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O que a mídia diz sobre homeschooling

22/11/2024

O que a mídia diz sobre homeschooling

Você pensaria que a crescente popularidade do homeschooling (ensino doméstico) nos Estados Unidos estaria em mais manchetes de notícias. Estimativas do Instituto Nacional de Pesquisa em Educação Domiciliar (NHERI) revelam um aumento impressionante no número de alunos que estudam em casa desde a década de 1970 - por um fator de 238. Claro, houve um aumento no homeschooling durante os bloqueios da Covid, quando muitas escolas públicas se tornaram completamente virtuais ou implementaram medidas severas que limitaram severamente o aprendizado e a satisfação dos alunos. Mas os dados do NHERI mostram que já havia uma longa tendência pré-Covid de crescimento no homeschooling, de 13.000 alunos em 1973 para 2,5 milhões em 2019. A população de homeschooling explodiu acima da tendência para 3,7 milhões em 2021, mas em 2022 caiu para 3,1 milhões, o que continua acima da tendência estabelecida nos anos letivos de 2016-2019.

Fonte: Instituto Nacional de Pesquisa em Educação Domiciliar

Os artigos sobre esse fenômeno na imprensa corporativa são escassos e a maioria deles apresenta doses pesadas de paternalismo estatal e fomento do medo. Um artigo do Washington Post cita um professor de Direito de Harvard: "Os formuladores de políticas deveriam pensar: 'Uau - isso é um monte de crianças. […] Devemos nos preocupar se elas estão aprendendo alguma coisa'". O mesmo artigo cita um membro do conselho escolar da Flórida: "Muitos desses pais não têm nenhum entendimento de educação".

Mas mesmo o Washington Post não pode deixar de mencionar o que os pais dizem sobre suas razões para rejeitar as escolas públicas. Eles citam violência, exposição a fotos e vídeos explícitos nos telefones de outros alunos e "a intrusão da política na educação pública".

O artigo do Washington Post fica completamente surdo quando adverte que os grupos de homeschooling "muitas vezes se agrupam por ideologia compartilhada", o que significa que os pais decidem como seus filhos aprendem sobre política e pandemias, e que pode não ser a narrativa aprovada pelo estado. Que horror!

Um artigo da Vox incluiu uma citação do diretor executivo do Center for Learner Equity: "'Há um aspecto de construção de comunidade em uma escola', [...] Pode ser um lugar 'onde todos se reúnem para aprender um entendimento comum de nossa história' - um entendimento comum que poderia ser perdido se todos educassem seus filhos em casa".

Quase todos os artigos que encontrei diziam que uma desvantagem da popularidade do homeschooling é que as escolas públicas perdem financiamento. É claro que muitos pais que educam em casa, que são extremamente céticos em relação à instituição da educação pública, veriam isso como positivo.

A Week publicou um artigo repleto de toneladas de paternalismo estatal: "Embora muitos pais que escolhem o homeschooling acreditem que estão agindo no melhor interesse de seus filhos, a falta de supervisão é um problema - e não acidental".

E então os "especialistas" pesam:

Isso também significa que as crianças correm o risco de "não aprender habilidades acadêmicas básicas ou aprender sobre os valores democráticos mais básicos de nossa sociedade ou obter o tipo de exposição a visões alternativas que lhes permitam exercer escolhas significativas sobre suas vidas futuras", disse a especialista em bem-estar infantil Elizabeth Bartholet.

Podemos destilar a visão da mídia sobre o homeschooling em uma frase: o homeschooling é uma ameaça porque toda criança deve aprender e internalizar as narrativas e doutrinas aprovadas pelo estado sobre história, política, sexo, democracia, Covid, economia, nutrição, saúde social e emocional e tudo o mais sob o sol.

Em Educação: Livre e Obrigatória, Murray Rothbard eviscerou o controle estatal da educação, expondo-a pelo que ela é – um programa para moldar crianças em sujeitos leais:

Devemos ver que, desde que o estado começou a controlar a educação, sua tendência evidente tem sido cada vez mais agir de modo a promover a repressão e o impedimento à educação, ao invés do verdadeiro desenvolvimento do indivíduo. Sua tendência tem sido para a coação, para a igualdade forçada ao nível mais baixo, para o enfraquecimento dos conteúdos e até mesmo o abandono de todo ensino formal, para o inculcamento da obediência ao estado e ao “grupo”, ao invés do desenvolvimento da auto-independência, e para a depreciação dos assuntos intelectuais. E, finalmente, é a sede do estado e seus asseclas pelo poder que explicam o credo da “educação moderna” de “educação integral da criança”, tornando a escola um “pedaço da vida”, onde os indivíduos jogam, se ajustam ao grupo etc. O efeito desta, como de todas as outras medidas, é reprimir qualquer tendência para o desenvolvimento das capacidades racionais e independência individual; é tentar usurpar de várias formas a função “educacional” (para além do ensino formal) do lar e dos amigos, e tentar moldar “toda a criança” nos caminhos desejados. Assim, a “educação moderna” tem abandonado as funções escolares de instrução formal em favor de moldar toda a personalidade, tanto para forçar a igualdade do aprendizado ao nível dos menos educáveis, quanto para usurpar, o quanto possível, o papel educacional do lar e de outras influências. Como ninguém vai aceitar a definitiva “comunização” estatal das crianças, mesmo na Rússia comunista, é óbvio que o controle estatal deve ser alcançado mais silenciosa e sutilmente.

Para todo aquele que é interessado na dignidade da vida humana, no progresso e desenvolvimento dos indivíduos em uma sociedade livre, a escolha entre o controle dos pais ou do estado sobre as crianças é clara.

Se ao menos Rothbard pudesse ver a explosão na popularidade do homeschooling hoje. Acho que ele também se divertiria com a lamentável mídia se debatendo, desesperada para varrer a tendência para debaixo do tapete, ao mesmo tempo em que tenta convencer os pais a devolver seus filhos à tutela precária do estado.

 

Este artigo foi originalmente publicado no Mises Institute.

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Nota: as visões expressas no artigo não são necessariamente aquelas do Instituto Mises Brasil.

Sobre o autor

Jonathan Newman

Professor no Mises Institute.

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