Esse site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você concorda com suas condições.

< Artigos

Filosofia

Como a Escola Austríaca mudou minha vida para melhor

08/01/2012

Como a Escola Austríaca mudou minha vida para melhor

Neste nosso primeiro podcast, o presidente e fundador do IMB, Helio Beltrão, faz um breve relato sobre como a descoberta da Escola Austríaca, no final da turbulenta década de 1990, não apenas trouxe uma profunda guinada à sua vida empreendedorial, como também, e principalmente, ajudou a recuperar toda a parcela de sua poupança que havia sido dizimada pelas crises asiática e da Rússia.

Além de narrar suas experiências vivificantes, Helio faz também um apanhado geral sobre as perspectivas da economia brasileira, a presença do estado em nossas vidas, suas motivações para fundar o IMB e vários outros tópicos.

Este podcast inaugura a parceria do IMB com Bruno Garschagen, que será o responsável pelas futuras entrevistas que já estão agendadas.  Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e Universidade de Oxford (visiting student), Garschagen é graduado em Direito e traduziu, em parceria com Monica Magalhães, o livro O Fim do Fed - Por que Acabar com o Banco Central, de Ron Paul.  Seu primeiro livro, sobre o pensamento politico utópico, Lenin e Hitler, será publicado este ano pela Editora É Realizações.

Durante 11 anos, Garschagen atuou como jornalista de economia e política em algumas das principais publicações do país (Gazeta Mercantil, Folha de S. Paulo, Valor Econômico, Jornal do Brasil, revista Primeira Leitura, site No Mínimo).

Atualmente, é colunista do site OrdemLivre (onde atuou como Gerente de Relações Institucionais), especialista do Instituto Millenium, mantém um blog pessoal e é coautor do blog português O Insurgente.

 

Para ouvir a entrevista, clique aqui e role a página até o final.

 

Para melhor situar o leitor/ouvinte, eis o índice deste podcast:

0--11:07: a presença do estado brasileiro em nossas vidas;

11:07--18:30: como a descoberta dos ensinamentos da Escola Austríaca alterou substancialmente a minha vida, a minha visão de mundo e, principalmente, os meus investimentos no mercado financeiro;

18:30--22:20: por que decidi fundar o Instituto Ludwig von Mises Brasil e qual o referencial a ser seguido;

22:20--28:42: as perspectivas da economia da economia brasileira;

28:42--38:02: como lidar com as críticas dos economistas convencionais à Escola Austríaca, e qual a real motivação deles;

38:02--43:44 : projetos e objetivos do IMB para 2012, primeiro Curso de Escola Austríaca no país, monografias de estudantes e intercâmbio com liberais espanhóis e portugueses.


Sobre o autor

Bruno Garschagen

É autor do best seller 'Pare de Acreditar no Governo - Por que os Brasileiros não Confiam nos Políticos e Amam o Estado' (Editora Record). É doutorando e Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos...

Comentários (37)

Deixe seu comentário

Há campos obrigatórios a serem preenchidos!