Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.

< Artigos

Economia

No pós-Previdência, pacto federativo será prioridade

09/09/2019

No pós-Previdência, pacto federativo será prioridade

Com a reforma da Previdência cada vez mais perto de ser aprovada, o governo Bolsonaro começa a planejar os próximos passos para a economia brasileira. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo vai apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para reformar o pacto federativo. Segundo Guedes, a ideia é desindexar e desvincular os orçamentos nas três esferas de governo, com o intuito de aprofundar o ajuste fiscal do país. Além dessa medida, o novo pacto inclui a reforma tributária a ser enviada pela equipe econômica, que prevê a criação do IVA-Dual, o Imposto Sobre Transações Financeiras e a redução das alíquotas do Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas, aliada a um mecanismo para acelerar as privatizações.

Por que é importante
O plano de desvincular os orçamentos é uma das principais apostas de Guedes para a economia brasileira, que sofre com o baixo investimento público

Quem ganha
União, estados e municípios, que teriam liberdade para definir as prioridades dos seus orçamentos
Quem perde
Defensores da indexação, que temem um aumento da desigualdade social com o fim de gastos obrigatórios
Sobre o autor

Money Report

Money Report

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Há campos obrigatórios a serem preenchidos!