clube   |   doar   |   idiomas
segunda-feira, 19 mar 2018
Podcast 308 – A Ciência da Política e a Escola Austríaca (Adriano Gianturco)
logo_itunes_podcast.png


No seu livro A Ciência da Política – Uma Introdução, que será lançado amanhã à noite no Insper em São Paulo, o cientista político e professor do IBMEC Adriano Gianturco tenta explicar a verdadeira lógica da política.

 

No manual, Adriano mostra que “o estado surge como Bandido Estacionário; que os impostos não existem para dar serviços, mas porque são um tributo imposto pelo vencedor à vítima e que lobismo e corrupção ocorrem por causa de Rent-seeking e Renda Política. Não menos importante, compreenderá que estudar política não é ‘achismo’, mas uma ciência”.

 

Neste Podcast do Instittuo Mises Brasil, Adriano também explica a estrutura por trás da ação política com base nas teorias apresentadas no livro: Escola Elitista, Teoria dos Jogos, Public Choice e Escola Austríaca. Este é, inclusive, um grande diferencial de A Ciência da Política na comparação com os manuais sobre o assunto disponíveis no Brasil e utilizados nas faculdades e que são voltados à filosofia política.

 

Adriano também falou sobre a importância da Escola Austríaca nesse tipo de estudo e opinou sobre qual razão muitos intelectuais e estudiosos se iludem sobre o papel da política.

 

***

 

A música da vinheta de abertura é “Gotham” executada pelo guitarrista Eric Calderone.

 

***

 

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

 

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.






Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.