Em pleno século XXI alguém ainda ter como ideal de vida, ter um emprego, é realmente o fim da linha mesmo.
Qual é o dia mais feliz da sua vida? O dia em que você recebe seu primeiro salário. Qual é o dia mais triste da sua vida? O dia em que você recebe seu primeiro salário.
A partir do momento em que você se torna um assalariado, você passa a condicionar toda a sua vida e todo o seu bem-estar ao recebimento mensal daquele contra-cheque.
Pior ainda: você passa toda a vida se borrando de medo do eventual dia em que algo terrível acontecerá e você irá parar de receber aquele contra-cheque.
Você se acostumou a ser bancado por aquele contra-cheque, condiciona toda a sua sobrevivência a ele, e morre de medo de um dia perdê-lo.
E nada faz para mudar isso.
Quem trabalha pelo dinheiro será escravo para sempre. Você trabalha para enriquecer terceiros, e não fica com o que produz.
Liberdade tem aquele que logo cedo faz o dinheiro trabalhar por ele.
Sim, comece trabalhando em troca do dinheiro (essa parte é inevitável), mas imediatamente coloque o dinheiro para trabalhar por você. Seja frugal e invista obcecadamente. A liberdade você irá alcançar quando sua renda passiva mensal for igual ao seu salário. É aí que você começa a se distinguir do resto da manada.
Falei sobre isso
aqui.