clube   |   doar   |   idiomas
segunda-feira, 8 abr 2019
Podcast IMB Especial - Gabriel Oliva (em memória)

Image-1 (1).jpgEm julho de 2013, o podcast do Instituto Mises Brasil entrevistou um jovem estudante da faculdade de economia, administração e contabilidade da Universidade de São Paulo que surgia como uma promessa nos estudos da Escola Austríaca no Brasil.

Na época, Gabriel Oliva estava revisando sua monografia de conclusão de curso sobre a controvérsia entre Hayek e Knight a respeito da teoria do capital, e já havia conquistado, no ano anterior, o prêmio Donald Stewart Jr. promovido pelo Instituto Liberal do Rio de Janeiro.

Três anos depois, o podcast voltou a entrevistá-lo. Ele estava terminando o mestrado na USP com uma dissertação sobre Hayek e a complexidade, coordenação, evolução e metodologia em sistemas sociais adaptativos.

Naquele podcast, Gabriel explicou os principais pontos de sua monografia e como ele trabalhou o uso que Hayek fez da teoria cibernética (em sua abordagem psicológica no livro “The Sensory Order”) e os desdobramentos teóricos na concepção de ordem espontânea e intencionalidade do comportamento humano em funcionamento do mercado.

Foi com muita tristeza que os membros do Instituto Mises Brasil receberam a notícia do falecimento do Gabriel Oliva, vítima de um câncer, no dia 3 de abril de 2019. Gabriel faria 30 anos e estava concluindo o seu doutorado em economia na Duke University.

O podcast de hoje deseja honrar a memória de Gabriel e trazer ao público os antigos podcasts que ele gravou ainda sob a alçada de Bruno Garschagen. Você poderá ouvir as duas entrevistas que ele deu para nosso instituto agora em nova edição já masterizada e com uma apresentação mais agradável aos nossos ouvintes.

Ficam aqui nossos profundos sentimentos à família do Gabriel Oliva e nosso lamento por perdermos uma das mentes mais brilhantes que a Escola Austríaca tinha para oferecer.




  • Um admirador  08/04/2019 18:53
    Uma perda irreparável. Uma das mais brilhantes e promissoras mentes do movimento em prol da liberdade. Que Deus conforte a família neste momento tenebroso.
  • Malena Sobral   08/04/2019 22:53
    Gabriel nos deixou mta saudade..
    Foi uma morte mto repetina.
    Minha oração é que Deus continue consolando o coração de seus pais,(nossos amigos) , do Víctor e tds que estao sentindo sua partida.
  • Gilmar Lopes Farias   09/04/2019 01:27
    Gabriel !!!
    Além de uma mente brilhante, um excelente caráter.
    Fica a saudade é a certeza que estará junto ao pai celeste.
  • Sérgio Miranda  10/04/2019 00:18
    Perda inestimável, estudioso e dedicado aos grandes temas econômicos. Que Deus o tenha.
  • Liliane  10/04/2019 18:12
    Gabriel!
    Primo querido!
    Sempre muito otimista com sua melhora.
    Agora fica a saudade e as lembranças em família.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.