clube   |   doar   |   idiomas
quarta-feira, 6 mar 2019
Podcast 349 - Ambientalismo de Livre-Mercado (Phylippe Santos e Marco Palhares)
logo_itunes_podcast.png

Com as recentes catástrofes ambientais que têm assolado algumas cidades do Brasil, muitos cobram mais ação do estado, convictos que as leis podem diminuir a “ganância de acionistas”.

Mas o livre mercado é realmente um inimigo do meio-ambiente? Deixar o mercado regular questões ambientais não criaria externalidades inevitáveis e até indeléveis? Como a liberdade pode ser melhor para a natureza?

Para responder a essas questões, recebemos o professor Phylippe Santos, formado em Gestão Ambiental e Mestre em Tecnologia e Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará na área de concentração "Instrumentos de Gestão Ambiental". Foi sócio-diretor de um escritório de Consultoria Ambiental em Fortaleza e atualmente se dedica a docência na área de Meio Ambiente. Também é professor-orientador de projetos de pesquisa, tendo projetos apresentados em feiras internacionais como a Intel, nos EUA.

Contamos também com os comentários de Marco Palhares de Barros, engenheiro químico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, egresso da primeira turma de pós-graduação em Escola Austríaca do Instituto Mises. Profissionalmente, sempre atuou no mercado financeiro, em empresas como Morgan Stanley, Itaú BBA e Prudential. Professor e treinador de mercado financeiro e investimentos. Nas horas vagas é ambientalista de livre-mercado (sim, isso existe e é mais comum do que se imagina).




  • Eduardo Novaes  07/03/2019 17:27
    Ótimo episódio. É muito interessante ouvir sobre um tema tão desgastado. Muitas vezes pensamos de forma equivocada que se trata de uma "pauta de esquerda". Muito bom e esclarecedor!
  • G Bortolot  08/03/2019 15:34
    Parabéns pelo podcast, mas vou deixar um feedback.

    Sei que a ideia é dar dinâmica ao podcast. Mas a música de fundo não ajuda na compreensão do conteúdo. Dispersa bastante a atenção e sobretudo tematiza todo o bate papo numa coisa só, o que não é legal quando vários temas diferentes são abordados.

    Recomendaria tirá-la do meio da conversa. Deixem para a abertura e partes pontuais.
  • Alana  08/03/2019 18:31
    Ótimo podcast, poderiam fazer todos os dias que teria audiência.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.