clube   |   doar   |   idiomas
terça-feira, 21 ago 2018
Podcast 330 - Liberalismo, vida acadêmica e a esquerda na universidade (Eduardo Chaves)
logo_itunes_podcast.png

PhD em Filosofia e professor aposentado da Unicamp, Eduardo Chaves viveu uma experiência profissional que fornece uma amostra simbólica de como a esquerda age dentro da universidade: durante o regime militar nunca teve problema para ministrar seus cursos de filosofia política, de história da filosofia, de filosofia da educação, com a bibliografia constituída por autores liberais. Foi depois do fim do regime, em 1985, quando a esquerda começou a ocupar os postos de comando da universidade, que ele perdeu a liberdade para ensinar e passou a sofrer internamente as consequências de ser liberal.

Neste Podcast do Instituto Mises Brasil, o professor contou essa história em detalhes.

Eduardo Chaves também disse que só soube da existência das obras de Mises, Hayek e Ayn Rand quando foi para os Estados Unidos fazer o doutorado no início da década de 1970. E que, ao voltar para o Brasil, teve contato com nomes importantes do movimento liberal de São Paulo, como o empresário Henry Maksoud, que teve um programa na TV Bandeirantes do qual chegou a participar algumas vezes. 

 O professor explicou como era ser liberal dentro e fora da academia naquela época quando não havia internet e tudo era muito difícil, inclusive, importar livros. Ele contou que, na década de 1980, a partir de um equipamento da Unicamp, mantinha contato com liberais americanos por meio de uma rede interna de comunicação que conectava computadores da IBM.

***

A música da vinheta de abertura é “Gotham” executada pelo guitarrista Eric Calderone.

***

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário. 




  • Breno Luzente  28/08/2018 11:19
    Olá, vocês não tem o podcast disponibilizado no feedback RSS ? Sou um ouvinte de podcasts e tornaria muito mais fácil começar a acompanhar vocês pelo app de podcasts
  • Marcelo Faviere  04/09/2018 19:56
    Eu acho que vocês deveriam é investir em um aplicativo no molde do "Jovem Nerd/Nerdcast", lá poderiam estar os artigos, notícias, ebooks, podcast e tudo junto.
  • Antonio Cirilo  09/09/2018 14:01
    Eu me identifiquei muito com o autor quando ele comentou que, ao tomar conhecimento da causa libertária, ele viu verbalizado tudo que ele pensava. Parabéns pela reportagem!


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.