clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 27 set 2013
91º Podcast Mises Brasil - André Azevedo Alves

logo_baixa.jpgENTREVISTA 91 – ANDRÉ AZEVEDO ALVES

André Azevedo Alves é um dos mais brilhantes acadêmicos e estudiosos da Escola Austríaca do mundo lusófono. Suas contribuições intelectuais ao estudo do pensamento Austríaco estão divididas em artigos científicos, livros (Ordem, Estado e Liberdade e The Salamanca School, em coautoria com o professor José Manuel Moreira), aulas e palestras. Doutor em ciência política pela London School of Economics e professor da Universidade Católica Portuguesa, André iniciou anteontem, dia 25, neste site o curso online Liberalismo e democracia no pensamento de Mises, Hayek, Rothbard e Hoppe, que foi o tema da conversa do Podcast desta semana.

Nesta segunda entrevista ao Podcast (a primeira pode ser ouvida aqui), André citou e explicou o elemento substantivo comum entre as concepções de liberalismo e de democracia de Mises, Hayek, Rothbard e Hoppe, além de apresentar as divergências teóricas mais significativas entre os autores acerca da existência e do papel do estado. 

O professor também opinou a respeito de qual é, na sua visão, a posição teórica que mais influencia o debate Austríaco contemporâneo, as razões dessa influência, e respondeu as questões sobre se a Escola Austríaca é conciliável com o modelo democrático atual e se seria compatível com um ambiente político autoritário. “Como resposta geral, me parece complicado, para não dizer incompatível, que possa haver essa coexistência (entre Escola Austríaca e governo autoritário)”.







Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.