clube   |   doar   |   idiomas
segunda-feira, 23 jul 2018
Podcast 326 - Obstáculos ao desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil (Donato Aranda)
logo_itunes_podcast.png

Engenheiro químico, professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Donato Aranda é um dos maiores especialistas do mundo em biocombustíveis. Cientista premiado e reconhecido entre seus pares, em participação na 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química realizada em maio ele destacou um ponto fundamental e negligenciado: por que o gramscismo no ensino superior brasileiro é um dos obstáculos ao desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Nesta entrevista ao Podcast do Instituto Mises Brasil, Donato explicou em detalhes os fundamentos de seu diagnóstico, falou sobre a qualidade das pesquisas em biocombustíveis no Brasil, explicou como empreendedorismo fez bem aos departamentos de engenharia das universidades federais, apontou os males da reserva de mercado no setor de máquinas e falou de sua admiração pelo livro A Mentalidade Anticapitalista, de Mises.

***

A música da vinheta de abertura é “Gotham” executada pelo guitarrista Eric Calderone.

***

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário. 




  • Luiz André Schlittler  24/07/2018 05:19
    Excelente entrevista! O prof Donato é realmente uma referência mundial em Biocombustíveis e um militante pró mudança da mentalidade dos meios acadêmicos.
  • Vinícius Goulart Alberoni  24/07/2018 13:34
    Parabéns ao professor Donato Aranda pela entrevista. Situou muito bem a questão ideológica nas universidades e a questão do desenvolvimento tecnológico no Brasil. Precisamos apoiar professores e pesquisadores desse nível, que sirvam de contraponto à esquerda, e que sirvam de exemplo para jovens universitários.
  • JOSUE CLEMENTINO DE MEDEIROS  24/07/2018 15:24
    Fui aluno do Dr. Donato e sei da sua luta por promover a ciência e tecnologia. Porém muitos vão lembrar de ter sido premiado e ser alavancado no governo de esquerda (Lula). Muitas vezes para crescer neste meio temos que nos adaptar a certos regimes. Espero que estas ideologias não dominem o meio acadêmico e não acabem com as mentes brilhantes existentes, como o Dr. Donato. Grande abraço!
  • Alexandre Johnson  24/07/2018 22:18
    E um absurdo que no Brasil o Biodiesel e mais taxado que o diesel fóssil.
    Professor Aranda uma sumidade no assunto de Biodiesel no mundo.

    Podcast de primeira.

    Alex Johnson
    www.blueplanetbrazil.com
  • deborah faria  30/07/2018 19:00
    Otima entrevista. Fico feliz em ver que um pesquisador da USP tem uma visão liberal de desenvolvimento e de ciência, reconhecendo que parte das amarra que temos para deslanchar nosso país baseando-se em ciência, vem de travas do mindset que a academia insiste em manter. Sou professora e pesquisadora de produtividade do CNPq na área de meio ambiente e vivo isso no dia a dia na minha instituição. Sim, parte significativa dos colegas da academia são mais vinculados a seitas ideologicas do que a programas de investigação. Parabéns.
  • Guilherme  02/08/2018 12:44
    No programa o Donato Aranda comenta de um texto do Garschagen falando sobre como os conservadores deveriam lidar com a questão ambiental, não considerando tudo como matéria dos "ecochatos". Não localizei esse artigo. Alguém teria como me enviar?
  • Stéphanie  11/08/2018 19:59
    Também estou em busca deste artigo.
    Bruno, qual o título do artigo mencionado pelo Prof. Aranda?
    Atenciosamente, obrigada.
    Stéphanie
  • Stéphanie  13/08/2018 19:27
    Também estou em busca deste artigo.
    Bruno, qual o título do artigo mencionado pelo Prof. Aranda?
    Atenciosamente, obrigada.
    Stéphanie
  • stephanie  13/09/2018 17:52
    Encontrei este:
    www.gazetadopovo.com.br/opiniao/colunistas/bruno-garschagen/uma-perspectiva-conservadora-sobre-o-meio-ambiente-evooqp1lv6k0xilg2gu2emrsv/


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.