clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 18 out 2013
94º Podcast Mises Brasil - Cibele Bastos

logo_baixa.jpgPODCAST 94 – CIBELE BASTOS

 

Formada em Economia e pós-graduada em gestão pública, Cibele Bastos é uma das grandes responsáveis pela difusão das ideias da liberdade na região Nordeste. Em Fortaleza, primeiro como estudante e atualmente como coordenadora regional do Estudantes pela Liberdade e vice-diretora de projetos do Instituto Liberal do Nordeste (ILin), Cibele participa ativamente da construção de um ambiente mais favorável para todos aqueles que, como ela, acreditam no poder das ideias para a defesa das liberdades individuais, do livre mercado, da prosperidade e contra as diversas intervenções do governo brasileiro na sociedade.

 

Nesta entrevista ao Podcast do Instituto Mises Brasil, apoiador do EPL, Cibele conta o que mudou nos últimos anos, e quais as razões dessa mudança, no panorama liberal de Fortaleza, onde há hoje um grupo ativo de liberais e um cada vez maior e diversificado número de jovens interessados nas ideias da liberdade. “Mudou muita coisa. Quando eu estava na faculdade, me sentia sozinha e com ideias que eu queria conhecer um pouco mais e queria compartilhar e não podia. Depois conheci outros colegas, como o Raduán, o Jeová e o Bruno, e ficou um pouco mais fácil. E aí nos juntamos e formamos o Grupo de Estudos Dragão do Mar, que hoje integra a rede Estudantes pela Liberdade. Hoje você conhece pessoas que conhecem as ideias e que não se sentem mais sozinhas. O panorama mudou muito de 2008 para cá. É outro o cenário”.

 

Cibele também falou sobre os projetos do EPL na região Nordeste, a reação do trabalho do grupo nas universidades, o apoio de professores e de instituições de ensino para realização dos eventos, o interesse da imprensa da região, o perfil dos jovens que têm se envolvido ou participado dos eventos do EPL e do ILin e de quando leu o primeiro livro Austríaco: O Caminho da Servidão, de F. A. Hayek.





  • Jose Avila Ribeiro  19/10/2013 02:58
    O nosso pensamento é formado no início, logo nos primeiros passos entre a pré e a propriamente adolescência. Mas claro, as doutrinações quando chegam através do ensino universitário que não deixa espaço para o contraditório, o antagonico, ficamos sujeitos a achar que aqueles pensamentos eram fruto de um sonho uma noite de verão!

    É aí onde é realmente formada a personalidade, o caráter nessas coisas, e passamos a aceitar apenas como técnicas reais aquilo que faz parte da grade do programa universitário. Toda a nossa universidade foi plenamente povoada das idéias socialistas já de várias gerações. Achamos até estranho quando alguém diz que o fhc é um "neoliberal", palavrinha estranha para nominar um também "ex-comunista". Pode? Que linha de pensamento é esta que admite um "ex"?

    Num panorama desses fica difícil fazer compreender que o liberalismo é uma linha de pensamento, que não é uma utopia como o comunismo que não conseguiu entender nem mesmo o comportamento humano.
  • RPS  10/11/2013 23:21
    Gostei muito da entrevista...

    É uma jovem com grande futuro, bastante proativa e inteligente.

    Fico feliz com a existência de pessoas como ela, e me dá ainda mais alegria em saber que ela está no Nordeste, no coração do Brasil.

    A Escola Austríaca tem muito a dizer por lá.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.