clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 4 jul 2014
131º Podcast Mises Brasil - Alex Catharino, Helio Beltrão e Ubiratan Iorio

logo_baixa.jpgPODCAST 131 – ALEX CATHARINO, HELIO BELTRÃO E UBIRATAN IORIO

 

Antecipando-se ao lançamento oficial do segundo número da MISES: Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia neste mês de julho, o Podcast do IMB entrevistou os editores Ubiratan Jorge Iorio e Alex Catharino, e o presidente do IMB, Helio Beltrão.

 

Mantendo o padrão de qualidade acadêmica da primeira revista, o segundo número representa, segundo Alex, a continuidade desse importante projeto científico para os estudiosos e interessados na Escola Austríaca.

 

“Muitas revistas acadêmicas são lançadas e não conseguem chegar ao segundo número. É um marco importante para dizer ao público que iremos continuar o nosso trabalho”, disse Alex. “É um compromisso que assumimos conosco de que cada número deve ser melhor do que o número anterior”, complementou o professor Iorio.

 

A estrutura editorial foi (e continuará) sendo dividida em cinco seções: 1) epistemologia e ética, 2) economia, metodologia e praxeologia, 3) historia do pensamento econômico, 4) sociedade, legislação e política, 5) cultura e liberdade. Os títulos dos artigos acadêmicos, cada qual inserido dentro de sua editoria correspondente, podem ser lido aqui.

 

Neste Podcast, também foi abordado uma das preocupações editoriais da revista que é a de estimular o estudo avançado da Escola Austríaco e não apenas retomar discussões antigas, que também são necessárias porque jamais entraram no debate acadêmico brasileiro de maneira qualificada por uma revista científica especializada.

 

“Não queremos aqui ser como em tantos outros ramos da sociedade no Brasil de ser mais um periférico, de estar sempre atrasado em relação ao que está acontecendo no mundo. Queremos que a revista MISES esteja na vanguarda da discussão mais avançada sobre temas de ciência econômica desde que seja sob a ótica que a gente acredita, defende e sabe que funciona que é a ótica Austríaca. Nós queremos, por isso mesmo, sempre publicar o que há de mais avançado, o que há de mais novo, independentemente do nível de polêmica que isto cause”, afirmou Helio.

 

Outro tema abordado nesta conversa foi o primeiro número da revista. Alex, Helio e Ubiratan falaram sobre a recepção da revista entre os leitores e fizeram uma breve avaliação sobre a edição.

 

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

 

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.

 

***

AVISO


Depois de dois anos e meio de trabalho ininterrupto, num total de 131 entrevistas publicadas até agora, o Podcast do IMB faz uma breve pausa e retorna em agosto com algumas novidades.





  • Marcos  16/07/2014 13:41
    primeiro podcast que escuto. Muito bom. O site é ótimo.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.