clube   |   doar   |   idiomas
segunda-feira, 7 23aio 2018
Podcast 315 – História do liberalismo brasileiro (Antonio Paim)
logo_itunes_podcast.png

Lenda viva da vida intelectual e das ideias da liberdade no país, o professor Antonio Paim lançará na próxima quinta-feira a edição revista e ampliada do seu livro “História do Liberalismo Brasileiro”. A sessão de autógrafos iniciará às 19h na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, como parte do aniversário de dois anos do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica.

Neste Podcast especial, o professor Paim comenta a história do liberalismo no Brasil, contextualiza os personagens e ideias desde a Independência em 1822 até o momento atual, e se diz impressionado com a quantidade de jovens interessados pelo assunto. 

Estudioso e pesquisador ativo e incansável, o professor Paim escreveu livros nas áreas de filosofia geral, filosofia brasileira, filosofia política e filosofia da educação. Em janeiro de 2016, na primeira entrevista concedida a este Podcast, ele contou a sua extraordinária história pessoal e intelectual da juventude marxista, atuando na linha de frente do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e depois vivendo e estudando em Moscou, até a guinada para o liberalismo.

***

A música da vinheta de abertura é “Gotham” executada pelo guitarrista Eric Calderone.

***

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.




  • Eduardo R., Rio  08/05/2021 23:14
    P.S. Quem conhecia intimamente a natureza dessas "religiões seculares" era o filósofo Antonio Paim, morto recentemente. O Brasil perdeu um dos seus maiores pensadores.

    Conheci-o anos atrás, quando foi professor convidado da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Lembro as nossas conversas, divertidas e memoráveis, sobre os seus tempos na União Soviética, quando ele era ainda um crente dessa igreja. Mas lembro sobretudo a sua erudição, capaz de discorrer sobre a história das ideias políticas com uma naturalidade que arrepiava.

    Que livros nos deixa? Felizmente, bastantes. Mas, para início de conversa, aconselho dois: "História das Ideias Filosóficas no Brasil" e "A Querela do Estatismo", obra imprescindível para entender o Brasil (e também Portugal).


    João Pereira Coutinho
    Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

    [link]www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/2021/05/um-mundo-sem-religiao-nao-e-necessariamente-mais-pacifico-ou-tolerante.shtml/[link]


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.