clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 10 jan 2014
106º Podcast Mises Brasil - Claudio Andrés Téllez-Zepeda

logo_baixa.jpgPODCAST 106 – CLAUDIO ANDRÉS TÉLLEZ-ZEPEDA

 

Além do aumento significativo do interesse pela Escola Austríaca no Brasil, acadêmicos de outras áreas que não a economia têm utilizado o instrumental teórico Austríaco para estudar a política, a história, as relações internacionais (RI). Neste caso, como se trata de uma área de estudos recente e em busca de uma identidade teórica, o campo de trabalho é bastante amplo e favorável à aplicação do pensamento Austríaco, razão pela qual o Podcast do IMB foi entrevistar Claudio Andrés Téllez-Zepeda, professor de Relações Internacionais da PUC do Rio de Janeiro.

 

Claudio explica neste podcast que tipo de contribuição a teoria Austríaca pode dar aos estudos das relações internacionais e as eventuais incompatibilidades, as principais contribuições de Mises e de Hayek, e a possibilidade de combinar o instrumental teórico Austríaco com o da Escola Inglesa de RI, especialmente nos trabalhos de Hedley Bull que trabalha com uma concepção anárquica na sociedade internacional.

 

“Lembrando o saudoso professor Ubiratan Borges de Macedo, modernidade e liberalismo são indissociáveis. (...) E a Escola Austríaca por ter na sua fundamentação filosófica o pensamento liberal, ela nos coloca em contato direto com os problemas da modernidade. E qual seria a ligação disso com as RI? A área teórica das RI tem como seu grande objeto o sistema internacional moderno. Creio que este é o primeiro ponto de conexão. E a própria proposta teórica de Mises, a praxeologia, já mostra que há uma indissociabilidade entre política, direito e economia (conhecimentos fundamentais ao estudo das RI)”, disse o professor da PUC-RJ.

 

O podcast desta semana estréia a nova vinheta com a música “Liberty and Rock and Roll”, de autoria de Matheus Pacini, já entrevistado neste programa.









Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.