clube   |   doar   |   idiomas
segunda-feira, 10 jul 2017
Podcast 275 - Socialismo como simulacro da religião (Yago Martins)
oficial.jpg


Como o socialismo pretendeu ser um substituto da religião? De que maneira os socialistas instrumentalizaram certos elementos da escatologia religiosa? Quais são as origens das apropriações religiosas que fundamentam a esperança socialista? Qual a função da utopia na ideologia socialista?

 

Essa são algumas questões que Yago Martins tentou responder no seu artigo vencedor (categoria ciência política) do concurso realizado pelo Instituto Mises Brasil na 5ª Conferência de Escola Austríaca. Aluno da pós-graduação em Escola Austríaca de Economia e professor no SIBIMA, Yago aprofundou suas respostas nesta entrevista ao Podcast do IMB.

 

Yago também explicou de que maneira essas indagações nos ajudam a entender o projeto de transformação social defendido pelos socialistas e a analisar as principais consequências políticas e econômicas do socialismo.

 

***

 

A música da vinheta de abertura é a “Abertura Solene 1812”, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, executada pelo guitarrista Eric Calderone.

 

***

 

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

 

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário. 




  • Sergio  19/07/2017 16:16
    Muito bom. Fui criado no cristianismo e, quando comecei a conhecer um pouco o socialismo, a "correlação" entre socialismo e religião foi inevitável: escritos "sagrados", sacerdotes, o 'fervor' de alguns seguidores, a criação de um novo mundo, de um novo ser humano...
  • Carlos Eduardo Rodrigues Loureiro  31/10/2017 13:43
    Ótimo podcast. Gostaria de ler o artigo do Yago, mas não consegui encontrar no site nem na internet. Vocês podem postar ou mandar o link, por favor?
  • Felipe  01/11/2017 19:32
    Tenho um dúvida. Qual link eu uso para incluir o podcast num aplicativo de podcast (RSS)?


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.