clube   |   doar   |   idiomas
segunda-feira, 23 set 2019
Podcast 377 - A liberdade na educação de base (Rafaela de Paula e Anamaria Camargo)
logo_itunes_podcast.png

Como a liberdade pode ser abordada e inserida na educação de crianças e jovens? 

Quais são os modelos de educação libertária que podemos encontrar em  outros países? 

Neste podcast, Rafaela de Paula e Anamaria Camargo falam sobre homeschooling, liberdade de ensino e o papel do estado na educação de crianças e jovens.

Rafaela De Paula é Especialista em Educação Financeira com foco em Metodologias Ativas, graduada em Gestão Comercial pela Universidade Positivo - PR, fundadora da Limonada - Escola de Educação Financeira e sócia-fundadora da CapitalizeIt. Consultoria em Gestão de Micro e Pequenas Empresas.

Anamaria Camargo é mestre em Educação com foco em eLearning pela Universidade de Hull.




  • Jorge Quintão  01/10/2019 13:59
    A primeira pergunta que devemos responder é: o que é liberdade? Isso é fundamental para compreendermos como a educação pode contribuir para que o sujeito seja, de verdade, livre.
    Na minha visão, a liberdade começa com autoconhecimento. A partir disso temos consciência do nosso papel na sociedade e perante os outros.
    A autonomia passa então a ser uma necessidade na educação de base, uma vez que os sujeitos, em formação, devem compreender que eles devem ser protagonistas para todo o tipo de atividade na vida.
    Temos modelos de educação que propõem que crianças muito pequenininhas devem se tornar autônomas assim que conseguem começar a caminhar.
    O modelo de homeschooling me agrada, mas tecnicamente, será que os pais têm a capacidade de educar formalmente as crianças? Acredito que há um limite na proposta.
    O debate é bom. Existem modelos diversos de educação, mas na prática e no Brasil, poucas são as reais iniciativas.
  • Virginia  01/10/2019 18:14
    Só acho este ministro da educação muito ruim. Não tem projeto nenhum para educação. Só fica 'mitando' nas redes sociais. Me parece que não leva a educação a sério (quer tirar uma ideologia para colocar outra). O que estas professoras (no podcast) falam é muito importante.
  • Sidney  07/10/2019 13:31
    Muito bom


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.