clube   |   doar   |   idiomas
segunda-feira, 26 nov 2018
Podcast 344 – Os desafios institucionais, políticos e econômicos do Brasil (Diogo Costa)
logo_itunes_podcast.png

Neste Podcast do Instituto Mises Brasil, o cientista político Diogo Costa cita e analisa os principais desafios institucionais, políticos e econômicos do Brasil num momento em que o país já debate os malefícios da intervenção estatal e os benefícios da liberdade econômica. 

O panorama atual é muito diferente do que era 10 anos atrás quando as ideias da liberdade estavam fora do debate e da agenda política e econômica. Na época, eram poucos os institutos existentes como o Instituto Mises Brasil e o OrdemLivre, que Diogo liderava e que se dedicava à defesa das liberdade individual, paz e livre mercado.

Nesta conversa, o cientista político comenta o atual momento do país, opina sobre se Janela de Overton começou a ser movida para o lado das liberdades, cita o descompasso positivo entre o Brasil e o resto do mundo, analisa os principais desafios institucionais do país e o papel da sociedade nesse processo de mudança, avalia a equipe econômica do futuro governo de Jair Bolsonaro e pontua os desafios do movimento pelas ideias da liberdade.

***

A música da vinheta de abertura é “Gotham” executada pelo guitarrista Eric Calderone.

***

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário. 




  • Rhyan Fortuna  07/01/2010 21:27
    Por que as pessoas com algum conhecimento científico não duvidam do Aquecimento Global? Por que a comunidade científica não duvida do Aqueciemento Global? Estou muito indeciso sobre esse tema, é difícil pra mim ficar contra a ciência...
  • Caio Augusto  07/01/2010 22:05
    Rhyan, existem muitos cientistas sérios e conceituados que discordam que o Homem é quem esteja provocando o Aquecimento Global e tem outros que nem ao menos acreditam que exista um Aquecimento Global de fato. O problema é que por mais que se encontrem fatos que mostrem que a atual teoria sobre o Aquecimento Global esteja errada, não adianta, nunca é o "suficiente".
  • Rhyan Fortuna  07/01/2010 22:46
    Há também "cientistas" que negam a Teoria da Evolução. Claro que eles nunca produziram nada de científico para refutar Darwin.
  • Fernando Chiocca  08/01/2010 01:14
    ?????????????? Vc acha que as pessoas que "duvidam do Aquecimento Global" não possuem NENHUM conhecimento científico??\nRhyan, vc por acaso está se informando através da mídia tradicional e nem ficou sabendo do escandalo climategate? Que mostrou o que está por trás da "comunidade científica" que apoia a ideia do aquecimento global? E por que vc considera que "esta comunidade científica" deve ser levada a sério e compara a "outra" com os refutadores da teoria da evolução? Conhece a fundo os cientistas de ambos os lados? Alias, a teoria da evolução, como apropriadamente é chamada, é apenas uma teoria, e não uma verdade científica irrefutável, como, por exemplo, as proposições da ciência economica são.\n
  • Rhyan Fortuna  08/01/2010 06:32
    Fernando, tirando meia dúzia de cientistas, a maioria duvida do AG por motivos ideológicos. No climagate parece que houve uma confusão de palavras e sentidos, como não entendo inglês fica difícil opinar. Pelo que imagino, todos os argumentos defendidos pelos negacionistas foram refutados. TE é fato indiscutível.
  • Tiago RC  08/01/2010 06:54
    Tem um site que apresenta contra-argumentações a todos os argumentos dos céticos no AGA: http://www.skepticalscience.com/
    \n
    \nEu particularmente acho um debate muito complicado. Há motivações políticas de ambos os lados. Quem não é especialista no assunto fica realmente meio perdido. É realmente questionável a quantidade de verba pública que financia as pesquisas favoráveis ao AGA, ao mesmo tempo que cientistas que se colocam contra só vão encontrar verbas privadas de instituições realmente contrárias à tese. Não sei até que ponto o resultado final disso é confiável.
    \n
    De qualquer forma, acho que liberais poderiam se resumir a argumentar que, mesmo que seja verdade a história do AGA, o uso de coerção para tentar parar uma externalidade tão dispersa e imprevisível é simplesmente perigoso demais, dá uma margem a injustiças muito grande. Talvez seja muito melhor tentar se adaptar as mudanças, até porque as gerações futuras terão muito mais meios de se adaptar do que as gerações presentes têm meios para mudar completamente a base energética.
  • Alberto  25/03/2016 11:48
    E há outros sites refutando os argumentos do establishment: www.plantsneedco2.org | www.climatechangedispatch.com/
  • Rhyan Fortuna  08/01/2010 10:31
    Pois é Thiago, creio que o caminho mais simples é a desestatização da água e eletricidade, e privatizar as matas e animais.
  • ALL  08/01/2010 11:31
    A teoria de Darwin é para inglês ver. Não são poucos os grandes cientistas que assinalam inúmeras falhas, desde o próprio caráter do autor, mas especialmente quanto ao método científico que utiliza, e com as obsoletas bases teóricas da física que lhe serviram de padrão.
  • Núbia  12/01/2010 11:02
    Talvez os cariocas acreditem no aquecimento global :)
  • mateus   15/02/2016 21:58
    talvez os sulistas nao acreditem


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.