produtor, poder
trabalhar no que se quiser, e prover o serviço que se quiser, da melhor forma
que se souber, sem que ninguém lhe impeça; e, enquanto pessoa humana completa,
viver de acordo com o que se considere o melhor sem impedir ninguém de fazer o
mesmo. Sem precisar da aprovação de
qualquer instância governamental, sem ter que apresentar documento algum e nem emitir
nota fiscal, pois o fisco não tem direito nenhum de saber o que você faz da
vida e muito menos de puni-lo se for bem-sucedido. A liberdade permite que, ocasionalmente, se aja
mal? Sim. E para alguns desses casos (os que violem
direitos alheios) existem as leis e os tribunais. Mas, e isso é o principal, é só com ela que se
pode agir e viver bem, buscando, adaptando e criando soluções para os problemas
de todas as esferas da existência humana, para muito além da (embora a inclua)
compra e venda de ações.