clube   |   doar   |   idiomas
segunda-feira, 22 jun 2020
Podcast 413 - A Origem Coletivista do Fascismo e do Comunismo (Helio Beltrão)
logo_itunes_podcast.png


No episódio de hoje do podcast do Mises Brasil, Rodrigo Marinho recebe o nosso presidente, Helio Beltrão.

Nesta entrevista, discute-se qual o real significado de fascismo, apontando suas diferenças e semelhanças com outros regimes autoritários e coletivistas, como o comunismo, resgatando a origem filosófica, histórica e política dessa ideologia tão nefasta, que teve em Hegel um terreno fértil para que pudesse florescer.

Helio também aproveita para fazer um gancho com a mais recente obra de Ludwig von Mises publicada no Brasil, “Governo Onipotente”, na qual o grande economista austríaco desbanca a padronizada visão marxista que dizia que o fascismo e o nazismo são oriundos do capitalismo. 

O Governo Onipotente é um livro exclusivo para assinantes do Clube Ludovico, o primeiro clube de leitura para liberais, conservadores e empreendedores: http://clubeludovico.com.br/ 



  • Juliana Menezes  23/06/2020 01:18
    Eu acredito que o poder tem suas metamorfoses, mas geralmente se disfarça em poder econômico ou administrativo, de propaganda ou de educação. O que penso é que a democracia exige que, seja qual for a forma como se nos apresenta o poder, o povo se dê conta da sua onipresença e dos seus perigos potenciais.
    Um dos mais perigosos abusos de poder consiste em insuflar o medo, procurando provocar o pânico para aproveitar-se da confusão. Como os banqueiros e os magnatas das finanças, quando desconfiam de um governo que não lhes agrada, instigam, às vezes, uma perda geral de confiança. Mesmo sem levar em conta as origens e as formas dessas influências, acabam tirando um pouco a liberdade democrática, mas realmente necessário em alguma situações.

    O que pensam sobre isso?
  • Murilo D  28/06/2020 02:49
    Não tem como vocês que defendem menos impostos que são necessários para tirar o resto dos brasileiros da matrix, tivessem um programa na TV aberta?
    não da para falar com patrocinadores??
    imagine vocês com programas de debate no SBT por exemplo? em horário nobre.

    o povo hoje esta com vontade de aprender sobre política e economia, e os lacradores defensores da utopia eugenista socialista, já esta assumindo o protagonismo nisso.
    pessoas que querem aprendem com felipe neto e anitta. pq vocês defensores de ludwig mises não tem espaço na tv aberta, ou tem um canal do youtube.
    postem pelo menos o podcast lá também.

    uma dica construtiva. obrigado pela atenção de todos.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.