clube   |   doar   |   idiomas
terça-feira, 4 jul 2017
Podcast 274 - Desafios e riscos à liberdade em Moçambique (Manuel de Araújo)
oficial.jpg


O moçambicano Manuel de Araújo é um dos mais ativos e experientes defensores das ideias da liberdade em Moçambique, país que viveu sob um regime marxista-leninista de 1977 a 1986.

 

PhD em Relações Internacionais pela Universidade de East Anglia (Norwich, Reino Unido) e fundador do Centro de Estudos Moçambicanos e Internacionais (CEMO), Manuel enfrenta ainda hoje em sua militância liberal os efeitos na sociedade e nas elites políticas de quase uma década de sistema político socialista, caracterizado pela violação sistemática das liberdades e pela economia centralmente planificada.

 

Neste Podcast do Instituto Mises Brasil gravado em Lisboa na semana passada, Manuel diz que, embora tenham se passado mais de 30 anos desde o fim do regime marxista, o seu trabalho e de seus colegas liberais continua a ser difícil e até mesmo perigoso. 


Especialmente agora em que Moçambique vive novamente um período de graves turbulências políticas e perseguição aos adversários da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), agremiação marxista-leninista que controlou a política como partido único de 1977 até 1994. Desde este ano, quando foram realizadas pela primeira vez as eleições multipartidárias, a Frelimo continuou a vencer as disputas para presidente e para primeiro-ministro. Desde 1993, o partido qualifica-se como social-democrata, embora, na prática, mantenha sua filiação ideológica originária.

 

Além da militância pró-liberdades, Manuel também é prefeito da cidade de Quelimane, onde aplica soluções liberais no exercício da política e, por isso, enfrenta a perseguição do governo controlado pela Frelimo.

 

***

 

A música da vinheta de abertura é a “Abertura Solene 1812”, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, executada pelo guitarrista Eric Calderone.

 

***

 

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

 

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na  iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário. 






Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.