clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 22 ago 2014
133º Podcast Mises Brasil - Bruno Salama

logo_baixa.jpgPODCAST 133 – BRUNO SALAMA

 

Mestre e doutor em Direito pela Universidade da Califórnia (Berkeley) e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, Bruno Salama, lançou na semana passada o ótimo livro O Fim da Responsabilidade Limitada no Brasil. A obra interessará ao estudioso da Escola Austríaca, especialmente aqueles que a estudam sob a perspectiva jurídica, por duas razões: 1) por certa abordagem hayekiana a partir da análise dos incentivos e 2) por mostrar de que forma a intervenção estatal foi minando o instituto da responsabilidade limitada para favorecer o governo, principalmente com o aumento da arrecadação tributária e redução da evasão fiscal.

 

Em entrevista ao Podcast do IMB, Bruno afirmou que “Hayek é um autor fundamental” e explicou de que maneira a sua leitura da obra do autor Austríaco contribuiu com o seu próprio trabalho. “Da leitura do Hayek para o meu livro fica uma mensagem muito importante que é a seguinte: os riscos da tecnocracia. Muito do meu livro é uma discussão sobre os prós e contras da responsabilidade limitada a partir de incentivos. Estabelecer a responsabilidade limitada é uma boa ideia porque é um incentivo ao empreendedorismo, mas também é uma ideia arriscada, tem contras, porque uma empresa de responsabilidade limitada pode ser usada e é muito usada como escudo para fraudes. O que o Hayek me mostra é que eu não consigo fazer a análise inteira só a partir de incentivos”.

 

Professor Honorário da Universidade de San Martin de Porres em Lima (Peru) e único autor a ter por duas vezes trabalhos selecionados para o Harvard Stanford International Junior Faculty Forum, Bruno explicou por que a responsabilidade limitada é importante para uma economia de mercado, por qual razão o governo Vargas iniciou o processo de destruição desse instituto jurídico e quais as consequências jurídicas e econômicas de seu enfraquecimento.

 

“Eu faço no livro uma defesa qualificada da recuperação da responsabilidade limitada no Brasil porque também é uma defesa da livre iniciativa. Me parece que faz sentido a recuperação desse instituto como incentivo ao investimento e em favor de uma sociedade que privilegia ou que valoriza a livre iniciativa. Porque nós não podemos e não queremos viver numa sociedade em que para se fazer qualquer coisa seja preciso um favor do governo”, disse Bruno, que utilizou na bibliografia do seu livro a edição publicada pelo IMB de O Caminhão da Servidão, de Hayek.

 

***

 

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

 

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.






Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.