clube   |   doar   |   idiomas
segunda-feira, 13 abr 2020
Podcast 403 - O papel dos liberais em tempos de pandemia (Roberto Rachewsky)
logo_itunes_podcast.png


Rodrigo Marinho entrevista o empresário da área de comércio exterior e fundador do Instituto Estudos Empresariais (IEE), Roberto Rachewsky.


Nesta conversa, nosso convidado comenta a respeito da atual crise causada pela pandemia de COVID-19, mostrando como governos, inclusive o dos Estados Unidos, têm adotado providências draconianas para lidar com ela, atacando diretamente as liberdades individuais. Ele fala também sobre os impactos que o lockdown tem na sociedade e na vida das pessoas, principalmente das mais pobres.


Roberto Rachewsky fundou o Instituto Liberal do Rio Grande do Sul, do qual foi vice-presidente na década de 1980. Participou da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil do Rio Grande do Sul (ADVB-RS) e da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul). Atualmente, é conselheiro do IEE.


Link para o artigo “O Uso do Conhecimento na Sociedade”, de F. A. Hayek: https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1665




  • JOSE FRANCISCO DE PAULA SALLES  22/04/2020 12:41
    Uma visão liberal muito "fundamentalista" nos leva à idealizações inverossímeis por serem demais otimistas, que consistem em acreditar que ações espontâneas, com altos graus de liberdade, funcionam igualmente bem em momentos de emergência. Como um navio em situação de naufrágio, são momentos em que decisões rápidas (não necessariamente as melhores) e um grande grau de liderança autoritária são necessários. Nessas situações, as massas, com suas lideranças esparsas, guiam-se pelo pânico, cada um correndo para um lado ou mantendo-se estáticas por falta de uma voz de comando. Nós, adeptos do liberalismo, devemos entender que, nessas situações, governos mais "pesados" e autoritários tendem a conseguir ações mais rápidas, que, se não as melhores a médio prazo, dão alguma proteção imediata. Para viabilizar nossa causa liberal, devemos ampliar nossa visão e pensar em como dotar nossos sistemas com "gatilhos" mínimos de segurança que permitam o acionamento emergencial e temporário de ações centralistas e mesmo autoritárias.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.