clube   |   doar   |   idiomas
segunda-feira, 18 jan 2021
Podcast 437 - O maior clube de leitura liberal do país (Mariana Brito)

feed_pmb (2).pngNo episódio desta semana do podcast do Mises Brasil, Rodrigo Marinho recebe a jornalista, analista política e empreendedora, Mariana Brito. 

Na entrevista, nossa convidada explica como começou o Clube de Leitura da Mariana Brito e comenta qual a melhor experiência do primeiro ano do Clube. 

Ela fala também sobre qual o livro mais lido, o mais engajado e o mais interessante.

E ainda comenta sobre o que fará de diferente no Clube em 2021 e se as turmas serão reabertas, além de dizer quais seus outros objetivos além do Clube.




  • anônimo  31/01/2021 13:01
    Defendi e votei na primeira candidatura do Lula. Mas, consolidei minha convicção de antipetista com os desdobramentos da operação "lava jato". Fui na adolescência socialista, amadureci social-democrata e me tornei um liberal conservador.
    Revi, também, alguns princípios da minha formação de professor. Sou da geração Paulo Freire, "rezamos" o Freire em tudo, ideologicamente e metodologicamente, discursei sua filosofia, pedagogia e didática, durante meus estudos e aulas ministradas. Não podia ser diferente, entrei na faculdade em fins de 1970 e conclui em meados de 1980, foi o período de absoluto estudo dos filósofos e cientistas sociais marxistas. As leituras de textos do próprio Marx, Engels, Nietsche, Sartre, Gramsci, Érich Fromm e tantos outros, além de Paulo Freire, nos encheram de saberes. Sou daqueles que entendem que é necessário reescrever Paulo Freire. Pouco se leu sobre autores do liberalismo. O eco destes ensinamentos se fazia sentir nas igrejas e em todos os eventos sócios-comunitários e forjou a geração que vivemos, eu contribuí para isso em certo grau. Era muito difícil ser mais holístico...
    A partir de reflexões nos vários debates e contrapontos na academia tenho feito algumas leituras sobre o Liberalismo conservador, autores como Durkheim, John Look, Adam Smith, Stuart Mill, Miguel Reale e outros, tem ocupado um pouco mais meu tempo. A leitura de textos do "Mises Brasil" tem me dado boas leituras.
    Tenho acompanhado atentamente os acontecimentos políticos. Apoio presidente Bolsonaro, penso que ele tem muito boas intenções para colocar o Brasil nos trilhos em relação ao combate da corrupção, tráfico de drogas, violência e a bandidagem. A corrupção é a raiz de todos os males sociais. Penso que o liberalismo, com os devidos ajustes, nem muitas regras do Estado e nem "Laissez Faire", deve ser o motor da economia brasileira...
  • Ferret  10/02/2021 04:08
    Defender politico é dos 17-24, ou seja, alguém que precisa amadurecer intelectualmente. Somos um país de clima ótimo propício para a vida calma e tranquila, sem medo da morte, sem ter que contar com o vizinho para te emprestar uma lenha, sem responsabilidades, nem a vida do próximo. Você até pode nascer no Brasil, mas evoluir é sair fora dele, se quer governo com honestidade razoável, estude, se esforce e vá para algumas das nações gélidas do norte. Do contrário, fique e assista de camarote os animais se matando na arena por um ar condicionado.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.