clube   |   doar   |   idiomas
segunda-feira, 15 jan 2018
Podcast 299 – A liberdade nos discursos de Winston Churchill (Ricardo Sondermann)

logo_itunes_podcast.png

Pela sua atuação como primeiro-ministro da Inglaterra na Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill é reconhecidamente um dos gigantes da liberdade no mundo Ocidental. 

 

E porque o mundo Ocidental vive hoje uma fase delicada com diversas ameaças à liberdade, o exemplo de Churchill volta a ser recuperado em filme, séries e livros. Um deles é Churchill e a Ciência Por Trás dos Discursos: Como Palavras se Transformam em Armas, do empresário e professor brasileiro Ricardo Sondermann. No livro, que será publicado em 31 de janeiro pela editora LVM, Sondermann apresenta o contexto e analisa tecnicamente a retórica e a persuasão de 12 discursos de Churchill. 

 

Nesta entrevista, Sondermann explicou a dimensão da liberdade e a singularidade dos discursos de Churchill, e como o estadista inglês conseguiu comunicar-se de forma tão eficiente com seus compatriotas num período histórico tão difícil. Ele também nos disse de que forma o Churchill apresentado em seu livro pode contribuir para o debate político no Brasil num ano de eleição. 

 

***

 

A música da vinheta de abertura é “Gotham” executada pelo guitarrista Eric Calderone.

 

***

 

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

 

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.




  • Anti-Estado  17/01/2018 12:00
    Fantástico podcast! É uma pena que no Bananil dificilmente tenhamos um líder do porte de Churchill.
  • Renato Orlando Dias  18/01/2018 22:43
    Um abraço ao Ricardo Sondermann, grande figura, parabéns pela publicação de seu livro. Sou grande admirador do Churchill, já li uma biografia dele e tenho visto os filmes que tem saído no cinema. Um grande personagem da nossa história, a pessoa certa, na hora certa, salvou a Inglaterra e o mundo de Hitler. Um exemplo a ser estudado e admirado como defensor da liberdade e da democracia.
  • Milton de Pina Junior  19/01/2018 22:10
    Por que a verdade dele é a verdade?
  • Felipe Lange  25/01/2018 13:39
    Era só o que faltava: um podcast sobre uma pessoa elogiando um político que causou estragos enormes na Europa tanto na Primeira quanto na Segunda Guerra. Realmente, nessa parte eu não vejo diferença de um neoconservador qualquer, que já foi desmascarado aqui neste artigo. Bela coisa tentar impedir avanço nazista, para depois o Politburo soviética tomar conta de quase toda a Europa por décadas.

    Realmente, neoconservadores também distorcem a história como os esquerdistas. É impressionante como pessoas com tamanha fé em políticos.

    Ameaça islâmica? Que foi criada e alimentada pelo governo americano e demais governos ao redor do mundo no século passado? Qual será a solução genial deles? Só ia faltar elogiarem o Ronald Reagan também...

    Trump com essa ideia de taxar 30% painéis solares importados deixaria Lula e Dilma orgulhosos.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.