clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 6 jun 2014
127º Podcast Mises Brasil - José Stelle

logo_baixa.jpgPODCAST 127 – JOSÉ STELLE

Tente imaginar o que era ser liberal no Brasil na década de 1980. Agora tente imaginar que você, após estudar anos nos Estados Unidos e, ao ter contato com os autores liberais, libertários e Austríacos, e com os nomes mais representativos do movimento intelectual pela liberdade em seminários como os da Foundation for Economic Education, decide voltar ao seu país para criar um instituto nos moldes dos que atuavam em solo americano. Depois tente imaginar que a sua escolha e ações foram fundamentais para a construção da atual cena brasileira liberal, libertária e Austríaca. Esta é parte da biografia de José Stelle, um dos indivíduos fundamentais na história das ideias da liberdade no Brasil.

Stelle, radicado nos Estados Unidos desde 1985, foi tradutor e editor de opinião da revista Visão, de Henry Maksoud, cofundador do Instituto Liberal do Rio de Janeiro e coordenador da publicação de algumas das principais obras de F. Hayek no Brasil (Direito, Legislação e Liberdade, Os Fundamentos da Liberdade e O Caminho da Servidão) e de como investiu seu próprio dinheiro e foi à bancarrota para que os dois volumes finais de Direito, Legislação e Liberdade fossem publicados.

Neste Podcast, Stelle explica a sua trajetória no estudo, defesa e divulgação das ideias da liberdade, os estudos e contatos nos Estados Unidos, a decisão de voltar para o Brasil, a história dos bastidores da criação do IL, os contatos com empresários, o início do funcionamento, a sua atuação e a razão de sua saída, a edição da tradução dos já citados livros de Hayek e o seu encontro com ele no Brasil. Stelle conta ainda o trabalho com Maksoud na Visão (cuja redação era formada por socialista, social-democrata, comunista e marxista e só tinha de liberais ele e o chefe), a parceria e a divergência com Donald Stewart Jr. no IL e o contato com Og Leme.

Doutorando em Estudos Internacionais (com foco em Estudos Constitucionais) pela University of Buckingham e visiting scholar do Max Beloff Centre for the Study of Liberty da mesma instituição, Stelle também explicou porque decidiu voltar para os Estados Unidos. Recentemente, ele lançou o livro China Lectures, uma proposta de reforma constitucional fundamentada da demarquia de Hayek e baseado em palestras que ele proferiu numa universidade chinesa (em breve, será publicado um podcast específico sobre o livro, editado pelo Winston Ling).

Esta entrevista com José Stelle é mais uma contribuição do Podcast do IMB para o registro da história do liberalismo no Brasil, a exemplo das conversas já publicadas com, por exemplo, J. O. de Meira Penna, Winston Ling, Alberto Oliva, Fernando Zanella, Ricardo Vélez-Rodríguez, Alfredo Marcolin Peringer, Leonidas Zelmanovitz, Roberto Rachewsky, Alexandre Barros e Ubiratan Jorge Iorio. É também uma forma de homenagear aqueles que, num ambiente ainda mais árido e sem as facilidades trazidas pela internet, mantiveram-se firmes e obstinados na defesa das ideias da liberdade. 

Todos os Podcasts podem ser baixados e ouvidos pelo site, pela iTunes Store e pelo YouTube.

E se você gostou deste e/ou dos podcasts anteriores, visite o nosso espaço na iTunes Store, faça a avaliação e deixe um comentário.






Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.