clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 3 jan 2014
105º Podcast Mises Brasil - Luciano Pires

logo_baixa.jpgPODCAST 105 – LUCIANO PIRES

 

Sob vários aspectos, 2013 foi um ano vitorioso para os estudiosos e defensores das ideias da liberdade no Brasil. Foi um ano de muito trabalho e de intensa atividade de indivíduos e de organizações, de palestras, conferências, reuniões, lançamento de livros, criação de cadeiras de Escola Austríaca em cursos de economia, lançamento da revista acadêmica MISES. Muita gente se descobriu ou foi descoberta pelo pensamento liberal. É o caso, por exemplo, do empreendedor, escritor e podcaster do Café Brasil, Luciano Pires, o primeiro entrevistado de 2014 do Podcast do IMB.

 

Palestrante requisitado na área corporativa, Luciano tem usado as ferramentas teóricas da Escola Austríaca no seu trabalho e no podcast do Café Brasil. No programa Esse tal Capitalismo, ele apresentou o tema a partir do livro As Seis Lições, de Mises, para a sua eclética e numerosa audiência (além de publicado no site, o podcast é transmitido para 29 emissoras de rádios em vários pontos do país). No programa seguinte, ele abordou o socialismo.

 

Nesta entrevista, Luciano nos conta como chegou até a obra de Mises, à Escola Austríaca e ao site do IMB. “Depois de uma palestra na qual eu abordava a cultura do brasileiro de ‘se dá para eu pagar mensalmente, eu compro e dane-se o valor final do produto’, comecei a estudar a composição do preço e caí na teoria do valor subjetivo. E aí caí no Mises, fui parar na Escola Austríaca, conheci o site do Instituto Mises Brasil e comecei a descobrir uma série de coisas interessantes. (...) Aí descubro um mundo gigantesco ao encontrar o embasamento teórico para aquilo que eu tenho vivido a prática”.

 

Nesta conversa, Luciano explica por qual razão tem utilizado a abordagem Austríaca para tratar assuntos políticos e econômicos, diz como tem sido a repercussão nas palestras do uso dessa perspectiva, e, de acordo com a sua experiência no mundo corporativo (ele próprio trabalhou durante anos como executivo de uma multinacional de autopeças), conta qual é a visão de empreendedores, executivos e funcionários sobre o capitalismo, livre mercado e a questão das liberdades.







  • Alexandre Monteiro  04/01/2014 19:56
    O Café Brasil e o Mises Brasil são dois dos mais interessantes podcasts da internet brasileira.

    Por isso muito oportuno este papo, ainda que, na minha opinião, tenha sido muito curto.

    Meus parabéns ao Bruno Garschagen e ao Luciano Pires por todo o vosso trabalho.

    Alexandre Monteiro
    Coimbra-Portugal
  • Bruna Santos da Cunha  24/01/2018 21:07
    Luciano Pires, maior "despocotizador' do Brasil!! Hehehe


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.