clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 13 jun 2014
128º Podcast Mises Brasil - Bernardo Santoro

logo_baixa.jpgPODCAST 128 – BERNARDO SANTORO

Cada vez mais trabalhos acadêmicos são produzidos tendo o pensamento libertário e a Escola Austríaca como tema ou instrumental teórico. Alguns deles, inclusive, foram publicados neste site do IMB e seus autores entrevistados para expor os argumentos principais e os autores escolhidos.

Desta vez, o Podcast do IMB entrevistou Bernardo Santoro, Mestre em Teoria e Filosofia do Direito (UERJ) e professor de Economia Política das Faculdades de Direito da UERJ e da UFRJ, sobre a sua dissertação de mestrado “Libertarianismo: epistemologia, ética e direito”. O trabalho é uma tentativa de apresentar de forma sistematizada o pensamento filosófico-político libertário.

Nesse esforço de sistematização do pensamento libertário, Bernardo trabalhou com os conceitos básicos de soberania individual, de defesa de direitos absolutos de propriedade, de liberdade de empreender, de defesa dos direitos humanos como direitos individuais e do princípio da não iniciação de agressão contra indivíduos pacíficos.

Diretor do Instituto Liberal do Rio de Janeiro, Bernardo também explicou o seu critério de escolha para investigar as correntes do libertarismo no campo da epistemologia, da ética, do direito e da economia mais adequadas ao seu estudo e os elementos teóricos que as vinculam. Ele explicou ainda o que é o direito libertário e de que forma esta concepção colide com a corrente majoritária da teoria do direito nos temas investigados por ele na dissertação.




  • jOSE RICARDO DAS CHAGAS MONTEIRO  07/10/2014 16:41
    Bruno, equipe e Bernardo, essa dissertação precisa passar para um ensaio urgentemente. Mais uma bela entrevista, parabéns!


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.