clube   |   doar   |   idiomas
sexta-feira, 9 ago 2013
84º Podcast Mises Brasil - Moacir José da Silva

logo_baixa.jpgENTREVISTA 84 – MOACIR JOSÉ DA SILVA

Apesar de embrionários, os estudos da Escola Austríaca no Brasil têm se desenvolvido de uma maneira extremamente interessante, rica e descentralizada. Há professores e estudantes de diversas regiões do país utilizando o instrumental teórico Austríaco na economia, no direito, nas relações internacionais e na história. Sim, também na história, como o leitor/ouvinte deste site pode constatar neste Podcast com o professor e pós-doutor Moacir José da Silva, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

O professor Moacir, que se classifica como um historiador Austríaco e já participou do encontro da Sociedade Mont Pelerin, explica nesta entrevista o que é a Escola Austríaca de História e qual o seu diferencial em relação às escolas tradicionais. “A Escola Austríaca de História vê a história a partir do indivíduo e suas ações fazendo a história a partir de valores morais subjetivos. A Escola Austríaca aplicada à economia apresentou soluções que, na verdade, transcenderam a área específica de economia em termos de conhecimento, o que foi reconhecido pelo próprio Hayek no discurso em que recebeu o Prêmio Nobel. Existe uma Escola Austríaca de História, que não leva esse nome, e talvez possamos desenvolver estudos utilizando esse nome”.

Graduado em história, mestre em economia, doutor em Engenharia de Produção e Sistemas e pós-doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), Moacir atua com pesquisador catedrático da área de história econômica na UEM, onde estuda principalmente a Escola Austríaca e a sua aplicação no estudo da história. Neste podcast, ele explica o que é e como trabalha o historiador Austríaco. Ele também falou sobre os estudos desenvolvidos no departamento de história, sobre o seu livro História Econômica I, em que trata a origem e o declínio do feudalismo sob a perspectiva Austríaca, e que faz parte de uma coleção de 43 livros coordenada por ele e escrita por professores da UEM.





  • Cristiano  09/08/2013 19:37
    Excelente, uma abordagem austríaca da história do Brasil revolucionaria o conhecimento e destruiria falsos mitos.


Envie-nos seu comentário inteligente e educado:
Nome
Email
Comentário
Comentários serão exibidos após aprovação do moderador.